Mangá Aberto: “Sempre é Verão com Você”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Sempre é Verão com Você, mangá lançado no Brasil pela editora NewPOP em março de 2023.


DETALHES SOBRE A OBRA


Sempre é Verão com Você é de autoria de Nagisa Furuya e teve seus capítulos pré-publicados no Japão entre julho de 2016 e maio de 2017 na revista Gateau, da editora Ichijinsha, sendo eles compilados em um único volume. Posteriormente, a obra ganhou uma continuação em dois volumes.

No Brasil, o mangá foi anunciado no dia 9 de julho de 2022 pela editora NewPOP em seu painel no Anime Friends. Apenas a obra original foi anunciada e o lançamento ocorreu em março de 2023.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira veio no formato  13 x 17,8 cm. Trata-se de um formato pocket, um pouco maior que As Flores do MalDevil EcstasyUma Vida Imortal e Happiness, mas menor que Sayonara, Futebol, Quero Comer Seu PâncreasFruits Basket Edição de ColecionadorInuYasha WidebanDead Dead Demon’s Dededede Destruction, dentre outros.

Ele foi lançado em capa cartão simples (sem orelhas, sem sobrecapa, sem verniz localizado, etc) e o papel utilizado no miolo foi offset 90g. Para quem não conhece é assim que as editoras chamam aquele papel branco usado em cadernos, livros e alguns mangás. É o mesmo papel utilizado pela NewPOP na maioria das publicações.

Ao todo foram 176 páginas, das quais duas delas são coloridas. Tais páginas (as coloridas) foram impressas em um outro tipo de papel, o couchê, aquele mais liso “que parece plástico”. Além disso, o mangá ainda possui um pin-up, também em papel couchê.

Página colorida (1)
Página colorida (2)

CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da versão brasileira segue a mesma ilustração da capa original japonesa, apenas mudando os caracteres e o logo da editora. É uma capa bonita por natureza^^.

A quarta-capa (a parte de trás do mangá) traz a continuação da ilustração da capa, mas toda dedicada à publicidade da obra, com uma boa sinopse e uma frase impactante sobre a história, além do título do mangá. Ficou tudo muito organizado e bem distribuído.

Já a lombada – apesar de ser bonita – acho que fica um pouco apagada quando colocada na estante… A ilustração da capa perpassa a lombada, entretanto a editora colocou uma camada que fez o azul na parte de cima ficar mais clarinho e por isso o mangá perde todo o destaque na estante. Talvez não tivesse o que fazer nesse caso e essa foi a melhor escolha possível… e como eu disse, ela está bonita, só não se destaca tanto.


CAPAS INTERNAS


As capas internas do mangá trazem um posfácio em forma de quadrinhos. Posfácio, para quem não sabe, é um paratexto colocado ao final de um livro para dar alguma informação, explicação ou mesmo contar uma anedota. Ou seja, só deve ser lido depois de ler o mangá.

Então por que ele está na capa interna? Embora não saibamos com exatidão, provavelmente é algo que vem do original japonês. Não me entendam errado: no Japão os mangás não possuem nada nas capas internas. Ou seja, fora casos especiais, elas são completamente brancas. Por outro lado, todos os mangás possuem sobrecapa (uma capa fina removível).

Quando a gente vê uma imagem de capa de um mangá japonês, na verdade a gente está vendo a sobrecapa e não a capa. A capa fica abaixo da sobrecapa. Algumas vezes a capa em questão possui apenas a repetição da ilustração da sobrecapa, mas em um único tom de cor. Outras vezes apresenta uma ilustração diferente. E mais algumas vezes apresenta algum paratexto.

É bem provável que esse posfácio tenha sido editado na capa (frente e de trás) original japonesa e como a nossa versão não teve sobrecapa, a editora colocou nas capas internas.


PIN-UP


Após abrir o mangá e ver a capa interna, logo ao lado dela você verá algo que parecerá uma página colorida, mas ao abrir você verá que é um pin-up. Pin-up é um pôster encartado, daqueles em que não é possível (ou não se recomenda) tirar. Já houve pin-ups em algumas obras no Brasil como Naruto Gold, Vênus Invisível e Sangatsu no Lion – O Leão de Março.

O pin-up de Sempre é Verão com Você possui os dois protagonista em um lado e uma espécie de mapa (ou lista de indicações) dos locais em que os protagonistas passeiam durante a obra.


ACABAMENTO GERAL


De uma maneira geral, eu gosto do acabamento dos mangás da NewPOP. Eles têm uma encadernação excelente que dá para folhear e ler sem problemas; raramente tem falas cortadas em balões nos limites das páginas, etc, etc, etc. Existem alguns mangás com problemas evidentes, como o Clockwork Planet, mas no geral eu gosto. Também tenho preferências que não são atendidas na maioria dos títulos (sobrecapa, papel pólen 90g), mas eu gosto mesmo assim.

E Sempre é Verão com Você não é diferente. Ele faz parte da linha dos títulos básicos da editora e o acabamento dele é bem bom, seguindo a maioria dos títulos da empresa com uma boa capa cartão e um bom papel offset, além de uma ótima encadernação. Ou seja, você não encontrará problemas físicos no volume…


TEXTO


Em relação ao texto, eu o considero bem adaptado, com a editora conseguindo deixar a leitura bem dinâmica e natural, como se dois adolescentes estivessem conversando normalmente, o que faz com que estejamos bem imersos na história.

Não encontrei erros ortográficos e o único problema de português foi uma adaptação não feita corretamente e imperceptível para o leitor comum, pois se trata de uma repetição – muito em cima da outra – de uma expressão, gerando um problema de coesão.

“Como quem não quer nada” foi repetido em dois quadrinhos seguidos

Existem casos em que a repetição é proposital, advinda do modo original e do modo de fazer de um autor ou época, ou para realçar alguma coisas, mas nesse caso o contexto diz que cabia uma adaptação, ao meu ver.

Fora isso, achei o texto bem bom mesmo e não tenho o que reclamar.


A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO


Para terminar é importante falar um pouco da história e só o que temos a dizer é que Sempre é Verão com Você é um romance daqueles bem bons. A história acompanha dois estudantes do ensino médio que adoram cinema e vivem saindo para ver filmes. São amigos. Um deles, porém, se declara para o outro. A partir daí vemos os dois passeando por lugares onde ocorreram gravações de filmes famosos, ao mesmo tempo em que o rapaz que recebeu a declaração fica pensando em seus sentimentos.

Se você já leu muitos mangás de romance, à primeira vista talvez você não note nada demais na história e acabará achando que é só mais um mangá em que uma pessoa fica aflita com isso, tentando entender as próprias emoções. E a verdade é que (não é só isso e) durante boa parte do mangá a gente vê algo bastante simples, uma rotina de cenas em um clima calmo, reconfortante, enquanto acompanhamos os dois amigos.

Fosse apenas isso a história já seria bem interessante, já nos conduziria a um bom romance, mas a autora consegue fazer do final algo arrasador e termina a história no ápice, fazendo com que o leitor tenha certeza de que gastou dinheiro em um bom mangá, em uma boa história. Não é algo megalomaníaco, impactante, de explodir cabeças, mas é algo que muda um pouco do rumo e faz o título crescer bem em sua reta final.

Dito isso, está claro que eu recomendo este mangá e recomendo para todos, mas principalmente para que quem gosta de histórias de romance, pois vai adorar de verdade. Não deixem ele passar.


Ficha Técnica


Título Original: 君は夏のなか
TítuloSempre é Verão com Você
Autor
: Nagisa Furuya
Tradutor: Erika Yuriko Tanaka
Editora: NewPOP
Número de volumes no Japão: 1 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (completo)
Dimensões: 12,8 x 18 cm
Miolo: Papel Offset 90g
Acabamento: Capa cartão com pin-up encartado
Páginas: 176 (sendo 2 coloridas)
Classificação indicativa: 16 anos
Preço: R$ 36,90
Onde comprar: Amazon

Sinopse: Uma história sobre dois jovens do colegial, o verão e um hobby em comum: filmes. Chiharu Saeki e Wataru Todah se tornam amigos por conta de um hobby em comum: o amor pelo cinema. Naturalmente eles foram passando os dias juntos e se divertindo até que, um dia, algo que vai mudar a relação dos dois acaba acontecendo… Em meio ao turbilhão de sentimentos, Chiharu sugere fazer visitas a lugares usados em gravações de um filme que ele gosta e… Gostar de uma pessoa… Não há o que se possa fazer sobre isso. Uma história radiante e amável que mostra a juventude e o que dois garotos do colegial constroem juntos.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



2 Comments

  • Awww, muito feliz com esse lançamento, esse mangá é um docinho só… O que eu acho mais bacana de obras como essa, Sasaki to Miyano, Kieta Hatsukoi, entre outras que se passam no ambiente escolar é aquela qualidade do realismo, de trazer a pluralidade das experiências românticas que cada individuo pode vivenciar enquanto em formação, todas as alegrias e percalços, como todas elas são legítimas e fazem parte da trajetória… E tudo com a dose certa de leveza e humor, pra aquecer o coração mesmo. Aliás, ainda tô esperando Hidamari ga Kikoeru pela NewPOP… outro romance exemplar nesse seguimento. ♥

  • Tarsila

    Esse mangá é meu amorzinho!! Já reli várias e várias vezes. A sequência dele é linda também, segue o mesmo clima calmo e refrescante. Tá no meu top 5 no gênero 🙂

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: