Mangá Aberto: “Now Loading…!”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Now Loading…!, mangá lançado no Brasil pela editora NewPOP em abril de 2023.


DETALHES SOBRE A OBRA


Now Loading…! é um mangá de autoria de Mikan Uji e foi pré-publicado no Japão na revista de mangás Comic Yuri Hime, da editora Ichijinsha, tendo seus capítulos posteriormente compilados em um único volume, este lançado por lá em 18 de abril de 2017.

Como o nome da revista em que ele foi lançado sugere, Now Loading…! é um mangá yuri, que se foca – ou tem como pano de fundo – um relacionamento amoroso (real ou platônico) entre duas mulheres.

No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora NewPOP, em uma live em seu canal no Youtube, no dia 23 de junho de 2022 e foi lançado no final de abril de 2023.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira de Now Loading…! veio no formato 12,8 x 18,1 cm. Trata-se de um formato pocket similar a outros títulos da editora como Girl Friends e Coelacanth – Conexões Profundas. Isso significa que ele é menor que os mangás da JBC e Panini, mas é maior que outros títulos da própria NewPOP, como As Flores do Mal e Devil Ecstasy.

Sobre o acabamento, o mangá veio em capa cartão simples, ou seja, sem orelhas e sem sobrecapa. E o papel utilizado no miolo foi o offset 90g, aquele papel branco utilizado em cadernos e comum na maioria dos mangás da editora. Ao todo são 164 páginas, das quais quatro delas são coloridas.


CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da edição brasileira segue a versão japonesa em quase todos os seus detalhes, havendo apenas a adição do logo NewPOP Pride e a inserção do nome da autora romanizado. Logicamente, as inscrições em japonês foram retiradas. O título japonês é “Now Loading…!” também, em inglês mesmo, e o logo utilizado no Brasil é rigorosamente o mesmo da edição nipônica.

Em termos de acabamento, a capa é cartão simples, não tendo qualquer detalhe adicional (não tem orelhas, não tem verniz localizado, não tem alto-relevo, etc). É uma versão bem convencional mesmo, daquelas feitas para ser o mais acessível possível.

A quarta-capa (assim é que se chama a parte de trás do mangá) possui uma sinopse da obra (algo que eu considero muito importante para compradores de lojas físicas) e diversos elementos bastante organizados, que a deixam bem bonitinha. A lombada, por sua vez, é bem simples, não sendo nem bonita, nem feia, na minha opinião.


CAPAS INTERNAS


As capas internas possuem uma “página” de quadrinhos extra e uma ilustração, ambas em tom esverdeado. Não tivemos acesso à versão original japonesa, mas no Japão todos os mangás possuem sobrecapa (uma capa removível que fica acima da capa) e alguns dos mangás têm justamente esses quadrinhos e ilustrações na “capa” (que fica abaixo da sobrecapa). Como a versão brasileira não tem sobrecapa, elas devem ter acabado nas capas internas.


PAPEL E ACABAMENTO


O papel utilizado no miolo é o offset 90g. Como dissemos antes, trata-se daquele papel branco comumente usado em cadernos, folhas de “xerox”, dentre outros. É o papel mais usado pela editora NewPOP em seus mangás. De modo geral, em Now Loading…! o papel é bom, sem transparências, o que fará os consumidores mais exigentes ficarem bem felizes.

Também como dissemos acima, o mangá possui 4 páginas coloridas e elas são no mesmo papel das páginas em preto e branco. Em alguns mangás se usa um papel diferente (o couchê, mais brilhoso) nas páginas coloridas, mas nesse a empresa optou por usar o mesmo das demais páginas.

O acabamento geral do mangá também é bom, com uma excelente encadernação que permite ler e folhear o volume sem qualquer problema. É um mangá padrão da NewPOP. Quem já comprou um sabe bem como é a qualidade geral do produto da editora.


TEXTO


O pior problema da NewPOP sempre foi o texto. De um lado, a editora está sempre pensando nos consumidores e coloca uma adaptação de primeira, evitando honoríficos e outros japonesismos que não são de conhecimentos de todos, mas de outro está sempre pecando muito no português.

Em Now Loading…!, a gente percebe uma evolução nas falhas, mas logo na capa interna já tem um erro de revisão que nos coloca de alerta. Apesar disso, na história em si não encontrei erros de revisão e só em um momento ou outro achei o texto truncado.

Os pontos positivos continuaram presentes, com uma boa adaptação e notas de rodapé, sendo um produto que pode ser lido mesmo por aqueles que nunca leram um mangá. Sobre essa questão de notas, acontece que Now Loading…! é um mangá que fala sobre uma empresa que faz jogos de videogame e muitos termos específicos são utilizados. A maioria deles são de conhecimento corrente, mesmo por aqueles que não jogam, mas outros não. A editora coloca notas para todos eles, até para os mais básicos como “bug”. Por isso dissemos que é um título que pode ser lido por todos, pois até certas coisas que podem ser desconhecidas por alguém, tem uma nota explicando.


 A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO


Como falado no início do texto, Now Loading…! é mangá de romance, mostrando o relacionamento de duas mulheres. Mas isso não significa que ele se foque necessariamente nisso. A obra se passa em uma empresa de jogos e o mangá aborda justamente esse local de trabalho, as pessoas que estão lá, os problemas, como se trabalha, etc.

O romance em si acontece pouco e não se desenvolve muito. Daí que você não “torce” tanto para o casal, pois você já sabe que – pelo que acontece – elas só vão ficar juntas de qualquer jeito, sem conflito, sem nada. Não chega a ser um mangá ruim, mas é também difícil classificá-lo como bom.

A gente gostaria de ver mais coisas sobre o desenvolvimento de jogos, sobre a empresa em si. A gente gostaria de ver mais a relação entre as personagens, gostaria de ver o desenvolvimento do romance, etc, etc, etc. Existem volumes únicos que conseguem fazer tudo com maestria, mas Now Loading…! não foi um deles.

No todo, Now Loading…! foi só Ok. É aquele título que eu pegaria para ler uma vez e pronto, só isso, pois não sinto uma necessidade de uma releitura. Então, se você quer ler uma história nova, taí o Now Loading…! para você ver, pois é uma história bem simples, inclusiva, e que pode ser lida por todos e agradar aos mais jovens. Mas se você está procurando um romance dos bons, um dos mangás excepcionais, daí eu aconselho a guardar o dinheiro para outros títulos…


Ficha Técnica


Título Original: Now Loading…!
TítuloNow Loading…!
Autor
: Mikan Uji
Tradutor: Erika Tanaka
Editora: NewPOP
Número de volumes no Japão: 1 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (completo)
Dimensões: 12,8 x 18,1 cm
Miolo: Papel offset 90g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 164
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 34,90
Onde comprar: Amazon

Sinopse: “Quero criar um jogo que seja amado pelos jogadores!!” Com esse sentimento no peito, Suzu Takagi entra de cabeça na área de jogos mobile. Porém, o que a aguardava nesse lugar era uma dura realidade. Em meio a isso, Takagi é consolada por uma veterana que admira muito, recebe apoio das colegas de trabalho um pouco diferenciadas e até se apaixona! Essa é a linha de frente do mundo dos jogos! Que comece uma história de sucesso com muito trabalho e muita luta para o amor!!


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



2 Comments

  • Erik

    Depois do texto horrível, mal adaptado e com inúmeros erros de português, de O Único Destino dos Vilões é a Morte, decide que não compro mais quadrinhos da newpop. Uma pena, porque alguns yuri chamaram minha atenção e a newpop ainda é quem mais lança yuri. New Loadind…!, entretanto, não foi um deles, fiquei com a impressão que seria uma história que não devolveria tanto o romance e o mundo de criação de jogos, e tô vendo que acertei.

  • Pô, tava sentindo falta já! Bacana esses reviews, eu sempre fico curioso, até mesmo pra ler sobre mangás que eu não me interessava muito

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: