Saiba mais
Na noite da última segunda-feira, 21/08/2023, a editora Pipoca & Nanquim realizou uma live (meio informal), em seu canal no Youtube, e passou algumas informações e dados interessantes sobre a empresa.
TIRAGEM DOS MANGÁS DO JUNJI ITO DA EDITORA
A editora informou que trabalha com uma tiragem mínima de 5.000 cópias em todas as obras da empresa (mangás, quadrinhos de outros nacionalidades, etc). Alguns são 8.000, 10.000, etc. Sobre os mangás do Junji Ito, a Pipoca & Nanquim falou que atualmente está trabalhando com uma tiragem em torno de 15.000 exemplares (um número impressionante).
A informação foi passada em meio a uma fala de Bruno Zago (um dos donos da editora e quem realizou a live) sobre tiragem mínima para reimpressão de obras do catálogo da editora em boas gráficas. Segundo ele, uma boa gráfica não trabalha com tiragens muito baixas (de 2.000 para menos) ou se trabalha, o preço unitário fica insano de tão alto. Assim, o mínimo que a editora faz para reimpressões é 4.000 ou 5.000 exemplares por obra (embora algumas vezes seja apenas 3.000). Obras em que a pesquisa da editora não aponta o mínimo de cópias necessárias acabam não tendo a oportunidade de ter reimpressões.
REIMPRESSÕES PARADAS NO MOMENTO
Essas informações sobre tiragens foram passadas também porque a Pipoca & Nanquim informou que as reimpressões da editora foram congeladas até 2024. Bruno Zago explicou que o estoque da empresa ficou lotado pela primeira vez desde o surgimento dela, tendo em vista a quantidade de lançamentos da Pipoca este ano. Com isso, a editora teve que migrar para outro local (maior e mais caro).
O prognóstico da empresa é que com os eventos (como a CCXP e a Feira da USP) e promoções (como a Black Friday) ela consiga diminuir o estoque e em 2024, com menos lançamentos (já que não terá mais a coleção Junji Ito) volte as reimpressões.
O QUE HOUVE COM O “ENCANAMENTO QUE GEME”?
Ainda durante a pré-venda, houve um bug na Amazon para o mangá O Encanamento que Geme, o que fez com que ele ficasse por pouco mais de R$ 20 (muito abaixo do valor da pré-venda). Segundo a Pipoca & Nanquim, a editora entregou todos os exemplares que a Amazon havia encomendado e depois a loja não abriu mais a venda desse título.
O mangá também já esgotou no estoque da editora, então até a Amazon recolocar os exemplares à venda, somente será possível encontrá-lo em Market Place e outras lojas.
NOVAS DATAS DOS MANGÁS DA EDITORA
Na live, a editora também informou a nova data provável dos mangás da editora anunciados até o presente o momento. Vejam a seguir:
- Mandala de Fogo: outubro
- As Esculturas sem Cabeça: outubro
- Borboleta Assassina #01: novembro
- Zona Fantasma: novembro
- Visões Distorcidas (artbook): novembro
- Borboleta Assassina #02: dezembro
- Borboleta Assassina #03: janeiro de2024
O artbook de Junji Ito será publicado igual ao formato original japonês, em capa cartão com sobrecapa. Está em estudo a possibilidade de uma sobrecapa especial exclusiva para a CCXP.
AUTÓGRAFOS DE JUNJI ITO NA CCXP
A editora disse que a quantidade de autógrafos que o Junji Ito irá dar na CCXP 2023 será igual aos dos demais eventos que ele participa pelo mundo à fora. Serão cerca de 100 autógrafos por dia de evento.
POSSIBILIDADE DE MANGÁS DE KATSUHIRO OTOMO?
Perguntada sobre a possibilidade de publicar mangás de Katsuhiro Otomo (autor de Akira), a editora disse que as chances são zero no momento, pois ele não atende a ninguém. A editora já tentou licenciar títulos dele, mas todos os agentes que a empresa contatou disse que o autor não tem interesse em republicar suas obras no Brasil e outros países.
A frase corrobora uma informação passada por Cassius Medauar, editor da Conrad, em uma live recente, na qual ele disse que na época em que ele trabalhava na JBC a empresa tentou outros mangás do autor, mas Otomo nem quis iniciar as conversas.
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Que ótima matéria, finalmente tivemos uma atualização das informações do mercado.
Mas, agora você terá que correr para as colinas para se esconder das Editoras.
Piadas a parte, fico feliz em ver o crescimento da PN, eles merecem pelo excelente trabalho. Espero que no futuro, eles ampliem a gama de títulos (novels). E quem sabe, consigam trazer versões comuns do seus mangas, chega de versões de luxo.
o que mais me chamou a atenção foi ele mostrando que pagou mais de 600 contos em uns 10 quadrinhos durante essa promoção da amazon e que pegou um arbook do otomo por 400, e ainda debochar de quem fala que os quadrinhos tão caro, entendo o lado dele e da editora, mas dizer que não é caro beira a insanidade
Matéria extremamente interessante. Bacana trazer essas informações detalhadas sobre a editora e curti tbm as infos sobre Conrad e JBC. Fui um dos felizardos que pegou O Encanamento que Geme no precinho lá na Amazon heheh