Quando você deve sua vida a uma sereia…
Gosto bastante de acompanhar o mercado de mangás de outros países e, volta e meia, vejo uns títulos que me parecem muito interessantes por sua capa, sinopse ou mesmo autor. Muitas vezes tratam-se de obras muito específicas, longas ou de autores não deram certo no Brasil e a gente fica com a sensação de que nunca aparecerão por aqui. Muitas vezes, mesmo obras curtinhas passam essa impressão, afinal são poucas editoras no país e não há como lançar tudo.
Escamas Azuis: O Segredo da Cidade de Areia de Yoko Komori era um desses casos. Eu vi a obra sendo lançada na Espanha e na França, me interessei bastante por ela, mas me parecia um título que não viria, tanto por ser mais “””antigo””” (2014), quanto por vir de uma revista josei, uma demografia muito relegada por essas bandas. Assim, foi com enorme surpresa que no dia 2 de dezembro de 2022 fui surpreendido com o anúncio do título pela editora JBC.
O lançamento dos dois volumes que compõem a obra aconteceu simultaneamente no início de setembro de 2023, primeiro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e posteriormente chegando às lojas.
O mangá veio no tamanho padrão da JBC (13,2 x 20 cm), com miolo em papel Pólen Natural 70g (aquele papel mais amarelado e que sido o melhor para mangás recentemente) e capa cartão com verniz localizado. É uma edição simples (daquela linha dos básicos), mas muito bonitinha, muito bem feita, com um ótimo papel, com nenhuma ou quase nenhuma transparência.
Realmente gostei bastante dela. Mas viemos aqui falar da história, não é mesmo? Como é? É isso o que você vai ficar sabendo a seguir.
A HISTÓRIA
Escamas Azuis: O Segredo da Cidade de Areia acompanha a jovem Tokiko, uma menina de 11 anos que se muda de Tóquio para uma pequena cidade litorânea, juntamente com seu pai, após um certo acontecimento trágico envolvendo sua mãe.
Quando mais nova, Tokiko já estivera na cidade, mas – como era muito pequena – não lembra de praticamente nada a não ser uma única coisa, uma coisa para lá de intrigante: ela estava se afogando e foi salva por uma sereia!!!.
Em sua nova cidade, a garota conversa com pessoas e deseja rever a sereia que a salvou, entretanto todos tratam esse ser místico como uma lenda realmente, mas a cidade parece esconder alguma coisa de todos… ou pelo menos das crianças…
O mangá é uma obra de vida cotidiana, com um pouco de drama e mistério. E, como em todas as obras, a gente começa sabendo pouco, mas o clima e certas coisas são colocadas de modo a despertar a curiosidade e muitas indagações sobre aquele ambiente.
Por ser de vida cotidiana veremos o novo dia a dia de Tokiko, a mudança de cidade, os novos amigos, a vida escolar, e os pequenos problemas que advém disso. É uma história um tanto quanto terna, ainda que existam conflitos, medos e inseguranças permeando a história.
O segundo volume continua na mesma pegada, mas ganha um tom mais de mistério e de sobrenatural, com acontecimentos estranhos e que só a garota e um amigo presenciam, acontecimentos estes que envolvem a cidade inteira. Há também uma pequena carga maior no drama, por meio de certas coisas envolvendo a garota e parte de sua família.
A bem da verdade, o início é um pouco parado, mas entre a parte final do primeiro número e o segundo, a obra ganha um up e te pega de uma vez, com você não conseguindo parar de ler a partir de então, buscando saber tudo o que está acontecendo (o mistério da cidade) e como ficarão as relações interpessoais.
Embora o final possa ser apreendido ao longo da trama, ele consegue surpreender e colocar um sorriso no nosso rosto por sua maestria. Yoko Komori mostra nesse mangá que domina todos os meandros da narrativa e faz uma história muito redondinha, com um começo, meio e fim bem definidos e com todos os elementos precisos para dar um bom desfecho, como a questão familiar, o salvamento por uma sereia, as escamas azuis (que dão título ao mangá) e o mistério que a cidade esconde, dentre diversas outras coisas.
Esse é um tipo de história que muito me agrada, pois por mais que tenha lugares comuns aqui e ali, a narrativa não tem “desvios” de rota e segue um planejamento muito bem feito feitinho. A autora, em apenas dois volumes, fez algo sensacional.
Recomendo bastante esse mangá.
Ficha Técnica
Título Original: 青い鱗と砂の街
Título: Escamas Azuis: O Segredo da Cidade de Areia
Autor: Yoko Komori
Tradutor: Cristina Mayumi Maki
Editora: JBC
Número de volumes no Japão: 2 (completo)
Número de volumes no Brasil: 2 (completo)
Dimensões: 13,2 x 20 cm
Miolo: Papel Pólen Natural 70g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: +- 200
Classificação indicativa: 12 anos
Preço: R$ 37,90
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Todos, exceto Tokiko, negam a existência de sereianos, mas a cidade realiza um festival anual secreto para homenageá-los. Ela pode resolver o mistério do que é real e o que é fantasia…?Quando os pais de Tokiko se separam, ela e seu pai se mudam da movimentada cidade para uma pacata cidade costeira para morar com sua avó. Começar a sexta série em uma nova escola onde todos se conhecem desde sempre não é fácil. As coisas começam a melhorar quando o garoto local Yosuke, outro estranho, quer ser amigo.Mas então estranhas memórias começam a vir à tona.Nadar no oceano…Afogamento…Sendo salvo por……um tritão?Yosuke nega a presença de tritões, mas os habitantes da cidade realizam um festival para homenageá-los todos os anos. Tokiko pode resolver o mistério do que é real e o que é fantasia…?
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Pareceu uma história do tipo de que vou gostar! Já tinha me interessado por ser josei. Imitando o dito pelo colega, vou esperar uma promoção.
Boa! Curti, vou pegar qdo estiver com uma promoção bacana 🤓