Memória: Há 8 anos ocorria o primeiro NewPOP Day

Relembre

Eventos de aproximação entre editora e leitores não era mais novidade desde que a JBC começou a realizar o seu (hoje falecido) Henshin +, e em 2015 a editora NewPOP resolveu fazer o seu próprio também, o que ela chamou de NewPOP Day.

O primeiro NewPOP Day aconteceu em 28 de novembro de 2015, há exatos oito anos, na cidade de São Paulo, na Associação Beneficente Osaka Naniwa Kai, e foi das 13h às 18h, contando com diversas palestras. O evento em si foi longo, mas interessa-nos relembrar a palestra principal em que o fundador da editora Junior Fonseca, contou a história da empresa, relembrou todas as publicações e realizou diversos anúncios.

NO GAME NO LIFE © 2012 by Yuu Kamiya / KADOKAWA CORPORATION

Algumas das curiosidades mais interessantes que existiam na época, e que Fonseca relembrou no evento, foram as narrativas envolvendo a aquisição do mangá Gate 7 e da série No Game No Life.

No caso de Gate 7, um site japonês pertencente ao grupo CLAMP (criador da obra) havia divulgado que a NewPOP o publicaria no Brasil e a notícia se espalhou rapidamente. Entretanto – segundo a editora – na ocasião o contrato ainda não tinha sido nem assinado.

Já no caso de No Game No Life, o próprio autor (que é brasileiro e vive no Japão) revelou – por meio de sua conta pessoal no Twitter – que a obra sairia no Brasil, notícia logo bastante divulgada na época. Entretanto, no dia a NewPOP ainda não sabia que seria por ela, só sendo avisada posteriormente. Na verdade, Junior Fonseca disse que até tinha esquecido que mandara proposta pela obra.^^.

Reprodução: Twitter

Mas é claro que um evento não seria grandioso sem novidades, não é mesmo? Na ocasião, a empresa divulgou que algumas obras, então esgotadas, retornariam como 1945, o primeiro título da editora, e o box de Speed Racer. O primeiro só veria a luz do dia em 2022, enquanto o segundo aconteceria alguns anos depois do evento em uma parceria com a Amazon.

1945 © 1998 by Keiko Ichiguchi / All rights reserved.

Outra novidade foi a criação do selo MAX, dedicado a publicar obras reunindo mais de um número em um, o formato BIG da editora. O primeiro título a ser publicado no formato seria a republicação de Dark Metrô. Até hoje, porém, o título não foi republicado e o primeiro mangá a vir pelo MAX acabou sendo o relançamento de A Voz do Silêncio. Vejam o trecho:

E, claro, houve anúncios de títulos novos também. A editora anunciou uma avalanche naquele evento, com quase duas dezenas de obras entre mangás, light novels e até quadrinhos americanos. Na ocasião, o grande destaque foi a light novel Log Horizon, mas muitos outros títulos foram anunciados como alguns mangás da franquia Madoka, alguns clássicos de Osamu Tezuka, além de Helter Skelter, Corpse Party: Another Child, Velvet Kiss, dentre outros.

LOG HORIZON © 2011 by Mamare Touno, Kazuhiro Hara/ KADOKAWA CORPORATION

Para a pessoa que vos escreve, porém, a obra mais impactante anunciada foi um título desconhecido na época, a light novel Morte, que tinha uma sinopse interessantíssima e de cara despertou um grande interesse. Quando anos depois a obra foi lançada, não deu outra, um título muito bom, uma das melhores lançadas pela editora.

MORTE © 2014 by Keika Hanada, Yone Kazuki / KADOKAWA CORPORATION

Como era um primeiro evento, não é possível dizer que o evento “entrou para a história” ou algo do tipo, mas justamente por ser o primeiro é sempre importante revisitar para relembramos o passado e vemos como as coisas evoluíram para o estado atual.

Vejam a palestra a seguir na íntegra, no Youtube:


Memória é a nossa postagem de curiosidades em que buscamos relembrar algum fato, episódio ou época do passado do nosso mercado de mangás. Você pode conferir todas as postagens dessa série clicando aqui. Para ver outras curiosidades em geral, clique aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



2 Comments

  • Ítalo Rodrigues de Araujo

    a new pop mostrando que não é de hoje que anunciam e demoram uma eternidade pra lançar kkkkk, esses eventos me lembram de uma época mais simples, parece que hoje tá tudo muito mais rápido e profissional (e isso é bom) aquele evento da jbc anunciando a volta de sailor moon (que nunca voltou) pra mim é histórico kkkkkk

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading