
Os números do ano…
Continuando as nossas tradicionais postagens de retrospectiva, a gente fala agora sobre a publicação de ebooks de mangás no Brasil.
Os mangás em formato digital em língua portuguesa já são uma realidade pelo menos desde 2017, quando a JBC iniciou a sua publicação de ebooks. De lá para cá tivemos aumentos na oferta, aumento de editoras, além do surgimento de plataformas de leitura pagas e gratuitas (ainda que de maneira ineficiente).
Nos últimos anos, porém, em especial a publicação de volumes, foi muito deficitária, de maneira que houve um arrefecimento em relação a 2018 e 2019. Em 2025, porém, tivemos novamente um aumento nas publicações, tornando-se um dos anos com mais lançamentos da história.
Por outro lado, os simulpubs feitos pelas editoras brasileiras minguaram e foram a zero, restando apenas o lançamento da Shueisha pelo Manga Plus. Mas vamos por partes…
SIMULPUB EM 2025
O ano de 2025 começou com a publicação do mangá The Ghost In The Shell: The Human Algorithm, pela editora JBC. Foram lançados os capítulos 100 a 108, encerrando a publicação.
Não houve nenhum título novo desde então e assim a publicação de simulpubs acabou no Brasil. Desse modo, terminamos o ano com apenas 9 capítulos tendo publicação simultânea e só.


SIMULPUBS NO EXTERIOR
Mangá Plus:
Em 2021, o site Manga Plus, da editora japonesa Shueisha, começou a disponibilizar simulpubs de alguns de seus mangás, em língua portuguesa.
Na estreia começaram Spy x Family, One Piece e Jujutsu Kaisen. Posteriormente foi adicionado Choujin X. Em 2022, acrescentaram Chainsaw Man e em 2023 foi a vez de Boruto: Two Blue Vortex, sequência direta de Boruto. Em 2024, começaram My Hero Academia, Dandadan, Kagurabachi, Kaiju nº8 e Sakamoto Days.
Já em 2025, estrearam na plataforma Ichi: O Bruxo, Kindergarten Wars e Jujutsu Kaisen: Módulo, sequência direta de Jujutsu Kaisen.
O Manga Plus, para quem não conhece, é gratuito, mas ele só permite a leitura dos três capítulos mais recentes e dos três primeiros capítulos. No fim de 2025 estavam disponíveis as seguintes séries:
- Boruto: Two Blue Vortex
- Chainsaw Man
- Choujin X
- Dandadan
- Ichi: O Bruxo
- Jujutsu Kaisen (concluído)
- Jujutsu Kaisen: Módulo
- Kagurabachi
- Kindergarten Wars
- Kaiju Nº 8 (concluído)
- My Hero Academia (concluído)
- One Piece
- Sakamoto Days
- Spy x Family
Comikey
O Manga Plus não é o único site estrangeiro a ter lançamentos de capítulos em português. O Comikey também faz isso, embora o lançamento não seja simulpub na maioria dos casos.
O site começou a ter títulos em nosso idioma em fevereiro de 2022, com o lançamento de Kengan Omega. Em outubro do mesmo ano também começou a lançar Thank You, Isekai!.
Posteriormente, o site ganhou uma divisão brasileira e em 2024 vários títulos japoneses começaram a ser lançados, entre mangás tradicionais e mangás do tipo webtoon (aquela leitura de cima para baixo que é popular na Coreia do Sul), saltando de 2 para 19 obras. Em 2025, o crescimento continuou e o número de séries passou a ser de 34 ao fim de dezembro.
-Mangás Tradicionais
- A General e o Comandante: Um Casamento Entre Rivais
- A Serva do Príncipe Amaldiçoado (completo)
- After God
- Blade & Bastard
- Kengan Omega
- Meu Crush é Mais que um Rostinho Perfeito
- Nightingale: Sob os Cuidados da Vilã (completo)
- O Marido da Vilã Renegada
- O Santo Graal de Éris: As Fábulas
- Sem Minha Fogura eu Estaria em Apuros
- Thank You, Isekai!
-Mangás do tipo Webtoon
- A Família de Tiranos Me Adora Até Demais
- A Gêmea Inverteu os Papéis
- A Madrasta Sem Dons é o Coração da Família
- A Nova Madrasta é a Alegria da Casa
- A Princesa das Fadas Contra-Ataca (completo)
- A Regressão de um Mago Combatente
- A Santa dos Feridos: Entre a Cura e a Vingança
- Caidinho pela Vilã
- Dessa Vez Quem Cuida do Herdeiro Sou Eu
- Educando o Príncipe Rebelde (completo)
- Entre Desejo e Devoção
- Fugindo da Segunda Guilhotina
- Meu Noivado Fracassou Mas o Príncipe Encantou
- O Deus da Infecção
- O Duque Cruel Também Ama (completo)
- O Herdeiro do Rei Dragão (completo)
- O Reinado da Pequena Finlanz
- O Reset do Rank 1
- O Sábio Sedutor e Seu Contrato Secreto
- O Veneno de Amélia: A Feiticeira Quer Justiça
- Quando a Morte Pede um Beijo
- Quando a Santa Maculada Encontrou o Amor (completo)
- Vossa Alteza Me Enlouquece!
A plataforma Comikey é semi-gratuita. Ela permite a leitura apenas de alguns capítulos por dia. Para ler todos de forma ininterrupta e sem qualquer burocracia é preciso comprar Keys (que servem para desbloquear os capítulos) ou assinar as séries.
VOLUMES DE MANGÁS EM 2025
No que se refere aos volumes de mangás em ebooks, 2025 foi o terceiro ano com mais publicações. Foram 160 volumes publicados, ficando atrás apenas de 2018 (186 volumes) e 2019 (228 volumes).

Os volumes em questão foram publicados por 10 editoras diferentes, com grande destaque para a editora JBC com 131 volumes. Depois veio a Pipoca & Nanquim com 11. Evidencia-se, então, que o aumento nas publicações se deve ao investimento da JBC.
De igual modo, a queda em anos anteriores também se deve, sobretudo, à diminuição das publicações dessa editora, visto que a Panini nunca entrou totalmente de cabeça nesse ramo, tanto que este ano nem teve publicações dela.
Vale comentar a novata Novo Verso, editora piauiense que iniciou publicando diretamente em ebook um mangá em domínio público. Ela lançou apenas um volume durante o ano. Outro destaque se trata de uma obra que foi publicada sem editora por uma autora japonesa de forma independente em vários idiomas (trata-se de Casais, indicada no gráfico como N/A).

Esses volumes foram divididos em 41 séries no total. É o maior número de séries em ebooks a ter ao menos um volume publicado durante determinado ano. Até então o recorde era de 2019 com 37 séries.

A seguir listaremos todos os volumes de ebooks publicados no Brasil durante o ano de 2025 para vocês saberem tudo o que saiu durante o ano.
UMA ANÁLISE
Apesar da volta das publicações regulares da editora JBC, ainda falta por parte da empresa uma melhor divulgação de seus ebooks. Foram raras as vezes em que a editora postou os lançamentos em suas redes sociais e a maioria a gente teve que descobrir “na mão”, olhando toda semana se algum ebook novo tinha sido cadastrado.
Por parte da Pipoca & Nanquim a situação é pior ainda, pois eles nem se dão ao trabalho de falar que existe versão digital. É como se só tivesse por ter e nada mais. A NewPOP, por sua vez, começou a publicar ebooks em 2025, mas foi de maneira muito tímida e fez pouca propaganda de seus títulos também. Para piorar, em setembro ela fez novos anúncios de ebooks para serem publicados em outubro e… não aconteceu…
E a Panini…bem.. essa esquece…
O resultado é que o mercado de mangás digitais está crescendo em publicações, mas parece que está crescendo apenas por crescer, apenas para se dizer que tem. A gente não vê as empresas fazendo qualquer incentivo ao consumo de ebooks, a gente não vê divulgação adequada, a gente não vê nada.
Esperamos que em 2026 as coisas melhorem…
Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.