Retrospectiva 2025 – Light Novels do Brasil

Um ano muito ruim…

O gênero light novel não pegou no Brasil e, por ora, parece que não têm qualquer chances disso acontecer. Os lançamentos são esparsos e a maioria dos livros são obras derivadas de mangás e animes de sucesso, com Light Novels originais raramente vindo e, quando vêm, são apenas aquelas de um volume e olhe lá.

O ano de 2025 foi muito ruim, pois todo esse cenário ficou mais evidente com esperanças que se desmancharam e expectativas negativas que se confirmaram. Entretanto, o final do ano teve notícias boas e que reacendeu a fé de algumas pessoas.

***

Para começar, pela NewPOP, a expectativa era de que nenhuma de suas light novels pausadas retornassem e que nenhuma das anunciadas veria a luz do dia e basicamente isso se cumpriu. A única a obra a ser lançada foi um volume único anunciado no fim de 2024 pela empresa, o resto continuou amargando o porão da empresa.

Para piorar, no fim do ano, fomos “agraciados” com uma decisão sem sentido, a editora divulgou que em janeiro de 2026 lançaria de uma só vez os três livros da primeira parte de O Sonho de uma Apaixonada por Livros, estrangulando financeiramente os que queriam essa série e deixando na cabeça de muitos consumidores a ideia de que a empresa só queria se livrar do título.

Agora, se a NewPOP foi o que a gente esperava, a Panini nutriu muitas expectativas, mas elas acabaram frustradas. A editora anunciou uma expansão do selo Panini Books, para a publicação de mais obras asiáticas. Muitos de nós pensávamos que haveria publicação de light novels no meio, mas aí a empresa só publicou obras outras, sem qualquer relação com nossos livrinhos japoneses.

Além disso houve o grande imbróglio de Mushoku Tensei que pegou todos de surpresa. Durante o ano, a obra foi pausada e o email enviado aos compradores, bem como respostas no SAC, deram a entender que a publicação havia sido cancelada. No fim do ano, porém, a empresa divulgou o retorno para 2026.

A JBC também deixou claro que não entraria nesse meio, lançando apenas obras curtas e eventuais, além de continuar a publicação lentíssima de Overlord. A MPEG, por sua vez, ainda não iniciou sua jornada nesse meio. As obras anunciadas estão com problemas burocráticas e que estão difíceis de resolver e ela, pelo menos por ora, não anunciou outros títulos.

Esse é o cenário das light novels no Brasil, mas como dito o fim do ano trouxe notícias boas e isso se refere ao anúncio da light novel Diários de uma Apotecária pela editora Alt (do grupo Globo), a primeira série anunciada no Brasil desde Mushoku Tensei em 2023.

A Alt não é do ramo de cultura pop japonesa e, segundo o anúncio, a vinda da obra foi uma “reinvindicação” das próprias funcionárias da empresa, que são fãs da obra. Elas buscaram convencer a chefia e saber se a licença estava disponível, conseguindo a obra após um tempo.

***

Esse é o grande resumo do ano das light novels no Brasil, mas agora iremos detalhar os lançamentos, falar os números de publicações, dentre outras coisas.


LIGHT NOVEL? O QUE É ISSO?


Light Novel é um gênero de livros estritamente japonês, mas que ainda não existe uma definição 100% precisa do que é e do que não é Light Novel.

O que se pode afirmar com certeza é de que se trata de um livro de leitura leve (daí o nome), com ilustrações na maioria das vezes e que está inserido dentro da cultura pop japonesa, podendo gerar mangás e animes, por exemplo. Também podemos chamar de Light Novels alguns livros advindos dessas mídias, como as de Naruto e Fullmetal Alchemist, por exemplo.

Por Light Novel ser algo japonês e ter essas especificidades, no nosso entender não é possível chamar obras de outros países de Light Novels. A NewPOP, na época em que publicava a série coreana Solo Leveling, chegou a falar que eram a mesma coisa, por ser uma obra de cultura pop e ter um público levemente semelhante com as Light Novels, mas nunca entendemos como tal.

Hoje a NewPOP publica vários Danmeis e não costuma fazer essa equiparação, visto que se trata de um gênero completamente diferente e com um público alvo totalmente diferente também.

Em nossa opinião, realmente não faz sentido colocar coisas totalmente diferentes num mesmo barco. Assim, Light Novels são apenas livros japoneses e nem mesmo todo livro japonês é uma Light Novel.


OS NÚMEROS DE LIGHT NOVELS NO BRASIL EM 2025


Feito o pequeno disclaimer sobre o que é Light Novel, durante o ano, foram publicados 20 volumes no Brasil. Trata-se de um número muito baixo, mas que está na média atual do mercado, demonstrando como esse gênero não pegou por essas bandas. Em relação a 2024, inclusive, tivemos uma queda. Na ocasião foram lançados 25 volumes.

Os volumes foram publicados apenas pelas três principais editoras de mangás. A Panini, como sempre, foi a que mais publicou com 12 volumes. A NewPOP (que um dia foi a esperança desse mercado) publicou apenas 4. A JBC também lançou 4 apenas.

Em comparação com 2024, a Panini teve uma diminuição em suas publicações, indo de quinze para doze volumes. A NewPOP também teve um decréscimo de seis para quatro. Por fim, a JBC teve um discreto aumento, passando de três para quatro volumes lançados durante o ano.

No gráfico a seguir é possível ver bem o movimento das light novels. Em 2019, a NewPOP era praticamente a única que lançava esses livros japoneses, mas com o tempo ela foi diminuindo, enquanto a Panini só crescia e as posições se inverteram já há alguns anos. A JBC, por seu turno, sempre lançou muito pouco.

Agora falando de séries, os 20 volumes foram divididos em 12 franquias diferentes. Dessas doze, apenas 4 obras são séries (com mais de um volume) nascidas dentro do gênero Light Novel, a saber: Sword Art Online, Re:Zero, Overlord e Mushoku Tensei. Eles tiveram, respectivamente, quatro, três, dois e um volume, lançados durante o ano.

Dentre as outras franquias, Naruto e Jujutsu Kaisen tiveram 2 light novels cada uma publicadas durante o ano. Houve a estreia de One Piece, com um volume. Vejam a lista completa a seguir:

Frieren e a Jornada Para o Além: Prelúdio #01 Panini
Fullmetal Alchemist: O Alquimista Abduzido #Único JBC
Jujutsu Kaisen: A Passagem do Verão e o Retorno do Outono #Único Panini
Jujutsu Kaisen: O Caminho Espinhoso Ao Amanhecer #Único Panini
Lycoris Recoil: Ordinary Days #Único Panini
Meu Sangue & Ossos em uma Galáxia Fluida #Único NewPOP
Mushoku Tensei: Uma Segunda Chance #06 Panini
Naruto //A Épica História de Kakashi: O Sexto Hokage e o Garoto Falho #Único Panini
Naruto // A Épica História de Sasuke: Os D. de Uchiha e a Sacra Poeira Estelar #Único Panini
One Piece Novel A #01 Panini
Overlord #06 e #07 JBC
Re:Zero #26, #27 e #28 NewPOP
Sword Art Online #24, #25, #26 e #27 Panini
Três Dias de Felicidade #Único JBC

Dessa lista, vale destacar que Frieren e a Jornada Para o Além: Prelúdio era uma obra de volume único, mas em dezembro de 2025 saiu um segundo volume no Japão. Se trata de uma obra derivada do mangá Frieren e a Jornada Para o Além.

Meu Sangue & Ossos em uma Galáxia Fluida é um livro, de apenas um volume, da mesma autora de Toradora!. Por sua vez, Três Dias de Felicidade também possui apenas um volume e se trata do livro que eu origem ao mangá I Sold My Life. Por fim, Lycoris Recoil: Ordinary Days também é uma obra de apenas um volume e pertence à franquia Lycoris Recoil, que surgiu como um animê original.

As light novels de Fullmetal Alchemist, Naruto e Jujutsu Kaisen são obras de volume único pertencente às suas franquias homônimas, nascidas de mangá.


AGREGADOS


Como dito, nem todo livro japonês é uma light novel e pode ser difícil discernir o que é o que não é. Em 2025, tivemos vários livros japoneses publicados no Brasil e alguns deles se encontram na esfera da cultura pop (uns tendo até mesmo ilustrações), mas não são light novels.

Imagens Estranhas e Casas Estranhas são livros que deram origem a mangás, um deles até publicado no Brasil pela Panini (A Casa Estranha). O mesmo vale para Goth: Almas Obscuras e Naruse Vai Dominar o Mundo. Já Parasyte Eve, por sua vez, deu origem a um jogo de mesmo nome.

Eles não entram na contagem, mas achamos de bom tom citá-los aqui. Também poderíamos citar, Detetive Bundinha, Kuroro e Os Exploradores do Espaço e Olhares, mas esses são títulos infantis, com uma outra pegada, assim a gente destrinchará eles em outra postagem de retrospectiva.



DETALHANDO AS LIGHT NOVELS



OBRAS PARADAS



Existem algumas light novels que estão paradas no Brasil e que, portanto, não ganharam nenhum volume novo há bastante tempo, algumas há vários e vários anos. A seguir, você verá a lista de obras paradas:

  • K-Side Red e outras da série (NewPOP): em JULHO DE 2015 a editora NewPOP publicou a light novel K-Side Blue e divulgou outras três novels da séries. Entretanto, as vendas foram um fiasco e o título ficou na gaveta. No dia 1º de junho de 2017,  a NewPOP fez uma transmissão ao vivo em seu Facebook, explicou a situação da série e disse que, por causa disso, a obra sairia de forma bastante esporádica em periodicidade anual. Na ocasião, a empresa disse que ainda em 2017 sairia K-Side Red, o que não se concretizou. Atualmente não há nenhuma previsão da volta de lançamento dessas novels. O último comentário que achamos foi no Twitter, datado de 2020, onde a empresa dizia que tinha a intenção de concluir o lançamento.
  • Number Six (NewPOP): parado desde JULHO DE 2017 por baixas vendas. Saíram apenas cinco dos nove volumes previstos. Não há qualquer previsão de retorno e tem tempo que a editora não cita essa obra, é como se tivesse querendo que as pessoas esquecessem desse título tal qual a serie K.
  • Shakugan no Shana (NewPOP): parado desde NOVEMBRO DE 2019. Saíram apenas três dos vinte e seis volumes previstos. No comunicado da empresa de 2024, ela apenas deu uma enrolada falando que pretende “buscar soluções” para a retomada da série. Portanto, não há nenhuma previsão de retorno.
  • Log Horizon (NewPOP): parado desde ABRIL DE 2023, quando saiu o oitavo volume. A obra sempre foi completamente irregular, com a editora publicando no máximo dois volumes por ano, mas sempre falando coisas fora da realidade como ela virar mensal ou coisa assim. No seu comunicado de 2024, a empresa dizia pretender retomar a obra em 2025, mas obviamente isso não aconteceu.
  • Re:Zero Ex (NewPOP): parado desde JUNHO DE 2023, quando saiu o segundo volume. A promessa da editora era revezar o lançamento dessa obra com a série principal, mas novamente a editora não cumpriu sua promessa. Em seu comunicado de 2024, a empresa disse que pretendia retomar a obra em 2025, mas novamente não aconteceu.
  • No Game No Life (NewPOP): parado desde MARÇO DE 2024. Depois de muito tempo sem volume novo, a light novel teve as capas dos volumes #11 e #12 divulgadas, dando a entender que sairiam logo, afinal um dos grandes problemas das demoras (a aprovação de capa) já havia sido resolvida. No entanto, o volume #11 saiu em março de 2024 e o #12 ficou na geladeira da editora.
  • Mushoku Tensei (Panini): a obra começou a ser lançada em 2024 e teve cinco volumes publicados naquele ano e mais um em 2026, totalizando 6. Está parada desde fevereiro, mas agora tem previsão de retornar em 2026. No Japão, a obra foi concluída em 26 volumes.


LIGHT NOVELS (IR)REGULARES



  • One Piece Novel A (Panini): obra em 2 volumes. Começou a ser lançada no finalzinho de dezembro. O segundo e último volume já está em pré-venda para fevereiro de 2026.
  • Overlord (JBC): desde seu lançamento é uma obra de publicação irregular, ganhando volumes muito esporadicamente. Em 2025, assim como em 2024, ganhou dois volumes, o que é um recorde para ela, chegando agora ao número #07. A JBC prometeu melhorar o ritmo de publicação, mas até agora não foi possível. No Japão, ela está em andamento com 16 volumes.
  • Re:Zero (NewPOP): essa é a única light novel regular da NewPOP e ainda assim é irregular. Como em 2024, ganhou 3 volumes em 2025, mas de maneira totalmente desornada. saíram volumes em janeiro e março e depois só foi sair outro em outubro, sete meses depois. Estamos no volume #28 no Brasil, enquanto no Japão a obra está no #43.
  • Sword Art Online (Panini): embora irregular, foi a light novel a mais ganhar volumes durante o ano, com 4 no total. Mais que isso, a publicação brasileira chegou ao volume #27, ficando a um de encostar  com a publicação japonesa, que está no #28.


LIGHT NOVELS ANUNCIADAS



  • Asas de Remia (MPEG): volume único, o livro foi anunciado no dia 23/12/2022 e ainda não tem uma data certa para ser publicada no momento. A editora prometeu o lançamento para o primeiro semestre de 2023, mas não rolou. Atualmente, a empresa diz que há problemas burocráticos em relação à série e, por isso, não há nenhuma previsão de lançamento.
  • Cudlestate Monogatari (MPEG): série em 7 volumes, ela foi anunciada no dia 23/12/2022 e ainda não tem uma data certa para começar a ser publicada. A editora prometeu o lançamento para o primeiro semestre de 2023, mas não rolou. Assim como Asas de Remia, a empresa diz que há problemas burocráticos em relação à série e, por isso, não há nenhuma previsão de lançamento.
  • Diários de uma Apotecária (Alt): a grande novidade do ano, a série possui 16 volumes no Japão e ainda está em andamento. Foi anunciada dia 03/12/2025 e a Alt promete o lançamento do primeiro volume para o primeiro semestre de 2026, lançando os volumes seguintes em com um intervalo pequeno para tentar alcançar o adaptação em anime o mais rapidamente possível.
  • O Sonho de uma Apaixonada por Livros (NewPOP): série completa em 33 volumes, mas a editora só anunciou a primeira parte, em 3 números. Foi anunciada no dia 15/01/2022 e agora finalmente tem uma previsão de lançamento, janeiro de 2026. Entretanto, a empresa vai lançar os 3 volumes de uma vez, causando grande estranheza nos consumidores.
  • Suzume (Verus): obra de apenas um volume, foi anunciada no dia 14/12/2025 e tem previsão de lançamento para 2026.

Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.