BBM Lista: 5 mangás populares que eu nunca li

1222Como você se atreve a ter um blog sobre mangás sem nem ler esses clássicos?

Boa tarde a todos.

Hoje não é segunda-feira, mas também é dia de lista aqui no blog^^. Essa é uma lista que eu sempre quis fazer, mas acabava adiando e adiando, por uma série de motivos diferentes. Consegui não adiar mais e hoje vim trazer a vocês a minha lista com cinco mangás populares que eu nunca li. São mangás que todos conhecem, muita gente gosta, mas que infelizmente não pudemos ler, seja porque não nos agradaram, seja pela falta de oportunidade mesmo.

***

Bleach 66Bleach

Esse mangá da Shonen Jump hoje em dia divide opiniões. Enquanto algumas pessoas o adoram até hoje, outros afirmam veementemente que o autor perdeu a mão em algum momento e a obra decaiu muito. Não faço parte de nenhum dos dois grupos porque eu nunca li o mangá de Bleach.

Por que eu nunca li? A sinopse não me agradou e me parecia uma história que eu cansaria muito facilmente devido à possível recorrência de temas e lutas. Acabei, no entanto, vendo os primeiros episódios do animê e realmente se mostrou uma obra que não era para mim. São raros os títulos com espíritos, shinigamis e outras criaturas mágicas que conseguem prender a minha atenção e Bleach não conseguiu.

Porém, mesmo se o animê tivesse feito eu gostar do mangá eu possivelmente não o teria lido ainda, pois à época em que ele começou a ser lançado no Brasil eu não colecionava mangás e adquirir todos os volumes hoje em dia seria bem difícil.


naruto gold 03Naruto

Quando a Panini anunciou o re-relançamento de Naruto, eu fiz uma postagem e defendi a editora das críticas absurdas feitas por alguns consumidores, mas a verdade é que eu nunca li o mangá do Masashi Kishimoto. Assim como muita gente, conheci Naruto por meio de seu animê exibido no SBT, porém ao contrário da legião de fãs que foi formada com a exibição, o desenho não me agradou, especialmente pela voz que escolheram para o protagonista, muito irritante aos meus ouvidos.

O tempo passou e eu nunca senti vontade/necessidade de ler o mangá. Hoje ao ver algumas exibições aqui e ali do animê na Play TV, Naruto já não me desagrada mais e parece ser uma obra bem divertida de se acompanhar, porém isso não me levou a querer ter o mangá. Até cogitei a ideia de comprar a versão Gold recém lançada, mas outra ideia – a de ficar 6 anos comprando um mangá – foi mais forte e eu desisti.


one piece 57One Piece

Qual a sua desculpa agora? Você já não gostou de Bleach e Naruto, qual a sua desculpa para não ler o último membro do trio de ferro da Jump? Eu poderia ser clichê e dizer que foi o traço do Eiichiro Oda que me afastou do título, mas não foi isso. Eu poderia ser mais clichê ainda e dizer que a parcela de fãs chatos é que me fez sempre ficar longe do mangá, mas também não foi isso. Eu poderia ser infantil e dizer novamente que é o extenso número de volumes, mas igualmente não foi isso.

O que faz eu nunca ter lido o mangá mais popular da história é a sua temática geral e seu pano de fundo. Me desculpem os fãs, mas eu odeio Piratas do caribe e qualquer história com piratas. Capitão Gancho? Não gosto. Episódio do Pica Pau com piratas? Não gosto. One Piece? Não gosto.

Assim como fiz com Bleach e com Naruto eu obviamente dei uma oportunidade para a sua versão em animê, afinal é ridículo não gostar de uma coisa sem ter tido o mínimo de contato com ela, mas a história realmente não me agradou nem um pouco. One Piece não é uma obra feita para me agradar, o público alvo do mangá não sou eu e, portanto, nunca tive vontade de ler sua versão em quadrinhos.


fairy tail 49Fairy Tail

Outro título super-popular que eu nunca li é Fairy Tail. De todos os mangás da lista, este é o único que eu não li sem ter um motivo aparente. Eu via pessoas comentando sobre ele, sobre seu animê e sua história me parecia o tipo que eu não gostaria e acabei nunca indo atrás.

Porém, como eu disse antes, é ridículo não gostar de alguma coisa sem ter contato com ela e resolvi dar uma oportunidade ao mangá. Acabei encontrando o primeiro volume em um sebo e o comprei para conhecer o título. Isso aconteceu ano passado, antes de a editora o reimprimir, mas desde então eu nem peguei o mangá para ler^^. Talvez eu leia o volume algum dia, mas dificilmente irei colecionar o mangá, afinal a dificuldade para encontrar os demais volumes será enorme.


Fullmetal alchemist 01Fullmetal Alchemist

Faço parte daquela pequena parcela da população que gosta dos dois animês de Fullmetal Alchemist e não consegue entender como pessoas discutem na internet sobre qual das duas versões é melhor. Porém, eu não li o mangá. Por quê? Porque eu não acompanhei o seu lançamento no Brasil. Na época eu não estava comprando mangás e depois, quando voltei a comprar, não tive ânimo de ir atrás das edições e resolvi esperar o relançamento.

Além disso, eu sou totalmente contra ler scans de obras que já foram licenciadas no Brasil. Acho o cúmulo da falta de respeito às editoras  e, principalmente, às obras que eu gosto. Se eu gosto de uma obra é justo que eu pague por ela para que tanto as empresas que a fizeram existir, quanto o autor que a criou possam ter o seu pagamento e continuem a nos oferecer outras obras.

Portanto, eu não ter lido FMA é apenas algo parcial que deve ser solucionado assim que a JBC o relançar. Porém, eu confesso que preferia antes que a editora (ou outra qualquer) lançasse Silver Spoon, um mangá da mesma autora.


***

Essa foi a nossa lista de hoje. Você também tem mangás populares que todo mundo leu e você ainda não? Diga-nos aí, nos comentários…

Biblioteca Brasileira de Mangás

20 Comments

  • Dennys Filipe Retrão

    Eu detesto entretenimento sobre PIRATAS, porém AMO ONE PIECE, é diferente de qualquer abordagem sobre o assunto…a trupe do chapéu de palha é espetacular, rs.

  • Fabio Rattis

    Praticamente vc nunca leu os maiores maangás da atualizadade kkkk o unico q eu li foi o naruto 😀

  • Eu acho que sei o problema que vc tem com esses mangas: eles são Shonen xD
    zoeira, acompanho todos esses, menos FMA (vi o anime, mas não me apeguei a serie)
    e quanto a ler scans, não acho ruim ao menos ler pra conhecer antes de acompanhar a obra. Se eu tivesse lido Assassination Classroom, não teria comprado, o mesmo pra Sailor Moon, só que esse eu gosto do anime clássico e mal li o prímeiro capitulo antes de comprar varios mangas pra ler na integra depois. Se arrependimento matasse…

    • Shonen não, battle shonen. Rsrsrs

      E o animê de Sailor Moon é realmente muito melhor que o mangá…

      • Sugiro ler um novo, ele ainda só tem 63 cap até agora, se chama Boku no Hero Academia. Ele é realmente muito bom, os personagens são bem trabalhados, a arte do autor também, enfim, é viciante!

  • Guilherme

    Bem desses que vc citou:
    Bleach:Mais ou menos a mesma coisa que vc, kyon, a história e o enredo não me motivaram a continuar comprando.Acho que não faz meu estilo mesmo.
    -Naruto:Minha relação com essa série eu até brinco que é de amor e ódio, hora me interesso e depois desinteresso, já fui quase um obcecado por Naruto, mas depois de um tempo, sei lá, perdi o interesse e parei de acompanhar, talvez por que o rumo que a série tomou não me agradou, digo isso em relação ao mangá, porque o anime eu já deixei de acompanhar a tempos por causa dos fillers e da animação mal-feita.
    -One Piece:Também não sou fã de piratas nem de coisas relacionadas a piratas.OP nunca me motivou a acompanhá-lo e acho que nunca irei, principalmente por causa do tamano da obra, apesar de os fãs sempre me aconselharem com todas as forças…
    -FMA:Esse é o ÚNICO que me conquistou totalmente.Foi o primeiro mangá que comprei(e tenho até hoje os meio-tankos da jbc hehehe), amei tudo, personagens, enredo, a forma como a história progride, os dois animes, tudo tudo!!!Sei que.vou dar uma de tiete, mas kyon, LEIA FMA, é uma grande obra, profunda, bem elaborada, os personagens carismáticos, garanto que não vai se arrepender, sério!!!
    Obs:também aguardo um relançamento por parte da jbc…

  • Alison

    Desses aí eu só li por completo FMA mesmo, e One Piece que eu acompanho até hoje (na verdade, parei de ler por scans desde que o mangá começou a ser lançado no Brasil, já que eu compro o mangá). De resto, eu li todos os outros e dropei depois de um tempo, o que eu mais demorei para dropar foi Naruto. Ele não tem uma história ruim, mas chegando perto do fim eu me cansei dele. Os outros, Bleach e Fairy Tail, eu não tenho nenhum ânimo para voltar a ler um dia.

    Eu só queria fazer uma observação: o anime de One Piece é criticado até mesmo por fãs, sério, não é difícil encontrar fãs de One Piece que odeiem o anime. Há quem goste, claro. Mas a Toei adaptou 1 capítulo do mangá POR EPISÓDIO do anime. Isso mesmo. 1 capítulo do anime corresponde a 1 capítulo do mangá, e como o início de One Piece não é lá muito movimentado, a animação ficou extremamente cansativa. Eu particularmente não gosto do anime.

    Se um dia você resolver dar uma nova chance a One Piece, leia o mangá, sério. Eu também ODEIO piratas, nunca vi nenhum dos Piratas do Caribe por completo, por exemplo, mas gosto muito de One Piece. Apesar da história ser sobre piratas, não é como se a história se focasse em guerras entre navios e homens com papagaios no ombro. O ponto principal de One Piece são as diversas questões sociais com as quais os personagens se deparam em cada ilha que passam. Apesar da arte meio “diferente” do autor, a analogia de One Piece com o nosso mundo e as referências usadas na histórias, que vão desde histórias clássicas mundiais ou japonesas até musicais da década de 70, são muito bem feitas pelo autor. Infelizmente, é uma obra enorme e, pra mim, demorar pra “pegar no tranco”. Eu só comecei a gostar de One Piece por volta do capítulo 100 (acho inclusive o início de Naruto melhor do que One Piece).

  • Victor

    O único que eu li até o final desses foi FMA, e pra quem assistiu o Brotherhood não perde nada, a adaptação pro anime foi super fiel ao mangá (acho que é por isso que ficam comparando as duas versões). Os outros eu até comecei, mas perdi o gosto e parei. Fairy tail só li por curiosidade e até achei engraçado, mas não o suficiente pra continuar lendo mais de 300 capítulos. O Naruto li até chegar perto do final, mas a história me desapontou tanto que parei, quase a mesma coisa com o Bleach e o One Piece parei por preguiça, por mais que eu goste da comédia e ate de algumas lutas são capítulos demais.

    Gostei dessa matéria, faz um tempo que acompanho o seu trabalho aqui e você está de parabéns, além de trazer muitas notícias, ainda traz essas matérias interessantes.

  • Samara Barreira

    Bem, Eu não li nenhum deles, e acrescento mais um na lista, que é Dragon Ball (e esse, eu jamais irei ler o mangá, mesmo!). Explicando…
    1 – Bleach… Eu não gosto, mas também não desgosto. Eu vi o mangá na banca, mas ele não despertou o meu interesse e eu acabei não colecionando. Li a respeito do mangá e do anime, e não achei ruim. Pode vier a ser uma leitura interessante. Mas achar todos os volumes vai dar trabalho… Então nem vou inventar de fazê-lo. Mas posso ver o anime, mas o problema é a quantidade de episódios. Eu posso levar ANOS para terminar de ver tudo, já que eu não sou muito de ver animes, mesmo gostando.
    2 – Naruto… Eu vi o anime, achei a proposta interessante, e assisti a primeira fase quase toda, que corresponde à infaância de Naruto. Mas colecio0nar o mangá, é outra história: o traço não me agradou (é, fui clichê, mesmo! E daí, algum problema? XD). Eu tive a oportunidade começar a coleção, pois iria ganhar de presente o volume 1. Mas o mangá é caro, são muitos volumes e a minha condição financeira atual não permite, até porque estou colecionando outros títulos. Então não quis ler, mesmo.
    3 – One Piece… Eu vi o anime pelo SBT e não achei a história e o enredo interessante. Muito pelo contrário, achei bem repetitivo, pois ficar enfrentando milhares de inimigos em busca de um tesouro chamado One Piece, que até hoje não foi encontrado… É complicado! Mesmo depois de mais 70 volumes. E olha que quando vi o mangá na banca, quando a Conrad o lançou, tava considerando a hipótese de comprá-lo. Mas realmente não deu. Até porque (sendo ainda mais clichê!), o traço grotesco não me agradou, também.
    4 – Fairy Tail… Eu ali a respeito, mas… Eu fço das suas a minhas palavras a respeito do mangá, Kyon.
    5 – Fullmetal Alchemist cai no mesmo caso de Fairy Tail.
    6 – Dragon Ball… Embora até tenha gostado da fase do Goku criança, é um mangá~enime que não serve pra mim, principalmente o anime… É um destival de enrolação, principalmente na fase z, em que se passam meses de luta contra um único inimigo (ninguém que tenha lutado antes do Goku conseguiu derrotá-lo) e planos mirabolantes que não deram certo, pra no fim, o “deus todo poderoso” chegar e salvar o dia… Mais uma vez e ficar com todos os créditois, as glórias e as vitórias. Realmente, não desce. Eu não entendo como conseguem endeusar um personagem tão sem graça e sem carisma e sem personalidade, para mim, que é o Goku. É de se questionar isso até hoje.

    • Dragon Ball tem seus méritos, ele sabe trabalhar bem todos os clichês do gênero e com um toque de comédia os personagens ficam carismáticos. Aliado a isso, Dragon Ball foi o primeiro mangá e animê de muita gente, então é natural a condescendência das pessoas com algumas falhas de enredo e tal.

      De minha parte eu assistia e gostava bastante. Hoje, nem tanto.

  • Kratos

    Amigo, você não leu nada.. Te recomendo a sair do conforto e se aventurar nesses títulos, pois muitas vezes por mais de não gostarmos do tema, acabamos gostando da história, achei um artículo muito ignorante, típico de otakus que se acham cults mas começaram a ler depois dos anos 2000…

    • Samara Barreira

      Cara, não é nada inteligente você chegar e ir julgando as pessoas pelos seus gostos e preferências pessoais, de acordo com a sua visão de mundo. Afinal, estamos analisando os títulos e o impacto que ela vai ter ou não em nossas vidas. Também não creio que seja algo típico de alguém que você diz ser “cult”. Até porque esses termos que eu falei são extremamente subjetivos e variáveis. Não use o seu gosto e preferência como padrão. Não existe padrão para gosto e preferência. Porque pode haver mangás que você não leu porque não apreciou por diversos motivos e que podem ser considerados grandes clássicos, mas que não capiram na sua graça. Então eu posso dizer, por causa disso que você igualmente, não leu nada. Para finalizar, ignorante não é esse artigo, mas a sua opinião tão simplória.

  • Caramba, pelo menos desse chance ao one piece (posso ser um fã chato de OP, whatever) mesmo que tenha sido o tema de piratas. Acredito que você, leitor de mangás, deve abranger mais ainda o seu gosto e experimentar diversos tipos de temas. Porque vai chegar um momento que vc vai se saturar de ler histórias só de ninjas, de super heróis, de ação, de fantasia, de caderno da morte, de comida, de histórias colegiais, de romance e ai vai sobrar piratas pq vc ainda não experimentou. Entendeu o que eu quis dizer? Dê uma chance. Não seja limitado. SE SUPERE! SE DESAFIE! AUMENTE O SEU GRAU DE CONHECIMENTO!

    • Eu concordo com você sobre não se limitar. Acho que as pessoas devem procurar sempre diversificar as suas leituras e não se prender somente ao que gosta. A melhor coisa que uma pessoa pode fazer é estar lendo um battle shonen e, em seguida, ler um slice of life super parado….

      Mas One Piece não cativou e aí não tem o que se fazer. Sei que todo animê tende a ser diferente do mangá e tal, mas se eu não gostei nem tem razão de eu ir atrás do mangá, mesmo ele sendo o mais popular da história, o que mais vendeu e tudo mais. Reconheço a importância dele e não o desmereço em nada. Só não é para mim. 🙂

      Ps: só falei dos fãs chatos porque existem alguns chatos mesmo. Rs Pelo seu comentário você não é um deles^^.

      • Samara Barreira

        Luciano, muito bom o seu comentário e pelo conselho em procurar ampliar e conhecer vários tipos de mangás, em relação a histórias, temas e tal. No meu caso… Quem sabe um dia?

      • ahaha Valeu, não vou ser fã chato insistindo que veja veja os 700 mil episódios de anime!

        Não falo sobre importância que one piece pq vende muito mais ou é popular. Ele é um mangá normal como qualquer outro. Só teve a “sorte” de ser um fenômeno. Na verdade sou muito mais fã dos Cavaleiros, Fullmetal, YuYu, mas One piece já cativou o espaço das minhas listas preferidas de animes.
        Mas espero que um dia vc mude de ideia e acaba pegando o mangá lendo a obra por completo! Tô na torcida! ahah

        =)

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading