BBM Lista: 5 mangás populares que eu nunca li

1222Como você se atreve a ter um blog sobre mangás sem nem ler esses clássicos?

Boa tarde a todos.

Hoje não é segunda-feira, mas também é dia de lista aqui no blog^^. Essa é uma lista que eu sempre quis fazer, mas acabava adiando e adiando, por uma série de motivos diferentes. Consegui não adiar mais e hoje vim trazer a vocês a minha lista com cinco mangás populares que eu nunca li. São mangás que todos conhecem, muita gente gosta, mas que infelizmente não pudemos ler, seja porque não nos agradaram, seja pela falta de oportunidade mesmo.

***

Bleach 66Bleach

Esse mangá da Shonen Jump hoje em dia divide opiniões. Enquanto algumas pessoas o adoram até hoje, outros afirmam veementemente que o autor perdeu a mão em algum momento e a obra decaiu muito. Não faço parte de nenhum dos dois grupos porque eu nunca li o mangá de Bleach.

Por que eu nunca li? A sinopse não me agradou e me parecia uma história que eu cansaria muito facilmente devido à possível recorrência de temas e lutas. Acabei, no entanto, vendo os primeiros episódios do animê e realmente se mostrou uma obra que não era para mim. São raros os títulos com espíritos, shinigamis e outras criaturas mágicas que conseguem prender a minha atenção e Bleach não conseguiu.

Porém, mesmo se o animê tivesse feito eu gostar do mangá eu possivelmente não o teria lido ainda, pois à época em que ele começou a ser lançado no Brasil eu não colecionava mangás e adquirir todos os volumes hoje em dia seria bem difícil.


naruto gold 03Naruto

Quando a Panini anunciou o re-relançamento de Naruto, eu fiz uma postagem e defendi a editora das críticas absurdas feitas por alguns consumidores, mas a verdade é que eu nunca li o mangá do Masashi Kishimoto. Assim como muita gente, conheci Naruto por meio de seu animê exibido no SBT, porém ao contrário da legião de fãs que foi formada com a exibição, o desenho não me agradou, especialmente pela voz que escolheram para o protagonista, muito irritante aos meus ouvidos.

O tempo passou e eu nunca senti vontade/necessidade de ler o mangá. Hoje ao ver algumas exibições aqui e ali do animê na Play TV, Naruto já não me desagrada mais e parece ser uma obra bem divertida de se acompanhar, porém isso não me levou a querer ter o mangá. Até cogitei a ideia de comprar a versão Gold recém lançada, mas outra ideia – a de ficar 6 anos comprando um mangá – foi mais forte e eu desisti.


one piece 57One Piece

Qual a sua desculpa agora? Você já não gostou de Bleach e Naruto, qual a sua desculpa para não ler o último membro do trio de ferro da Jump? Eu poderia ser clichê e dizer que foi o traço do Eiichiro Oda que me afastou do título, mas não foi isso. Eu poderia ser mais clichê ainda e dizer que a parcela de fãs chatos é que me fez sempre ficar longe do mangá, mas também não foi isso. Eu poderia ser infantil e dizer novamente que é o extenso número de volumes, mas igualmente não foi isso.

O que faz eu nunca ter lido o mangá mais popular da história é a sua temática geral e seu pano de fundo. Me desculpem os fãs, mas eu odeio Piratas do caribe e qualquer história com piratas. Capitão Gancho? Não gosto. Episódio do Pica Pau com piratas? Não gosto. One Piece? Não gosto.

Assim como fiz com Bleach e com Naruto eu obviamente dei uma oportunidade para a sua versão em animê, afinal é ridículo não gostar de uma coisa sem ter tido o mínimo de contato com ela, mas a história realmente não me agradou nem um pouco. One Piece não é uma obra feita para me agradar, o público alvo do mangá não sou eu e, portanto, nunca tive vontade de ler sua versão em quadrinhos.


fairy tail 49Fairy Tail

Outro título super-popular que eu nunca li é Fairy Tail. De todos os mangás da lista, este é o único que eu não li sem ter um motivo aparente. Eu via pessoas comentando sobre ele, sobre seu animê e sua história me parecia o tipo que eu não gostaria e acabei nunca indo atrás.

Porém, como eu disse antes, é ridículo não gostar de alguma coisa sem ter contato com ela e resolvi dar uma oportunidade ao mangá. Acabei encontrando o primeiro volume em um sebo e o comprei para conhecer o título. Isso aconteceu ano passado, antes de a editora o reimprimir, mas desde então eu nem peguei o mangá para ler^^. Talvez eu leia o volume algum dia, mas dificilmente irei colecionar o mangá, afinal a dificuldade para encontrar os demais volumes será enorme.


Fullmetal alchemist 01Fullmetal Alchemist

Faço parte daquela pequena parcela da população que gosta dos dois animês de Fullmetal Alchemist e não consegue entender como pessoas discutem na internet sobre qual das duas versões é melhor. Porém, eu não li o mangá. Por quê? Porque eu não acompanhei o seu lançamento no Brasil. Na época eu não estava comprando mangás e depois, quando voltei a comprar, não tive ânimo de ir atrás das edições e resolvi esperar o relançamento.

Além disso, eu sou totalmente contra ler scans de obras que já foram licenciadas no Brasil. Acho o cúmulo da falta de respeito às editoras  e, principalmente, às obras que eu gosto. Se eu gosto de uma obra é justo que eu pague por ela para que tanto as empresas que a fizeram existir, quanto o autor que a criou possam ter o seu pagamento e continuem a nos oferecer outras obras.

Portanto, eu não ter lido FMA é apenas algo parcial que deve ser solucionado assim que a JBC o relançar. Porém, eu confesso que preferia antes que a editora (ou outra qualquer) lançasse Silver Spoon, um mangá da mesma autora.


***

Essa foi a nossa lista de hoje. Você também tem mangás populares que todo mundo leu e você ainda não? Diga-nos aí, nos comentários…

Biblioteca Brasileira de Mangás

20 Comments

  • Dennys Filipe Retrão

    Eu detesto entretenimento sobre PIRATAS, porém AMO ONE PIECE, é diferente de qualquer abordagem sobre o assunto…a trupe do chapéu de palha é espetacular, rs.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: