Qual a ordem correta para ler Madoka Magica?

O mundo da franquia…

Puella Magi Madoka Magica (ou Mahou Shoujo Madoka Magica) nasceu como um animê dirigido por Gen Urobuchi e produzido pela Aniplex em parceria com outras empresas e animado pelo estúdio Shaft. O animê teve ao todo 12 episódios e foi ao ar entre janeiro e abril de 2011, gerando uma grande repercussão por utilizar-se do batido conceito de garotas mágicas e colocá-las em um ambiente mais denso.

Na história acompanhamos Madoka Kaname, Homura Akemi e diversas outras meninas que se transformam em garotas mágicas para, supostamente, salvar as pessoas da ameaça das bruxas. Entretanto, aos poucos elas perceberão que a realidade é bem mais cruel do que elas imaginam…

O sucesso não parou no animê e a série ganhou três filmes. Os dois primeiros ( Mahou Shoujo Madoka★Magica Movie 1: Hajimari no MonogatariMahou Shoujo Madoka★Magica Movie 2: Eien no Monogatari) foram ao ar em 2012 e nada mais são do que uma compilação da história desenvolvida no animê. O terceiro filme foi ao ar em 2013. Intitulado Mahou Shoujo Madoka★Magica Movie 3: Hangyaku no Monogatari ou Puella Magi Madoka Magica the Movie: Rebellion apresenta uma continuação direta da história do animê. O filme chegou a ser pré-indicado ao Oscar de melhor animação, mas não foi selecionado para concorrer ao prêmio, perdendo a indicação para Vidas ao vento, de Hayao Miyazaki.

Além das animações, o sucesso de Puella Magi Madoka Magica fez surgir várias obras impressas derivadas. Isso até não teria nada de anormal, afinal é costume que animes originais acabem ganhando uma adaptação em mangá posteriormente, mas Madoka foi um sucesso tão grande que ganhou toda uma franquia e uma revista própria destinada à série.

No Brasil, a editora NewPOP trouxe várias dessas obras e fez muitas pessoas ficarem perdidas na ordem de leitura. Pensando nisso resolvemos fazer essa postagem mostrando a ordem correta de leitura e, mais do que isso, apresentar aos leitores as diversas obras da franquia, estejam elas licenciadas ou não no Brasil.

Primeiramente, para iniciar-se no mundo dessa franquia há quatro possibilidades distintas a saber:

  • Assistir ao animê
  • Assistir aos filmes compilatórios
  • Ler o mangá que adapta o animê
  • Ler a novel que adapta o animê

Ao assistir ou ler uma dessas obras você já estará iniciado no mundo, saberá os segredos por trás das garotas mágicas, do bichinho fofinho Kyubei, e de toda a realidade da luta contra as bruxas. Assim poderá ler qualquer das obras da franquia^^.

Mas atenção haverá spoilers leves.

Eles não contam absolutamente nada da história, mas há um pequeno detalhe que pode mudar sua experiência caso ainda não tenha visto ao animê ou lido o primeiro mangá.

***

Dito isso, dividimos a postagem em cinco partes. Basta clicar em um dos links e você será direcionado à parte específica.

1 – Realidades Paralelas

2 – Diversas garotas mágicas

3 – Comédias e etc

4 – Anthologias

5 – Outros (Guidebook, Artbooks, etc)


1 – As realidades paralelas


-Puella Magi Madoka Magica

Série em 3 volumes desenhada por Hanokage. Essa obra adapta fielmente a história da série animada. Caso você não queira ver o animê ou os filmes compilatórios é por meio desse mangá que você deve iniciar no universo das garota mágicas.

Sinopse: Tudo começou em um sonho. Uma batalha horrível acontecia e Madoka Kaname podia ver a destruição acontencendo. Ao acordar, ela se depara com uma nova aluna, Homura Akemi, que estava em seu sonho. Jogada dentro da batalha das garotas mágicas contra as Bruxas, Madoka conhece o desespero e a dor. Ela deve aceitar o poder e se tornar uma Puella Magi? Uma garota mágica?

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


-Puella Magi Magoka Magica – The novel

Volume único. Light novel da franquia. Esse livro reconta a mesma história desenvolvida no animê, nos filmes compilatórios e no mangá. Só como curiosidade, vale dizer que no Japão a obra foi lançada em dois volumes (as demais capas que você vê acima^^).

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


Puella Magi Madoka Magica – The Movie Rebellion

Série em 3 volumes desenhada por Hanokage. Essa obra adapta o terceiro filme da franquia e que dá sequência à história do animê (ou do primeiro mangá ou da novel). Rebellion só deve ser lido após conhecer uma dessas histórias.

Sinopse: Na história, Homura parece ter voltado novamente no tempo, mas algo estranho parece estar acontecendo, ao invés de bruxas, ela agora parece lutar contra os “pesadelos” das pessoas, só que ela parece ser a única que percebe que isso não é normal. Decidida a desmascarar a bruxa que ela tem certeza que está por trás daquilo, Homura começa sua investigação. Mas a verdade é algo ainda mais sinistro e a garota terá que enfrentar e superar o seu maior medo.

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


-Puella Magi Madoka Magica – The Different Story

Série em 3 volumes desenhada por Hanokage. Essa obra é uma releitura da história principal, tendo como foco a personagem Mami Tomoe, tornando-a uma das protagonistas. Trata-se de uma narrativa muito boa para quem gosta da Mami e deseja ver ela mais em ação.

Sinopse: Uma outra visão pode criar uma história completamente diferente, uma nova forma de encarar as personagens de Puella Magi Madoka Magica! Um universo diferente é criado a cada decisão que tomamos. E em um deles, a história de Mami Tomoe vai além do que conhecemos na trama de Puella Magi Madoka Magica. Nesta história, o foco muda de direção e temos Mami dividindo a frente com Kyoko Sakura. No passado, elas já foram uma dupla, mas algo as fez trilhar caminhos diferentes. E ao mesmo tempo em que conhece outra história destas personagens, você também vai rever tudo o que sabe sobre Madoka Magica!!

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


-Puella Magi Oriko Magica

Série em 2 volumes por Mura Kuroe. Aqui conhecemos Oriko, uma garota mágica capaz de ver o fim do mundo. Por causa de seu poder, Oriko sabe como ninguém o perigo que Madoka representa.

Sinopse: Em Oriko Magica conhecemos uma das muitas dimensões que Homura visitou que, como ela mesma diz, é muito irregular. Nesta dimensão é onde mora a chamada Oriko, a garota mágica branca, que por causa de seu pedido consegue ver o fim do mundo e o perigo que Madoka representa. Decidida a mudar o rumo das coisas e salvar o mundo, ela passa a matar garotas mágicas com a ajuda de Kirika, a garota mágica negra. Mas nem Oriko, nem Kirika contava com a força de Homura e das outras garotas mágicas. E a batalha se instala entre aquelas que desejam proteger suas amigas e aquelas que lutam pelo “bem maior”. Reveja Mami, Homura, Madoka, Kyoko e Sayaka em mais esta história do mundo das garotas mágicas!

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


-Puella Magi Oriko Magica – Outra história

Volume único por Mura Kuroe. Neste spin-off revisitamos o mundo de Oriko Magica por uma outra perspectiva.

Sinopse: Outras possibilidades, outras realidades… O mundo de Oriko Magica visto por outra perspectiva neste volume especial da série. Oriko Mikuni fez um contrato com Kyubey e se tornou uma garota mágica. Porém, ela ainda não consegue dominar seus novos poderes. Kirika Kure mudou completamente graças a um milagre, mas ainda assim não consegue tomar a iniciativa para conversar com Oriko. Yuma Chitose tem seu coração despedaçado pela violência de sua própria mãe. Esta é a história das garotas que irão lutar para proteger Mitakihara. Uma outra história…!

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


Puella Magi Madoka Magia: Homura Revenge

Série em 2 volumes por Masugitsune e Kawazukuu. Novamente uma história em que Homura é obrigada a voltar no tempo, mas agora com uma ajuda inesperada…

Sinopse: Mais uma vez Homura falha em impedir os acontecimentos fatídicos que custam a vida de Madoka. Mas, desta vez, ao voltar ao passado, ela segura Madoka, que retorna com suas lembranças também intactas. Agora juntas elas farão de tudo para salvar todas as garotas mágicas e impedir que mais sejam criadas. Mas seus planos começam a dar errado quando descobrem que Kyubey também reteve sua memória.

O título está licenciado no Brasil, mas sua publicação ainda não começou.


-Puella Magi Madoka Magica – Wraith Arc

Série em 3 volumes por Hanokage. Essa obra retrata os acontecimentos após a série principal de Madoka e antes do filme Rebellion. Não é necessário ler nessa ordem.

O título é inédito no Brasil


Magia Record: Puella Magi Madoka Magica Gaiden

De  Fujino Fuji. Adapta um jogo para smartphones de mesmo nome. Começou a ser lançado no Japão em 2018. O primeiro volume saiu em março de 2019 no Japão.

O título é inédito no Brasil


2 – As diversas garotas mágicas


-Puella Magi Kazumi Magica- Malícia inocente

Série em 5 volumes de Masaki Hiramatsu e Takashi Tensugi. O mangá com os desenhos mais estranhos da franquia acompanha a garota mágica desmemoriada Kazumi e sua busca para descobrir o que aconteceu.

Sinopse: Kazumi é uma jovem gulosa e preguiçosa, que acorda dentro de uma mala sem se lembrar sobre seu passado ou de como foi parar lá dentro! Sua memória foi perdida e ela se vê em meio a uma grande confusão: a mala na qual está dentro foi trocada por engano, no lugar da garota era para estar uma poderosa bomba que destruiria um centro comercial inteiro. Mesmo com o lapso de memória, Kazumi descobre um poder mágico muito forte dentro de si: Ela é uma Garota Mágica! Para se livrar de todos os mal-entendidos e recuperar sua memória, a garota contará com a ajuda de suas melhores amigas: Umika e Kaoru! Nessa jornada muitas perguntas precisam ser respondidas: quem foi o sequestrador de Kazumi? Por que suas memórias foram apagadas? Quais segredos esconde o passado da garota?

Compre em: Amazon / NewPOP Shop


Puella Magi Suzune Magica

Série em 3 volumes, desenhada por Gan. Essa série é um tanto quanto diferente, pois a garota mágica que intitula a história é uma assassina.

Sinopse: No seu dia a dia Suzune parece uma garota como qualquer outra, mas ela tem um grande segredo: ela é uma garota mágica assassina! Um grupo de garotas mágicas notam os assassinatos em série e começam a investigar, mas com isso chamam atenção de Suzune. Qual será o futuro dessas garotas mágicas?!

Compre em: Amazon


-Puella Magi Tart Magica – The Legend of “Jeanne d’Arc”

Série em 5 volumes por Kawazukuu e Masugitsune. série da franquia em que coloca Joana d’Arc como uma garota mágica.

Sinopse: Joana d”Arc é reverenciada como uma heroína da Guerra dos Cem Anos e como uma santa da Igreja Católica. Mas sua liderança e força de caráter em seu tempo não escaparam do conhecimento de Kyubey, que, mesmo no século XV, já buscava candidatas a garotas mágicas. Com outras garotas mágicas, Joana luta contra os ocupantes ingleses da França , mas ela logo se encontrará lutando contra algo muito sinistro!!!.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Oriko Magica: Sadness Prayer

Série em 4 volumes de autoria de Mura Kuroe. A história desse mangá ocorre após o prólogo de Puella Magi Oriko Magica, mas antes dos demais acontecimento deste.

O título é inédito no Brasil


3 – Comédias e etc


-Akemi Homura Will Try Harder Tomorrow 

Volume único de autoria de Hayahiro Ushiro. Nesta obra acompanhamos Homura ficando um pouco preguiçosa após muitos loops temporais.

O título é inédito no Brasil


-Café Grief Seed e Youkoso!

Volume único de Kotori Hina. Essa obra é um slice of life em que Madoka e as outras garotas mágicas trabalham em um café.

O título é inédito no Brasil


-Come in! Magica Bookstore

1 volume, de autoria de Terayama Den. Nessa obra, Madoka arranja um emprego de meio período numa livraria, onde ela terá que lidar com os superiores, seus colegas e a clientela. Trata-se de um slice of life de comédia.

O título é inédito no Brasil


-Floating Madoka

Série em 3 volumes de Mei Aota. A obra é definida com um 4-koma (tirinhas japonesas) muito fofo sobre as garotas mágicas.

O título é inédito no Brasil


-Kaname-ke

Série em 2 volumes por Misachu e Nash. Trata-se de uma série em 4-koma sobre a família Kaname.

O título é inédito no Brasil


-Magical Girl Club Madoka Magica (Mahou Shoujobu Madoka Magica)

Série em 3 volumes de autoria de Hige. A história desse mangá acontece em um mundo em que as garotas mágicas e as bruxas convivem de forma pacífica. Nesse cenário, Madoka Kaname decide criar um clube de garotas mágicas.

O título é inédito no Brasil


-Mitakihara Anti-materials  

Série ainda em andamento com 2 volumes, de autoria de Myama. Nesta obra, devido a um ligeiro mal-entendido, Homura começa sua vida coabitando com Mami. Mas neste cotidiano, tudo se revela melhor do que o esperado.

O título é inédito no Brasil


-Mitakihara Touchien Mahougumi  

Série em 3 volumes de autoria de Linco. Nesta obra, as personagens de Madoka Magica são reimaginadas como alunos do jardim de infância. Nesta realidade em que Homura aparece, a escola é operada por Kyubei e a personagem Mami é adulta.

O título é inédito no Brasil


-Pom Magi

Série em andamento com 3 volumes, de autoria de Tsukumo. Nesta obra acompanhamos mais uma Homura um pouco… não, não, muito esquisita. Trata-se de mais uma obra de comédia.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Homura Tamura ~Parallel Worlds Do Not Remain Parallel Forever~

Série em andamento com 3 volumes, de autoria de Afro. O título é uma comédia 4-koma centrada na vida das garotas mágicas, afinal a vida delas não é apenas batalhas, elas enfrentam os mesmos testes de meninas normais do ensino médio.

O título é inédito no Brasil


-Sutema

Série em 3 volumes de autoria de Sekilin Yamada. Em mais uma de suas voltas no tempo, Homura acaba parando em um mundo em que ela é chibi, mas mesmo pequena ela irá lutar para salvar a Madoka. Nesse mundo paralelo essas chibis são como pets, e Homura só fala “homu!”. Além de Homura, Sayaka também é uma chibi-pet. A obra é um 4-koma de comédia.


-The Veranda of Madoka

Série em 3 volumes por Papa. Nesta obra acompanhamos uma história em que as garotas mágicas são todas irmãs vivendo sob o mesmo teto.

O título é inédito no Brasil


-Magia Report

Também de autoria de Papa. O primeiro volume foi lançado em março de 2019 e o segundo em abril do mesmo ano. É um mangá de comédia baseado no Magia Record.

O título é inédito no Brasil


-Tomoe Mami no Heibon na Nichijou

Série em andamento com 6 volumes, de autoria de Mai Arata. Essa obra segue o tranquilo e pacífico futuro de Mami Tomoe, uma das protagonistas de Puella Magi Madoka Magica. Nessa obra Mami tem 31 anos, trabalha e é amiga de Madoka, Homura, Sayaka e Kyoko. Agora, ao invés de lutar contra as bruxas, as meninas estão comprometidos a viver uma vida normal, cuidando dos pequenos problemas da vida cotidiana como encontrar um marido ou evitar engordar.

O título é inédito no Brasil


4 – Anthologias


-Puella Magi Madoka Magica Anthology

5 volumes. Coleção de One-shots sobre o universo Madoka. Os volumes possuem contribuições e ilustrações de artistas do Pixiv e de mangakás de uma das revistas da editora japonesa Houbunsha.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica 4-koma Anthology

4 volumes. Mesma coisa do anterior. Coleção de One-shots sobre o universo Madoka. O diferencial é que os one-shot são em 4-koma, as tirinhas japonesas.

O título é inédito no Brasil


-Magia Record – Anthology

O primeiro volume saiu em abril de 2019 no Japão.

Inédito no Brasil


5 – OUTROS


-Puella Magi Madoka Magica Official Guidebook “You Are Not Alone”

Guide Book. 1 volume. O guia traz uma variedade de informações sobre o animê de Puella Magi Madoka Magica. Há ilustrações, entrevistas com o elenco, informações sobre os episódios, etc.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica Movie The Beginning Story/The Eternal Story Official Guidebook “With You”

Guide Book. 1 volume. O guia traz uma informações sobre os dois filmes compilatórios de Puella Magi Madoka Magica.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica the Movie: Rebellion Official Guidebook “Only You”

Guide Book. 1 volume. O guia traz uma informações sobre o terceiro filme da franquia Puella Magi Madoka Magica.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica The Illustrated Book

1 volume. Coleção de ilustrações da franquia feita por 55 artistas. A capa foi feita por Hanokage, o desenhista da adaptação da série principal, The Movie Rebellion e The Different Story.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica Artbook

1 volume. Contém 64 páginas. Abrange vários projetos de produção inicial para o anime, incluindo esboços e movimentos de batalha, equipamentos e locais selecionados. Também estão incluídas notas, diretrizes e outros materiais do background do anime.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica film memories

1 volume. Trata-se de um Anime-Comic, uma adaptação cinematográfica do animê da franquia. A edição possui quase 500 páginas totalmente coloridas.

O título é inédito no Brasil


-Puella Magi Madoka Magica: The Beginning Story

1 volume. Livro de 244 páginas que contém uma divulgação completa de todos os cenários de Puella Magi Madoka Magica de Gen Urobuchi, incluindo o primeiro rascunho que iniciou toda a história.

O título é inédito no Brasil

***

Além de tudo o que mencionamos aqui, ainda existem os DVDs e Blurays da franquia, jogos de vídeo-game, alguns guias para esses jogos e uma infinidade de outros produtos. Obviamente, por fugir demais da temática do blog, não os listamos aqui.

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

18 comentários

    1. Duvido, tem coisas aí que são super super desconhecidas e alternativas até mesmo no Japão. A gente se virou ao avesso para achar informações de certas coisas, praticamente lançadas para fazer volume na revista para um público bem restrito.

      Curtido por 1 pessoa

  1. Os únicos que me interessam são os com história que se relacionam a história principal, os que vocês colocaram nos tópicos “1 – Realidades Paralelas” e “2 – Diversas garotas mágicas”. Espero muito que a NewPop traga todos eles (bom, só falta anunciar Wrait Arc, Sadness Prayer e Tart Magica, que é o que mais espero).

    Já os de comédia e as antologias, não faço a mínima questão de ter.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Já conhecia boa parte destas obras, já que sou um seguidor de Madoka! Só digo que quero os de comédia para ontem, kkkk!!!! Madokami merece ter todas a suas bíblias publicadas aqui!!!!

    Curtir

  3. Já sabia que Madoka tinha vários derivados, mas é maior do que eu pensei. Bem maior.

    Sobre os mangás, comprei o pacote da NewPOP, que vem com quatro sagas completas, além de um volume de outro e o livro. Sinceramente, foi muito abaixo do esperado. A arte é confusa e o ritmo rápido demais, o que atrapalha a leitura. Ainda dá pra curtir, mais pela curiosidade mesmo. Mas ainda pretendo comprar o novo que saiu rs

    Curtir

  4. Que delicia, não fazia idéia que madoka tinha tantos mangás, quero TODOS, é um dos meus animes favoritos ever (mas seria bom se tivesse um novo anime rs)

    Curtir

  5. Caraca eu não sabia que a franquia era tão grande, tudo bem que muitas coisas ai é desnecessárias mas como fã eu gostaria de ter toda a franquia.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s