Migração? Panini registra aumento de vendas em livrarias

Fala foi dita durante o Ressaca Friends…

Durante o bate-papo com as editoras, ocorrido durante o Ressaca Friends, o representa da editora Panini, Levi Trindade, comentou algumas coisas sobre o ano da empresa. Um dos pontos mais interessantes diz respeito ao modo de aquisição dos títulos da editora. Segundo ele, a Panini registrou um aumento no número de vendas em livrarias, representando uma mudança de comportamento dos clientes da empresa.

Trindade também comentou do ano difícil que foi para a editora e para o Brasil. Segundo ele, a Panini acabou por sentir o peso da crise econômica de 2016 apenas agora em 2017. Isso fez com que a editora reconsiderasse o lançamento de uma ou outra obra, pois a venda de uma poderia impactar (negativamente) nas vendas de outra, etc.

Ele comentou também de todo o problema que ocorria com a antiga empresa de distribuição, com várias caixas de mangás voltando fechadas, sem terem sido expostas nas bancas. Trindade ainda falou que a editora ainda não conseguiu abranger 100% das cidades com o novo sistema de distribuição e pediu para as pessoas continuarem a mandando as reclamações para saber onde a empresa deve e precisa melhorar.

Não foram dadas novidades para 2018, com Trindade apenas recapitando os títulos que serão lançados pela empresa ano que vem. Você confere eles (e os de todas as outras empresas) no nosso Calendário de lançamentos.

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM via Portal Genkidama



11 Comments

  • Diego Lopes de Souza

    Eu achei interessante que enquanto todas as editoras argumentaram sobre o ano difícil causado pela crise, a NewPop foi pelo caminho contrário, o Júnior comentou que foi um ano muito bom para a empresa, e que isso foi devido o planejamento deles de há 2 anos se não me engano, terei saído das bancas de jornais e só trabalharem com lojas especializadas. Eu acho que seria ótimo e apoio a ideia dos mangás serem migrados apenas para as especializadas e mercado digital, o que me preocupa é a falta delas em outros estados, principalmente cidades do interior e como foi citado, a dificuldade de distribuição nesses pontos. Havendo uma qualidade logística melhor, quem sabe né ^^

  • Deny

    Panini não é aquela editora que sempre aparece em evento de anime, pedindo sugestões, dizendo que estão cientes dos problemas, que estão tentando melhorar, etc; mas nunca muda nada?

      • Roses

        E até um tempo atrás dava para incluir a JBC e sua saga com papeis transparentes ou de má qualidade.

      • Deny

        Não sou rapaz hahaha.

        Mas então, discordo, não sei quanto a Sampa pq essa ai nem sei se anda viva ou morta, mas a NewPop é infinitamente superior a Panini.

        Panini é Sinônimo de:
        -Exclusividade em bancas;
        -Problemas de distribuição, muitas bancas nem sentem o cheiro de alguns volumes (por isso Naruto Gold 1 vale gold);
        -Problemas com entregas em assinaturas;
        -Volumes pulados em assinaturas;
        -Assinaturas com volumes surpresas (ou seja, nem sabe quais vai receber);
        -Baixa tiragem;
        -Falta de estoque (até na loja da Panini é normal encontrar mangas lançados a 1 mês indisponíveis);
        -Raríssimas reimpressões;
        -Cancelamentos frequentes;
        -Congelamentos frequentes (leia-se mangas não oficialmente cancelados);
        -Atrasos p/ lançar novos volumes quando saem no japão;
        -Papel bom, só em edições de luxo como Berserk e Vagabond (Naruto Gold fica de fora);
        -Papel jornal deles é de longe o pior, todo cinza (o da JBC pelo menos é branquinho)
        -Mangas bilíngues.

        E por ai vai…
        Essas foram só alguns dos problemas que me veio a mente no momento. É claro que alguns destes pontos negativos também existem em outras editoras, mas Panini é o pacote completo…

        • Roses

          NewPOP tem vários problemas também, não trata-se de uma competição, rapariga (?), mas o fato é que eles vivem prometendo correções e melhorias que não chegam nunca.

          • Deny

            Claro que é uma competição, entre editoras hahaha. Não que a NewPop não tenha seus problemas, é claro que tem, principalmente de revisão, mas são muito menos do que na Panini que tem uma administração completamente decadente.
            Os mesmos problemas que se via lá no começo, nos primeiros mangas que a Panini publicava, persistem até hoje, principalmente no que tange a distribuição, aspecto onde todas as demais já melhoraram. Chega a ser surreal.

            • Roses

              Eu quis dizer que não estava tentando competir ou discutir quem era pior. Mas que todas elas têm seus momento de muita promessa e nenhuma entrega. 🙂

  • pimpao10

    Que kamisama guie a panini por uma trilha com mais livrarias e menos bancas que mais parecem pequenas mercearias…

  • Mugi-chin

    Aquele post sobre benefícios sobre a distribuição em livrarias comparado às bancas resume bem essa questão toda. Acho que o nosso mercado tem evoluído ao ponto de se incomodar com a qualidade física do material de banca. Além disso, acho que a galera acaba comprando mais em livraria também por conta dos descontos.
    O Levi chegou a especificar se era apenas loja física ou online?

    Só um toque: […]”Ressaca Friends, o representa da editora Panini, Levi Trindade” […]
    Dá uma arrumadinha lá! 😉

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: