Na Polônia: mangá chegou a ficar 10 anos sem sair e retornou

Saiba mais…

Aqui no Brasil, a editora Panini está com uma grande lista de mangás paralisados há anos e sem qualquer previsão de retorno, como Kekkaishi (sem sair desde 2013), MPD Psycho (sem sair desde 2010) e Black Lagoon (sem sair desde 2010). Sempre que perguntada sobre esse assunto, a editora diz que ainda está estudando possibilidades para trazer os títulos de volta, mas a verdade é que a maioria dos fãs já perdeu as esperanças de ver os retornos dessas séries.

Alguns mangás poloneses. Foto retirada do Google Imagens…

Mas e se eu te disser que já aconteceu hiatos mais longos em outros países? Sim é verdade. Na Polônia houve um mangá que foi paralisado e só voltou a sair 10 anos depois. Trata-se da clássica comédia romântica Ah! Megami Sama!, de Kosuke Fujishima. O título começou a ser publicado na Polônia no ano 2000 pela editora Japonica Polonica Fantastica (JP Fantastica) e seguiu sem percalços até 2003, com 5 ou 6 volumes publicados por ano. Em 2004, a obra começou a ser inconstante e só teve dois tomos editados durante o ano. Em 2005, novamente apenas dois tomos, totalizando 27 volumes.

Mangá com leitura ocidental? Foto retirada do Google Imagens.

Naquele momento, no Japão, Ah! Megami Sama! estava apenas no volume 32 (ele seria concluído em 2014 com 48), ou seja dentro em breve a publicação da Polônia alcançaria a publicação japonesa, mas isso nunca ocorreu. O mangá não apareceu em 2006 e nem nos anos posteriores. Não encontramos informações sobre o porquê da paralisação da obra, visto que não dominamos o idioma polonês.

Dez anos depois, porém, em julho de 2015 o volume 28 saiu, pela mesma empresa. Desde então, a publicação continuou a passos lentos. Em 2015 saiu ainda o volume 29, em 2016 saíram mais 4 volumes e em 2017 outros 3, totalizando 36 volumes até o momento. Faltam 12 para sua conclusão.

Percebam as datas dos volumes 27 e 28^^.

Essas informações sobre o mangá e a enorme pausa foram retiradas de um site catalogador polonês, ao estilo Guia dos Quadrinhos. Aparentemente não houve qualquer relançamento dos 27 primeiros tomos, então o máximo que deve ter acontecido é uma reimpressão, coisa que sites catalogadores não informam. Ainda assim, é bem estranho e até arriscado uma série retornar depois de dez anos, ainda mais uma série longa dessas. Será que a obra chega ao fim? O tempo dirá…

Ao conhecer essa história você, leitor, passa a ter mais esperanças de que a Panini volte com seus mangás que se encontram “na geladeira”?^^

***

Obs 1: Procuramos por outras séries, mas aparentemente Ah! Megami Sama!  é o único caso de mangá que teve sua publicação paralisada e conseguiu retornar anos depois na Polônia.

Obs 2: Em breve devemos ter uma postagem mostrando um pouco mais do mercado polonês de mangás, as obras que se publicam, a quantidade delas, etc. Aguardem^^.

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

 BBM

4 Comments

  • Starrk

    Aparentemente os mangás lá tem melhor qualidade que aqui, infelizmente mangás paralisados a mais de cinco anos acabam perdendo sua qualidade e consequentemente o interesse em retomar ou completar a coleção..

  • pimpao10

    Dia 22: Eles não desconfiam de nada. Ainda pensam que sou o mangá da Clamp…
    ———– ———-
    Acho que essa seria uma notícia animadora se a Panini nunca “cancelasse pelas sombras”. Aliás, um abraço Ninja Slayer!

  • Lis D

    Esperança de voltar eu até tenho, mas faço isso só pra me torturar aparentemente

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: