O que mais tem de “A voz do silêncio” no Japão?

Dentro em breve, a editora NewPOP irá concluir o mangá A voz do silêncio (Koe no katachi), de Yoshitoki Oima. Completo em 7 volumes no Japão, a obra deu origem a um filme de sucesso no Japão, mas que infelizmente ainda permanece inédito no Brasil de forma oficial. Chegou a se cogitar que a rede Cinépolis exibiria o filme em 2017, mas o ano passou e nada do filme.

Ao menos temos o mangá por aqui para comprar, mas agora a dois volumes de ser concluído uma dúvida vem à cabeça dos leitores: existem mais obras impressas de Koe no Katachi que poderiam ser publicadas no Brasil? Pensando nisso, fomos pesquisar um pouco e descobrimos que realmente existem algumas obras no Japão, mas que não formam uma enorme franquia.

Uma dessas obras impressas é o Fanbook oficial, capa acima. Dentre diversas outras coisas, o mais interessante é a presença do one-shot original do mangá, que ganhou em 2008 o concurso “Best Rookie Manga”, mas que só viu a luz do dia em 2011, visto que, à época, não quiseram publicar o one-shot devido ao tom crítico.

O fanbook foi publicado em setembro de 2016 e foi feito no mesmo formato do mangá, de modo a parecer um volume da série.

Além do fanbook, outra obra derivada de Koe no Katachi é uma novel de dois volumes, publicada em setembro e novembro de 2016 e creditado a Miu Kawasaki e Reiko Yoshida (Roteirista do filme). Chamada de Shousetsu Eiga – Koe no Katachi, essa novel, na verdade, tem como base o roteiro do filme animado, tratando-se de uma adaptação dele. Eis as capas abaixo:

Será que essas obras podem aparecer no Brasil? Depende bastante do sucesso de A voz do silêncio e, mesmo assim, não existe qualquer garantia. Até o momento, a NewPOP ainda não publicou nenhum databook ou fanbook, então se ela lançasse o de Koe no Katachi seria o primeiro.  Quanto à novel também é difícil fazer previsão. A empresa é a única a investir nesses livrinhos japoneses, mas mesmo assim ela não publicou os livros de O jardim das palavras e 5 cm por segundo, mesmo tendo lançado os mangás. Então temos que esperar e ver se a editora nos surpreende.

No Japão ainda há o Koe no Katachi Special Book, um livreto distribuído a quem foi assistir o filme nos cinemas japoneses, mas esse não deve ser possível de licenciar e, como pode ser visto na imagem abaixo, é só um livreto mesmo, de pouquíssimas páginas.

***

Essa foi uma mini postagem de nossa série Guia de Franquias. Leia nossos outros guias clicando nos links abaixo:

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter

BBM

9 comentários

  1. Muito boa, a postagem. Uma coisa que eu tenho sentido falta no blog há meses, é a resenha dos mangás que saem por aqui. Vocês desistiram da ideia completamente? Sempre criam novas seções, o que é muito bom, mas outras simplesmente caíram no limbo, como essa e a desmistificando e que eu também senti falta.

    Curtido por 1 pessoa

    1. No caso das resenhas é também falta de tempo.

      Pelo menos para mim, uma resenha demanda mais tempo para escrever do que uma postagem como esta aqui, por exemplo. Mesmo juntando o tempo de pesquisa com o de escrita dá menos tempo do que eu gastaria em uma resenha e eu acabo privilegiando outras matérias.

      Mas resenhas não morreram, não. Logo, logo estarão de volta^^.

      Curtir

  2. Lembro que o Junior da NewPOP mostrou em uma live que a editora japonesa tinha enviado esse Fanbook oficial pra eles e iam analisar o possível lançamento. Tomara que sim.

    Curtir

  3. Só queria agradecer pelo trabalho, amo esse manga e é muito bom saber o que mais posso encontrar dele, muito obrigado

    Curtir

Os comentários estão encerrados.