NI 282. Inscrições abertas para o 12º Prêmio Internacional de Mangás

Aviso aos quadrinistas

Desde o dia 02 de abril estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio Internacional de Mangás. Elas seguem até o dia 15 de junho de 2018. Promovido todos os anos desde 2007, o prêmio é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, com o objetivo é promover e expandir o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo por meio da cultura do mangá.

Os grandes vencedores serão premiados na categoria Ouro (1) e Prata (3) e irão ao Japão para participar da cerimonia de premiação. Em 2017, o grande vencedor da medalha de ouro foi a obra Dos Aldos, dos colombianos Diaz e Guerra. Ficaram com a medalha de prata Onibi, do Atelier Sentô (França),  Viva Eve! Long live life!, de Rerekina e Martynenko Nataliia (Ucrânia) e Left Hand (vol. 1), de Sally (Taiwan).

  • Algumas obras ganhadoras desse prêmio já foram publicadas por aqui. São elas:

Hollow Fields – mangá australiano. Ficou com a medalha de prata em 2007. Foi publicado no Brasil pela editora NewPOP.

-Eu Mato gigantes – mangá americano. Ficou com a medalha de ouro em 2011. Foi publicado no Brasil pela editora NewPOP. Veja as primeiras páginas no site oficial do concurso.

-O divino – Mangá israelense. Ficou com a medalha de ouro em 2015. Foi publicado no Brasil pela editora Novo Século. Veja as primeiras páginas no site oficial do concurso.

Até hoje, nenhum brasileiro ganhou as categorias Ouro e Prata. O Prêmio Internacional de Mangás, porém, ainda possui a categoria Bronze, mas esses não vão ao Japão e o Brasil já teve vencedores nesta categoria, Marcelo Cassaro e Érica Awano, com Holy Avenger.

  • Requisitos para participar: 

(1) Trabalhos de mangá (16 páginas ou mais) produzidos fora do Japão. Tanto os trabalhos publicados como os não-publicados serão elegíveis, exceto os trabalhos já premiados nas edições anteriores do Prêmio Internacional do MANGÁ do Japão.

(2) Os trabalhos de mangá devem ter sido produzidos há até três anos (2015 a 2018).

(3) Os trabalhos devem ser enviados em formato impresso (é possível que seja pedido posteriormente o envio do material digitalizado).

(4) Empresas de publicação de outros países poderão se inscrever para participar do 11º Prêmio Internacional de MANGÁ do Japão somente se confirmarem que os autores consentem que seus trabalhos sejam submetidos.

(5) O autor do mangá ou autor da história deve ter nacionalidade estrangeira (não deve ter nacionalidade japonesa). O representante das obras premiadas que será chamado ao Japão deve ter nascionalidade estrangeira (não deve ter nacionalidade japonesa).

(6) Apenas um trabalho pode ser enviado por pessoa. Cada pessoa só pode se inscrever uma vez.
Apenas um trabalho será aceito por título (ou série). De modo que se uma coleção de one-shots for submetida, apenas um deles será aceito.
Apenas uma inscrição por trabalho será aceita. Inscrições subsequentes serão consideradas inválidas.

(7) Os trabalhos premiados podem ser divulgados ná página do prêmio, com a devida autorização do autor, para divulgação nacional e internacional

  • Como se inscrever: 

O participante deve preencher uma ficha de inscrição  e enviar a ficha junto com DUAS CÓPIAS da obra. O link para a inscrição você encontra no site oficial do evento, clicando aqui.

As inscrições devem ser enviadas para quaisquer dos destinatários abaixo:
i)
P.O.Box
MBE193 The Twelveth Japan International MANGA Award Executive Committee
Shinjuku Oak Tower 2F,
6-8-1 Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku, Tokyo, JAPAN
Postcode: 163-6002

ii) Embaixada ou Consulados Gerais do Japão
(Veja endereços, clicando aqui)

Importante dizer que o prazo de 15 de junho de 2018 é para os trabalhos chegarem ao Japão, portanto não adianta mandar pelo Correio nessa data.

***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

Com informações de Manga News e Nippo Brasilia

%d