Fãs analisam os lançamentos de Hunter x Hunter
Que o autor de Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi, é o rei dos hiatos e da publicação casual não é novidade para nenhum leitor. Mas você sabe mesmo quantas “paradas” e “recomeços” a obra já teve? Pois um pessoal decidiu organizar todos os dados e fazer gráficos e dados visuais para mostrar exatamente esses hiatos.
Os gráficos e dados originais podem ser encontrados aqui. Os dados e informações são de um site japonês de fãs que é especializado na publicação (ou seria nos hiatos) de Hunter x Hunter.
Abaixo a versão traduzida feita por nós afim de facilitar para os nossos leitores, clique nas imagens para ver versões maiores. Esta postagem foi publicada originalmente em 25/02/2016 e atualizada em 19/04/2018.

Os dados começam com uma tabela mostrando as edições da Weekly Shounen Jump, revista onde a série foi (é?) serializada, que possuem ou não um capítulo de HxH. Seguida de uma por arcos:

Note que além dos hiatos propriamente ditos, há pequenos pulos, especialmente no início. Aquilo ali é normal, geralmente batem com os lançamentos dos volumes, quando o autor precisa de um tempo para ajeitar e arrumar os capítulos, além de produzir capas e outros extras para os encadernados. Também não é incomum uma pausa de um mês ou menos entre arcos, geralmente uma folga merecida e uma chance para o autor bolar novos arcos.

O site continua com algumas estatísticas interessantes, comparando os hiatos às publicações. Aqui um gráfico bem ilustrativo mostrando o volume de produção de capítulos por ano, no original é possível ver os valores exatos em cada bolinha ali, o link está ali em cima, se quiser dar uma olhada.

Por fim, o site encerra com uma tabela por ano mostrando as porcentagens de edições puladas:

***
No Brasil a obra é lançada pela JBC desde 2008. Atualmente a empresa publicou 34 dos 35 volumes já lançados no Japão. Togashi é autor também de Yu Yu Hakusho e Level E, publicados também pela mesma editora.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM
[…] em publicação no Japão desde 1998 e é conhecido por seus constantes e longos hiatos (veja mais aqui), possuindo atualmente 36 volumes, o último deles lançado em outubro. O mangá havia voltado de […]
[…] Gráfico de hiatos de Hunter x Hunter […]
[…] está em publicação no Japão desde 1998 e é conhecido por seus constantes e longos hiatos (veja mais aqui). No Brasil, o mangá é publicado pela editora JBC desde 2008. Atualmente, a empresa publicou 34 […]
A filhadaputagem do Togashi é indefensável. Não há um padrão para os hiatos. Ele simplesmente pode, então os faz. A história de Hunter (melhor obra do autor, mesmo que eu não veja o fim, rs) teve seu universo ampliado, levando a crer que durará vários anos, enquanto que o Togashi já passa de meio século de vida e só fica pausando-a. Ele acha o quê? Que viverá uns três séculos?
ele poderia parar de 3 em 3 meses para descansar e cuidar da saúde mas não o cara ficar 1 ano ou mais sem lançar nada é complicado !
Só discordei de ti nessa parte porque justificou o atraso com “família/filhos” como se fosse um favor/hobby ele simplesmente ~trabalhar~, ainda mais comparando com o escrizofenico do Oda que não tem nada disso ~impedindo~ ele.
Enfim.
Bom feriado pra ti X3
Eu estou acompanhando o mangá, e honestamente estou achando bom que tenha hiatos, o arco atual da Guerra de sucessão é um dos melhores que já li na obra e no meio shounen (talvez até no geral) e agora que entrou em Hiato eu foco em ler outras obras, como Noragami, Vagabond, Your lie in April e Arakawa, que estavam todos parados, agora retomo eles normalmente.
Acho que prefiro que o Togashi de engaje e lance poucos capítulos por ano, do que cobrar uma periodicidade continua e vir algo medíocre. Vale lembrar que ele além da doença, tem esposa e filhos, não é todo mangaka que abdica disso, dorme 3 horas por dia para se dedicar ao manga como é o Oda.
De qualquer forma, são dados bem interessantes, acho bacana o pessoal trazer esse apanhado de informações. Felizmente de 2016 para cá, nota-se um certo padrão, normalmente ele entrega um volume e adianta um pouco do próximo.
Realmente, se ele lançar capítulos pra 1 volume e pouco por ano já me satisfaz. Melhor do que 5 cap. por ano…
Mas ó, mangaká é trabalho e não favor. Ele tem é obrigação contratual. Enfim.
Com relação a parte contratual dele, deixo isso a cargo da Shueisha, pois ela que tem a obrigação de avaliar isso. Já eu enquanto fã da obra, me preocupo com o artista e sua obra.
Acho q pior q o hunterxhunter só o D gray man ,q sai praticamente um capitulo por ano,q quando sai nem lembro mais oq aconteceu no anterior
Bem, no caso a autora adoeceu ou teve um filho, era algo assim. E até aquele momento a série progredia normalmente.
No caso do Togashi, ele para porque quer parar.
Aquela lenda que ele para por Dragon Quest é verdadeira? Enfim, se for verdade chega a ser triste ele prejudicar o andamento da obra com um game tão medíocre (enfim, independente de ser medíocre ou não, qualquer jogo não deveria prejudicar seu trabalho).
Mas acho que é uma piada, mas vai saber…
Pulta que o paril mano…
Esse deve ser fã fail fantasy pra blasfemar desse jeito contra a verdadeira precursora e melhor série de JRPG.
Não é atoa que ele ama DQ. Um gênio reconhece a genialidade do outro.
Paz pra você
Gente do céu… Ainda estou chocada e abalada com o abuso dessa criança em chamar Dragon Quest de mediocre @.@
Tem que ter coragem hein haihauahauhai X)
É medíocre, sim. História rasa como um pires. Sempre a mesma coisa. Nunca houve nenhuma revolução dentro da série. OST de vomitar, seria melhor se fosse orquestrada, mas o velho prepotente lá quer vender ingresso pra show. Os personagens sempre seguem a mesma linha (aliás, protagonista mudo? Para, né). Sistema de batalha arcaico, que como disse, é um dos motivos que faz a série nunca evoluir. E nem sei porque citou Final Fantasy, que não sou nenhum fã, mas ainda sim, é melhor que Dragon Quest.
E outra coisa, seja mais educado, pois não ofendi ninguém. Se você me chama de criança, criança é você por ficar afetadinho com um joguinho tão banal. Imagine se eu fosse ficar nervoso e mal educado se alguém falasse mal de coisas que gosto, como muitos mangás, que é a forma de entretenimento que mais consumo. Ia ficar sem cabelo.
Kkkk suave amigo
É só um deboche online
Fica de boa que não me ofendi nem nada.
Opiniões divergem mesmo.
Mas eu curto um barraco tosco, só não curto quando levam a brisa do escambo de opiniões a sério como tu levou. Foi mals suave? Não queria ofender ^^
[…] E, é serializado na Shonen Jump desde 1999 e é marcado pelas constantes pausas do autor (veja os dados aqui). Entretanto, isso não lhe tira seu grande sucesso entre o público que está sempre ávido por […]
[…] Level E, é serializado na Shonen Jump desde 1999 e é marcado pelas constantes pausas do autor (veja os dados aqui). Entretanto, isso não lhe tira seu grande sucesso entre o público que está sempre ávido por […]
[…] x Hunter é serializado na Shonen Jump desde 1999 e é marcado pelas constantes pausas do autor (veja os dados aqui). Entretanto, a obra é sempre muito aguardada e faz muito sucesso entre o público. O volume mais […]
[…] série é conhecida por suas dezenas de hiatos e ausências, recentemente mostramos vários gráficos e dados sobre a publicação da obra. A mais recente pausa começou em agosto de […]
[…] série é conhecida por suas dezenas de hiatos e ausências, recentemente mostramos vários gráficos e dados sobre a publicação da obra. A mais recente pausa começou em agosto de […]
Hunter x Hunter é uma obra que dizem ser muito boa, mas esses hiatos me afastam, se um dia acabar, vou atrás pra ler/assistir
Já é complicado ler mangá mensal, imagina um que pode ficar mais de um ano sem sair?
Assim que acabar leia sim, é uma excelente obra. ^^
na verdade,voce já pode ler sem problemas se quiser.O último volume publicado,32,termina o arco de uma forma que voce pode fingir que é o desfecho da história.Pelo menos é assim que eu fiz desde que parei de confiar no Togashi…
Haha, fiz a mesma coisa no Chimera Ants.