O que tem mais de “One Piece” no Japão?

Mangás, novels, artbooks: conheça o mundo da franquia One Piece

Com o fim de Kochikame, encerrado com 200 volumes, One Piece tornou-se a obra mais antiga em publicação da revista Weekly Shonen Jump, a mais famosa antologia de quadrinhos no Japão. Lançado em 1997, o mangá completou 20 anos em 2017, conquistando recordes atrás de recordes. Não à toa possui uma série de animação ininterrupta, vários filmes animados e um mundo de outras obras que compõem sua enorme franquia. Hoje, a nossa série Guia de Franquias vem falar justamente de One Piece.

Para quem não conhece, Guia de Franquias é uma série em que buscamos listar todas (ou pelo menos a maioria) das obras impressas de uma dada franquia (Mangás, light novels, artbooks, etc). Já fizemos postagens de várias séries e você pode conferir todas, clicando aqui.

Tratar de One Piece é um tanto quanto complicado. Por ser um mangá antigo, há um mundo de obras derivadas, algumas delas de difícil acesso ou que não se tem informações em línguas mais acessíveis. De modo que a presente postagem certamente terá muitos desfalques.

Mesmo assim esta postagem foi feita com bastante esmero e cuidado, consultando fontes brasileiras, americanas (especialmente a wikia) e francesas para reunir as informações aqui existentes. Dessa maneira, você encontrará abaixo uma parcela representativa de tudo o que se produziu sobre One Piece nos últimos 20 anos no Japão.


MANGÁS


-One Piece

De Eiichiro Oda. Ainda em publicação no Japão. A obra nasceu em 1997 nas páginas da revista Shonen Jump e segue o pirata Luffy em sua busca para encontrar o One Piece e se tornar o rei dos piratas. O título está licenciado em quase todos os mercados de mangás que existem, com exceção dos minúsculos como Portugal.

No Brasil, a obra começou a ser lançada pela editora Conrad em formato meio-tanko (no qual cada volume japonês se dividia em dois no Brasil), chegando até a edição 70 (35 originais). A publicação acabou cancelada, com a suspensão do contrato por parte da Shueisha. Na época, a Conrad informou que a Shueisha fez exigências que nenhuma editora conseguiria cumprir. Com o fim do contrato com a Conrad, a obra ficou disponível para outra editora licenciar e a única a ter interesse foi a Panini.

Em 2012, a Panini começou a publicar o mangá em duas frentes: a partir do volume 36 bimestralmente para quem havia comprado pela Conrad e a partir do volume 1 mensalmente para novos consumidores. A ideia era fazer assim até a versão mensal alcançar a bimestral, mas isso nunca ocorreu. A publicação mensal acabou suspensa pela Panini sem qualquer aviso e só restou a bimestral, fazendo com que as pessoas que só comprassem a nova versão e em bancas de revistas ficassem sem parte da coleção. Por fim, a partir da edição 69, a versão inicialmente bimestral se tornou mensal, seguindo assim até hoje.

Compre em: Amazon


-One Piece Party

De Ei Ando. Publicado desde 2014 na revista Saikyo Jump, da Shueisha, One Piece Party é um spin-off de comédia baseado no mangá original de Eiichiro Oda. A história se desenrola após a reunião da equipe em Sabaody e se concentra principalmente em aspectos cômicos da história, parodiando momentos-chave da série. Os personagens são representados como chibis.

Inédito no Brasil


-Chopperman

De Hirofumi Takei. Completo em 5 volumes. Publicado na revista Saikyo Jump, da Shueisha, essa obra coloca Chopper como protagonista.

Na pequena ilha de Tony Tony, localizada em algum lugar de East Blue, há um herói corajoso e com um grande coração, sempre pronto para lutar pela paz. O nome dele: Chopperman!. Ajudado por Namifia, ele corre sem medo em emocionantes aventuras contra os capangas malvados!

Inédito no Brasil


-Chopperman – Yuke Yuke! Minna no Chopper-sensei

De Hirofumi Takei. Completo em 1 volume. Publicado na revista Saikyo Jump, da Shueisha.

O infame Dr. Usodabada é um estudioso severamente perturbado. Ele tem apenas uma obsessão: colocar o mundo à sua mercê! Entretanto, em seu plano, ele comete um grave erro no dia em que ataca os alunos de uma escola primária pacífica em que está Chopperman!

Inédito no Brasil


-Koisure One Piece

De Daiki Ihara. Começou a ser publicado na Shonen Jump + em meados de 2018. Trata-se de um mangá de comédia inspirado em One Piece.

Inédito no Brasil


-Wanted!

De Eiichiro Oda. Completo em 1 volume. Wanted! não é uma obra derivada de One Piece, mas é muitas vezes colocada como parte da franquia. O mangá é uma coletânea de one-shots escrita por Oda antes de ele criar seu mega sucesso, um deles, inclusive, trata-se do protótipo do que seria One Piece. Esse mangá encontra-se licenciado no Brasil pela editora Panini.

Compre em: Amazon


ANIME COMICS


Anime Comics são versões quadrinizadas de alguma produção animada. Dragon Ball, Fullmetal Alchemist e diversos outros animês tiveram e com One Piece não foi diferente, existindo versões quadrinizadas de filmes da franquia. Vejam a seguir:

-One Piece Movie: Dead End Adventure

Completo em 2 volumes. Publicado no Japão em 2003. Quadrinização do quarto filme animado de One Piece.

Inédito no Brasil


-One Piece Movie: Curse of the Sacred Sword

Completo em 2 volumes. Publicado no Japão em 2004. Quadrinização do quinto filme animado da franquia.

Inédito no Brasil


-One Piece Movie: The Giant Mechanical Soldier of Karakuri Castle

1 volume. Publicado no Japão em 2006. Quadrinização do sétimo filme animado da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


-One Piece Movie: Episode of Alabasta: The Desert Princess and the Pirates

1 volume. Publicado no Japão em 2008. Quadrinização do oitavo filme da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


-One Piece The Movie: Episode of Chopper Plus: Bloom in Winter, Miracle Sakura

1 volume. Publicado no Japão em 2009. Quadrinização do nono filme em animê da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


-One Piece Film: STRONG WORLD

2 volumes. Publicado no Japão em 2009. Quadrinização do décimo filme animado da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


-ONE PIECE – FILM Z

2 volumes. Publicado no Japão em 2013. One Piece Film Z é a quadrinização do décimo segundo filme da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


-One Piece – Film Gold

2 volumes Publicado no Japão em 2016. Trata-se da quadrinização do décimo terceiro filme animado da franquia One Piece.

Inédito no Brasil


NOVELS


-One Piece – novels

Novels são livros comuns e normais que contém (ou não) ilustrações. As novels cujas capas estão acima são livros que romanceiam diversos filmes ou especiais da franquia One Piece. O primeiro deles, por exemplo, Taose ! Kaizoku Gyanzacadapta o primeiro OVA de One Piece, lançado lá em 1998. Pelo título das novels, você poderá ver qual filme animado ou especial, a novel adapta:

  • 1999 – Taose ! Kaizoku Gyanzac
  • 2000 – Log Town
  • 2001 – Clockwork Island Adventure
  • 2001 – The Legend of Thousand Year Dragon
  • 2002 – Chopper’s Kingdom on the Island of Strange Animals
  • 2003 – Dead End Adventure
  • 2004 – One Piece: Curse of the Sacred Sword
  • 2005 – Baron Omatsuri and the Secret Island
  • 2006 – The Giant Mechanical Soldier of Karakuri Castle
  • 2007 – Episode of Alabasta: The Desert Princess and the Pirates
  • 2008 – Episode of Chopper Plus: Bloom in Winter, Miracle Sakura
  • 2009 – One Piece Film: Strong World
  • 2011 – One Piece 3D: Straw Hat Chase
  • 2012 – One Piece Film: Z
  • 2016 – One Piece Film: Gold

Todas elas são inéditas no Brasil


One Piece novel – Mugiwara Sutōrīzu (One Piece novel Straw Hat Stories)

De Tomohito Osaki. 1 volume. É uma coleção de três seções publicadas na revista One Piece Magazine (Ver mais abaixo). Foi publicado em novembro de 2017 no Japão.

Inédito no Brasil.


3D2Y

1 volume. Trata-se de uma novelização que adapta o especial 3D2Y: Overcome Ace’s Death! Luffy’s Vow to his Friends. Tal especial foi produzido pela Toei para exibição na televisão e conta a história do período de treinamento de dois anos de Monkey D. Luffy.

Inédito no Brasil.


-One Piece novel A

De Shou Hinata e Tatsuya Hanazaki. 2 volumes. Essa novel narra a vida de Portgas D. Ace depois que ele começa sua viagem, mas antes de encontrar Barba-branca. A novel teve três capítulos lançados nos três volumes da One Piece Magazine (ver mais abaixo) posteriormente compilados em 1 volume. Depois foi lançado em volume 2.

Inédito no Brasil


DATABOOKS E SIMILARES


-One Piece Databooks

De Eiichiro Oda. Atualmente já foram publicados cinco databooks no Japão, dos quais quatro já foram lançados no Brasil. Confiram abaixo:


2002 – One Piece Red – Publicado no Brasil pela Panini em 2014.

Desvende a vida dos integrantes do Bando do Chapéu de Palha! Encontre os poderes históricos e tudo aqui que torna esses aventureiros tão cativantes em Dados dos Personagens. Confira também as informações dos incríveis adversários de Luffy no relatório da marinha. Por fim, conheça a primeira versão de One Piece na história extra Romance Dawn. Um calhamaço vermelho sangue para os verdadeiros aficionados por One Piece!

Compre em: Amazon


2002 – One Piece Blue – Publicado no Brasil pela Panini em 2015.

Todos os segredos de One Piece compilados em duas grandes seções: “Data File”, sobre os personagens e o mundo da série; e “Making Off”, sobre os bastidores! Confira também muitas outras surpresas exclusivas neste volume! Um grandioso compêndio azul como o mar aberto para você desbravar ainda mais o mundo de One Piece!

Compre em: Amazon


2007 – One Piece Yellow – Publicado no Brasil pela Panini em 2016.

Chegou a hora de se aprofundar mais ainda em todos os fatos e verdades do mundo de One Piece!! Reveja em detalhes os grandes momentos e confira informações sobre os personagens dessa jornada pela Grand Line!! Uma enciclopédia amarela como ouro que vai tornar One Piece ainda mais divertido!!

Compre em: Amazon


2010 – One Piece Green – Publicado pela Panini em 2018.

Aqui você vai relembrar mais de 60 volumes de aventuras e mistérios de “One Piece” separados por diversos “EPISODES”, tudo sob a supervisão direta do próprio Eiichiro Oda. Além disso, o “SECRET LOG” vai lhe apresentar preciosos rascunhos que enriquecerão ainda mais sua experiência com a série. Em suas mãos está um verdadeiro tesouro verde carregado de informações pronto para ser desbravado.

Compre em: Amazon


2012 – One Piece Deep Blue – Inédito no Brasil.

O volume possui um grande compêndio de personagens com informações de 321 personagens com suas características e aniversários. Além disso, dentre outras coisas, há uma entrevista que Eiichiro Oda deu para uma rádio.


-One Piece Rainbow!

Guia oficial da animação de One Piece. Foi lançado no Japão em 2007 e cobre desde o final do arco de Alabastra.

Inédito no Brasil


-One Piece White

1 volume. Fanbook da série de animação. Ele se concentra nos eventos da Batalha de Marineford. Foi lançado no Japão em 2012.

Inédito no Brasil


ARTBOOKS


-One Piece Color Walks

De Eiichiro Oda. 8 volumes até o momento. Nesses livros são colocados, por exemplo, as color spreads, as páginas duplas especiais coloridas publicadas na Shonen Jump e as capas de volumes. Há ainda uma entrevista com alguém famoso. O nome dos livros  são os seguintes:

2001 – One Piece Color Walk 1: páginas duplas dentre os capítulos 1 a 100 e capas dos volumes entre o 1 e o 9. O volume possui ainda uma entrevista entre Eiichiro Oda e Akira Toriyama (Dragon Ball)

2003 – One Piece Color Walk 2: páginas duplas dentre os capítulos 100 e 175 e capas dos volumes entre o 10 e o 19. O livro ainda contém uma entrevista entre Eiichiro Oda e  Fujiko A. Fujio (Doraemon).

2005 – One Piece Color Walk 3 Leão: páginas duplas dentre os capítulos 175 a 284 e capas dos volumes entre o 20 e o 30. Possui uma entrevista entre Eiichiro Oda and Yoshitaka Amano (Final Fantasy).

2010 – One Piece Color Walk 4 Águia: páginas duplas dentre os capítulos 287 e 391 e capas dos volumes entre o 31 e o 40. O livro possui ainda uma entrevista com Takashi Yanase feita por Eiichiro Oda.

2010 – One Piece Color Walk 5 Tubarão: páginas duplas dentre os capítulos 392 e 502 e capas dos volumes entre o 42 e o 50. Possui ainda uma entrevista com Taiyo Matsumoto (Autor de Tekkon Krinkreet, que será relançado no Brasil pela editora Devir).

2014 – One Piece Color Walk 6 Gorila: páginas duplas dentre os capítulos 503 e 597 e capas dos volumes entre o 51 e o 60. O livro ainda possui uma entrevista com Jusaburo Tsujimura.

2016 – One Piece Color Walk 7 Tyrannosaurus: páginas duplas dentre os capítulos 598 e 700 e capas dos volumes 61 e 70. O livro possui uma entrevista com  Masaya Tokuhiro (Jungle no Ouja Taa-chan).

2018 – One Piece Color Walk 8 Wolf: dentre outras coisas, esse volume contém as imagens das capas dos volumes 71 a 80.

Todos são inéditos no Brasil


-One Piece Film STRONG WORLD Eiichiro Oda Artbook

Artbook do filme STRONG WORLD. Ele apresenta sketches dos personagens e das criaturas desenhadas por Eiichiro Oda. Além disso, há uma entrevista com o autor. Foi lançado no Japão em 2009.

Inédito no Brasil.


-One Piece Animation Logbook

Artbook contendo screen shots, desenhos e imagens da série de animação One Piece. Ele cobre os primeiros 91 episódios de One Piece. Foi publicado no Japão em 2002.

Inédito no Brasil.


OUTROS


-One Piece DOORS!

2 volumes. Essa obra compilará as histórias das capas de cada capítulo do mangá. Os volumes ainda incluirão uma página especial. O primeiro volume compreende do capítulo 2 ao 305 e foi lançado em junho de 2018. O segundo volume sai em julho de 2018.

Inédito no Brasil


-One Piece 10th Treasures

Lançado em 2007 para as comemorações dos dez anos da série. Dentre outras coisas, o livro contém muitos spoilers e informações gerais da série, além do crossover especial One Piece x Dragon Ball.

Inédito no Brasil.


-One Piece Cook Book

Livros de culinária de One Piece. Em 2011 foi lançado o One Piece Kaizoku Kyara Bentō Book e em 2012 o One Piece Pirate Recipes: Sanji’s Full Meal . O primeiro livro oferece diversas receitas para se fazer bentô (aquelas marmitas japonesas) com as cores ou efigies dos personagens de One Piece. O livro vem com vários moldes e acessórios. Já o segundo livro possui receitas com base nos pratos apresentados durante a série, seja comidos por Luffy, seja preparados por Sanji.

Inédito no Brasil


-One Piece Strong Words

2 volumes. Tratam-se de livros que reúnem citações do mangá por meio de temas comuns. As citações do primeiro volume são referentes aos 61 primeiros volumes da obra. As do segundo se referem do 61 ao 70.

Inédito no Brasil


One Piece – volume 0

De Eiichiro Oda. 1 volume. Trata-se de um volume especial distribuído gratuitamente a quem assistiu ao filme One Piece: Strong World em 2009. Possui cerca de 80 páginas. O volume contém um breve resumo de One Piece e conta com o capítulo 0, que traz eventos ocorridos entre 20-25 anos antes da história principal.


-One Piece – volume 777

De Eiichiro Oda. 1 volume. Trata-se de um volume especial distribuído gratuitamente a quem assistiu ao filme One Piece: Gold, em 2016.

Inédita no Brasil


-One Piece volume 1000

De Eiichiro Oda. 1 volume. Este volume especial possui apenas 84 páginas e foi distribuído gratuitamente em 2012 para os que assistiram ao filme One Piece Film Z. O volume se foca obviamente na história filme.

Inédita no Brasil


-One Piece 15th Anniversary: Dive to Grand World

Mini-livro de 35 páginas distribuído junto à revista Weekly Shonen Jump por ocasião da publicação do capítulo 676.

Inédito no Brasil


-One Piece Magazine

Revista que foi lançada em 2017 em comemoração aos 20 anos de One Piece. Ela teve três edições publicadas em julho, agosto e setembro. Dentre outras coisas, a novel dedicada ao personagem Ace foi publicada na revista. A revista não ficou restrita ao território japonês, tendo sido licenciada na França, por exemplo. Posteriormente, a revista ganhou novas edições no Japão.

Inédita no Brasil


-One Piece 500 Quiz Book

2 volumes. Tratam-se de livros contendo 500 perguntas cada um sobre a série One Piece. Ambos os volumes foram lançados no Japão em 2014.

Inédito no Brasil


-One Piece Grand Paper Adventure

Trata-se de um especial lançado em 2007 contendo cenários em formato pop-up (como naqueles livros infantis). Teve venda exclusiva no Japão.

Inédito no Brasil


-One Piece Log

De Eiichiro Oda. Não se trata propriamente de um mangá novo e sim de um relançamento do mangá em formato mook (basicamente de uma revista do tamanho da Shonen Jump contendo uma grande quantidade de capítulos da obra, além de alguns extras). Além do Japão, One Piece Log foi publicado também na França.

Inédito no Brasil

***

*Tem mais alguma coisa que não citamos de forma proposital? Sim, não citamos crossovers  como o One Piece X Toriko e nem o Chin Piece, título a cargo de Yoshikazu Amami e que começou a ser serializado apenas em junho de 2018 na Saikyo Jump. Vale lembrar também que em 2017, foi publicado um capítulo especial igualmente chamado Chin Piece e que seria uma paródia ao mangá One Piece. Na ocasião, o título foi desenhado por um artista chamado Mangatarou e tinha apenas o objetivo de chamar a atenção para a nova série do autor. Também não listamos esse.

Encontrou algum erro ou notou a falta de alguma obra importante que merece ser citada? Nos diga nos comentários para que possamos corrigir e adicionar 🙂

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

7 Comments

  • Caio

    O universo de OP é mesmo vasto, em todos os sentidos!
    O post ficou bem interessante, parabéns!
    Só para complementar, existe também o volume especial 333! Ele foi feito em comemoração aos 3 anos da Tokyo One Piece Tower, parque temático de OP em Tóquio. Ele traz informações das atrações do parque, entrevista com o Oda-sensei e a banda GReeeeN, e matéria especial sobre os Live Shows apresentados. Fui ao parque em março deste ano enquanto estava em viagem, e coincidentemente ganhei um! Para quem é fã e tiver oportunidade de ir vale muito a pena, o parque é muito divertido!!

  • Ótima publicação! Obra magnífica! Uns dez anos atrás resolvi encarar o animê de One Piece. Confesso que demorou a engrenar, mas depois o estarrecimento teve saltos gradativos. Muita emoção com o anúncio da Panini no fim de 2011, que começaria a publicar no início do ano seguinte… Como diz o “rei”: são tantas emoções!

  • LeitorAssíduo

    Parabéns pelo guia, ficou bem completo, quase deu preguiça de ler inteiro 😂

  • Kyon, não teria uma edição especial do primeiro capítulo de One Piece? Lembro de ter visto isso em algum lugar, uma edição meio que de luxo.

  • hayashy

    A matéria ficou ótima! Parabéns!

    E olhe que eu sou fã doente de ONE PIECE, desde 2002 do mangá da CONRAD. e de lá pra cá só sinto orgulho do tamanho do sucesso! Sei de muita coisa acerca da série, inclusive as teorias que eu acredito que seja o que é o “tesouro”. Na matéria tinha outras informações que não sabia em relação as primeiras publicações da OP party… Muito bom!!
    Quero MAIS!!!!!!

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: