O que mais tem de “Your Name.” no Japão?

Conheça a franquia do famoso filme…

2016. 26 de agosto. Nesse dia estreava no Japão o, à época, novo filme de animação do aclamado diretor Makoto Shinkai, chamado de 君の名は。ou Your Name., como é conhecimento no ocidente. A película, embora reitere diversos temas comuns ao autor, despontou como algo único em sua carreira, menos intimista e, consequentemente, abrangendo um público mais amplo. Foi um enorme sucesso, ao ponto de se tornar o filme de animação com maior bilheteria da história do Japão.

A obra utiliza-se do já batido clichê da troca de corpos e coloca diversos elementos que moldam a película com um toque especial (viagem no tempo, amor, etc) e a fizeram ser o sucesso que foi.

Obviamente, o sucesso da obra não se limitaria ao filme e, como é comum ao autor, obras derivadas foram surgindo antes mesmo da estreia da película no Japão. O roteiro de Shinkai começou a ser adaptado em mangá no dia 27 de março de 2016 (cinco meses antes do filme estrear) por Ranmaru Kotone, sendo concluído em 27 de janeiro de 2017, em um total de 9 capítulos, compilados em 3 volumes. Além do mangá, um livro foi lançado no dia 18 de junho de 2016, de autoria do próprio Makoto Shinkai.

No Brasil, a obra chegou inicialmente em sua versão mangá pelas mãos da editora JBC, com o lançamento do primeiro volume em agosto de 2017. Em outubro do mesmo ano, a Rede Cinemark exibiu o filme em alguns cinemas, apenas com cópias legendadas. Em dezembro, a Netflix adicionou a película em seu catálogo, dessa vez com opção de dublagem em língua portuguesa. Atualmente, o filme ainda pode ser comprado ou alugado na plataforma Google Play.

A mais recente novidade de Your Name. no Brasil é o lançamento do livro. A obra foi anunciada agora em setembro pela editora Verus e deverá estar disponível nas livrarias no final de outubro de 2018. Assim, teremos em nosso país todas as “obras originais” (mangá, livro e filme) referente a essa criação de Makoto Shinkai. MAS a franquia não parou por aí e ainda existem coisas inéditas que não apareceram no Brasil…

Uma das obras se chama Your Name. – Another Side: Earthbound, novel escrita por Arata Kanou com ilustrações de Hiyori Asakawa e Masayoshi Tanaka. Nesta obra, a história de Your Name. é recontada pelo ponto de vista dos amigos e da família de Mitsuha que percebem a mudança repentina na garota e nem imaginam que ela trocou de corpo com um rapaz de Tóquio. A obra possui apenas 1 volume e foi publicado no Japão no dia 30 de julho de 2016, um mês antes da estreia do filme.

Por fim, em 2017, começou a ser serializado no Japão uma adaptação em mangá dessa novel e o primeiro volume foi lançado em fevereiro de 2018 por lá.

Se ambos são inéditos no Brasil, em outros países elas já começaram a aparecer. O livro foi publicado nos Estados Unidos e na Itália, enquanto o mangá está prometido para a França e também para os Estados Unidos.

Por fim, outra obra que compõe a franquia é o Director Makoto Shinkai Kimi no Na wa. Official Visual Guide, um guia da animação Your Name., publicado ao mesmo tempo do lançamento do filme. Nele você poderá ter algumas informações sobre o desenho, além de diversas imagens. Vejam um vídeo desse guia:

Vale lembrar que, para além da franquia impressa, foi anunciado no final de 2017 que Your Name. ganharia uma versão americana com atores, mas nada muito além disso foi comentado desde então…


Essa foi uma postagem da nossa série Guia de Franquias. Para quem conhece, nessa série buscamos listar todas ou pelo menos a maioria das obras impressas de uma dada franquia. Publicamos uma matéria nova por mês e você pode conferir todas, clicando aqui.

Um comentário

Os comentários estão encerrados.