Resenha: Toradora! – Livro 3 (Light Novel)

Raiva, ajuda, piscina e desafios…

ATENÇÃOO TEXTO QUE VOCÊ VERÁ A SEGUIR PRESSUPÕE QUE VOCÊ TENHA ASSISTIDO À ADAPTAÇÃO EM ANIMÊ DE TORADORA! OU QUE CONHEÇA A HISTÓRIA, POIS ELE CONTERÁ SPOILERS.

Muita gente quando assiste ao animê de Toradora!, acha Taiga uma personagem insuportável. Seus gritos, sua personalidade agressiva, tudo é motivo de desgosto por parte dos expectadores. Não à toa o final do animê acabou desagradando uma parte do público.

A light novel não tem gritos, não tem som, é um livro, mas a personalidade tsundere de Taiga permanece inalterada. Ora ela é super violenta com Ryuuji, ora está mansinha e amável como um cordeiro.

Nisso, dois volumes do livro se passaram e, mesmo assim, não foi possível ver qualquer desgosto pela parte agressiva de sua personalidade. No terceiro, porém, tudo ficou à mostra e o coitado do jovem Ryuuji é que sofreu de forma descomunal.

Os três volumes brasileiros de “Toradora!” publicados até o momento. Foto: Blog BBM

Para quem não lembra, a história de Toradora! acompanha a vida dos jovens Ryuuji (um rapaz do segundo ano que vive sendo confundindo com um delinquente devido à sua cara) e Taiga (uma garota baixinha e geniosa, apelidada de “Tigresa de bolso”). Taiga é apaixonada por Kitamura, melhor amigo de Ryuuji, e Ryuuji é apaixonado por Kushieda, melhor amiga de Taiga.

Por coincidência do destino (leia-se: comédia-romântica/ história de ficção) Ryuuji e Taiga acabam morando um ao lado do outro e os dois passam a conviver, com ele até mesmo fazendo a comida da garota todos os dias, o que leva a diversos mal entendidos.

Além dos quatro personagens já citados, a obra ainda possui um quinto elemento muito importante, chamada de Ami Kawashima, modelo juvenil e amiga de infância de Kitamura. A garota é a dissimulação em pessoa, fingindo ser boazinha na frente de todos, mas é arrogante e malvada com quem não gosta ou não se importa. Ami e Taiga se estranham, se rivalizam e uma está pronta a querer expor a outra de algum modo e o confronto das duas acaba sempre gerando mais e mais confusão.

Taiga e Ami. Foto: Blog BBM

O segundo volume da light novel de Toradora! terminou com um cliffhanger para lá de interessante. Por um acidente, Ryuuji e Ami estavam se abraçando na casa do rapaz e no exato momento acabou flagrado por Taiga. É por conta desse incidente que veremos Taiga mostrar toda sua personalidade agressiva nesse terceiro volume e, por causa disso, até sentiremos raiva dela em inúmeros momentos.

A cena. Foto: Blog BBM.

Desde o princípio fica bem claro para todos que Taiga não gostou da cena que viu. Ryuuji, o seu amigo, o seu “cachorro” estava abraçado com a garota que era sua inimiga mortal. A garota que ela mais odiava. Entretanto ela não admitia isso e o resultado era a menina enfurecida o tempo todo, tratando Ryuuji muito mal e trazendo até consequências para quem não tinha nada a ver com isso, como o pobre pássaro Inko, que acabou hospitalizado.

É verdade que o grande amor de Taiga é Kitamura, mas o convívio com Ryuuji fez com que ela se afeiçoasse ao rapaz e nutrisse sentimentos, no mínimo de uma boa amizade, por ele. Isso fica bem evidente desde o final do primeiro volume, quando a garota fica feliz ao ouvir Ryuuji chamá-la pelo primeiro nome. Daí que naturalmente ver aquela cena mexeria muito com Taiga.

Taiga aterrorizando a gaiola de Inko????. Foto: Blog BBM

Como dito antes, o problema é que Taiga não admitia o que estava sentindo, talvez sequer soubesse, e acabou tratando Ryuuji muito mal durante boa parte do volume. O modo como a obra passou isso fez com que ela parecesse totalmente insuportável, com suas negações e reclamações o tempo todo. Se você viu o animê, nessa parte fica nítido que muitas coisas foram mudadas em relação à obra original. No livro a garota age de forma mais rabugenta em diversos momentos, enquanto no animê isso é bem abreviado.

Claro que a personalidade dócil de Taiga também aparece no volume, ela até chega a pedir desculpas a Ryuuji em um dado momento, porém tudo acaba ofuscado pelos diversos momentos em que Taiga se enfurece. Mas até que existe uma razão para isso, que se verá no clímax do volume.

A grande trama deste terceiro tomo terá a ver com a cena que Taiga viu no final do volume anterior e as provocações advindas de Ami. Rivais que são, as provocações fariam parte o tempo todo e Ami não deixaria escapar qualquer chance que fosse. Tudo começa com o início das aulas de natação na escola e as preocupações juvenis que se viriam disso (aparência, o julgamento dos outros sobre o seu corpo, etc). Embora esta parte seja relativamente interessante, visto que servirá como uma reconciliação entre Taiga e Ryuuji, o mais importante vem depois.

Após um certo incidente, Ami, Taiga e Ryuuji permanecem juntos num mesmo ambiente e Ami convida Ryuuji a visitar a casa de praia dela. A reação de Taiga seria aquela esperada, de raiva e negação, dizendo que os dois podiam fazer o que quisessem e ela não se importava. Porém o nome de Kitamura entrou na roda e ela teve que reagir. Quando uma briga poderia ocorrer, resolveu-se por ocorrer uma disputa esportiva para resolver a questão. Se Ami ganhasse Ryuuji iria para a casa de praia com ela (e Taiga morreria de fome, consequentemente^^), se Taiga ganhasse Ryuuji ficaria livre. O confronto movimenta a turma toda, havendo até mesmo apostas para ver quem ganharia.

É preciso deixar enfatizado que Ryuuji também age como um banana nessa parte da história. Não que ele não fosse meio burro até então, mas sabendo que Ami vivia a provocar, bastava a ele ser enfático e negar veemente a ida para a casa de praia da modelo. Ele não o fez, deixou a coisa correr inocentemente, ajudando a Taiga e tudo mais. Posteriormente, ele até reflete isso, mas não deixa de ser bananice da parte dele.

Voltando ao ponto principal, a grande provocação de Ami em relação a Taiga era sobre o quanto a tigresa de bolso gostava de Ryuuji e a frase icônica do volume é “O Ryuuji é meu”. Ami em um dos momentos de provocação chegou a sugerir que Taiga tivesse dito isso, mas a garota obviamente não tinha e nem tinha pretensão de dizer. Mas a história anda, coisas acontecem e o rapaz acaba envolvido em um acidente.

Na disputa entre Ami e Taiga, uma competição de natação, várias acontecimentos se sucedem de modo que quase todo mundo cai na piscina e Ryuuji quase se afoga, no que Taiga, em desespero pelo amigo, diz na frente de todos os colegas de classe a bendita frase, “O Ryuuji é meu”.

Taiga em prantos pelo acidente de Ryuuji. Foto: Blog BBM

Para todo mundo estava clara a declaração de amor, para Kushieda e Kitamura eles haviam se assumido como um casal, e a confusão atingiu até mesmo o próprio Ryuuji que chegou a achar, em certo momento, que a garota iria se declarar mesmo. Todo o ódio por Taiga que o volume levantou se dissipou aqui, quando o amor ou a amizade dela pelo rapaz afloraram.

A obra é uma comédia romântica, ainda está no começo, e como boa parte desse tipo de comédia, os sentimentos ainda precisam ser aclareados, muitas coisas mais precisam acontecer. Taiga e Ryuuji são apenas bons amigos nesse momento e estão sempre envoltos em muita confusão. A tigresa de bolso acabou perdendo a disputa ao ir salvar Ryuuji e o volume 3 termina com a decisão de que os cinco principais irão mesmo para a casa de praia de Ami e isso deve ser o foco do volume 4. Aguardaremos ansiosamente para ver os próximos rumos dessa história.

O volume 3 da light novel foi adaptado livremente nos episódio 7 e 8 do animê.


Toradora! é de autoria de Yuyuko Takemiya e foi concluída no Japão em um total de 10 volumes. as ilustrações ficaram por conta de Yasu. A edição brasileira é publicado pela editora NewPOP e atualmente possui como tradutora Renata Leitão. Você pode comprar todos os tomos já lançados na Amazon, clicando aqui.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s