Exposição sobre Naoki Urasawa bate a marca de cem mil visitantes e autor agradece.

A exposição Isto é Mangá – A Arte de Naoki Urasawa, que está acontecendo na Japan House, da cidade de São Paulo, já atingiu a marca de cem mil visitantes. Trata-se de um recorde, superando todos os demais locais em que a exposição esteve presente (Paris, Los Angeles e Londres). O autor agradeceu no Twitter pelo apoio.

A exposição, como mostra o Tweet, vai até o dia 5 de janeiro de 2020. Ela traz diversas artes de Urasawa que englobam boa parte da carreira do autor.


Confira o release completo do evento:

O universo das histórias em quadrinhos invade a Japan House São Paulo com a exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”, de 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020, no segundo andar da instituição. A mostra apresenta as ilustrações e mangás do premiado artista japonês e faz parte do projeto itinerante da iniciativa global Japan House, já exibida em Los Angeles e Londres.

Com uma ampla gama de gêneros na indústria editorial no Japão, os mangás são geralmente publicados em capítulos que tem sequência em edições seguintes. Em caso de sucesso, são reeditados como exemplares especiais, além de ganhar edições em outras línguas ao redor do mundo, tornando seu mangaká (artista de mangá), reconhecido mundialmente, como é o caso de Urasawa.

Uma das características mais marcantes desta mostra é a experiência de imersão na arte de Naoki Urasawa, que aborda distintas temáticas como mistério, ficção científica e esporte. Na Japan House São Paulo, os visitantes poderão conferir sete coleções em português, incluindo obras não publicadas no Brasil e também cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards. Ao invés de trazer apenas recortes da obra original, a exposição apresenta capítulos inteiros, possibilitando a vivência completa desta arte que combina o gráfico e a história. Entre os trabalhos do artista que serão expostos estão Pluto20th Century Boys e MONSTER (que já foram traduzidos e publicados no mercado brasileiro), além de BILLY BATMASTER KEATON ReMASTERMUJIRUSHI e YAWARA! . Este último, uma das obras mais importantes do artista, contará com apresentações semanais de novos capítulos, nos dias 29/10, 18/11, 02/12 e 16/12.

Sobre esta exibição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo declara: “O mangá é uma linguagem imediatamente associada à cultural pop do Japão e tem um público cativo, que se aprofunda na história dessa arte, acompanha seus mangakás favoritos e é ávido pelos lançamentos. Esta exposição ratifica a nossa missão em promover a aproximação do público brasileiro à distintas áreas da cultura nipônica.”

Ao ler as histórias, será possível compreender como os criadores deste tipo de quadrinhos desenvolvem seus trabalhos, além de conhecer mais sobre o conceito dessa arte. Nascido em 1960, em Tóquio, Urasawa possui uma legião de fãs formada por adultos e crianças em todo o mundo. Premiado internacionalmente, já vendeu mais de 128 milhões de exemplares apenas no Japão e publicou suas obras em mais de 20 países. Mestre na técnica do desenho e reconhecido por personagens profundos e complexos, tem como diferencial a força de sua narrativa e se destaca também pela riqueza de detalhes com a qual cria os universos de seus mangás.

Seu primeiro trabalho foi BETA!, em 1983, em seguida, criou YAWARA!MONSTER20th Century Boys e BILLY BAT, entre outros. Atualmente, ilustra a história de MujirushiThe Sign of Dreams, com a colaboração da Fujio Productions – fundada pelo renomado mangaká Fujio Akamastsu -, em um projeto para o Museu de Louvre, em Paris, além de estar em lançamento inicial da série Asadora!, publicada pelo Shogakukan.

Exposição ‘Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa’
De 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020
Segundo Andar

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento
:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

3 Comments

  • Breno Leme

    Que sensacional é ver isso! Espero que numa próxima oportunidade ele consiga comparecer pessoalmente ao Brasil e quem sabe comer umas coxinhas e uns brigadeiros ahahahahaha

  • Rocines Neto

    Espero que isso ajude a trazer mais exposições de mangakas pra cá

  • Dennys Filipe Retrão

    Yawara é um dos mangás que eu mais queria que fosse lançado aqui.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: