NI 438. Mangá “Seiri-chan” é cancelado na Coreia antes mesmo do lançamento

O site americano Anime News Network noticiou, na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, que o mangá Seiri-chan, de Ken Koyoma, foi cancelado na Coreia do Sul antes mesmo do lançamento do primeiro volume.

Anunciado no dia 3 de janeiro de 2020 pela editora Daiwon C.I, a empresa optou por não dar continuidade ao processo de publicação, devido às críticas à obra e a autora. Em obras passadas de Koyoma, havia presença de assédio sexual e misoginia que demonstravam sua posição sobre o assunto, além do fato de Seiri-chan ser uma obra que antropomorfiza a menstruação, o que é considerado um tema “delicado” nas palavras do site americano.

Quase desconhecido no ocidente, Seiri-chan ficou em evidência um tempo atrás devido às notícias de uma adaptação em live action e a “estranheza” da história. No ocidente, o mangá começou a ser publicado nos Estados Unidos em junho de 2019 pela editora Yen Press e foi anunciado na Itália pela editora Star Comics, onde será publicado agora em 2020.


Não é a primeira vez que um mangá é cancelado em algum país antes do lançamento por questões intra e extra-ficção. Um caso clássico e bastante conhecido é o de Nymphet (Kodomo no Jikan), de Kaworu Watashiya, ocorrido em 2007 nos Estados Unidos pela editora Seven Seas.

A empresa licenciou a série sem ter conhecimento total do conteúdo do mangá e decidiu cancelar ao ver que obra era totalmente inapropriada para o mercado americano, com cenas um tanto quanto “estranhas” por assim dizer, envolvendo uma criança e seu professor, embora não tenha exatamente um conteúdo explícito. Ou seja não era uma obra hentai, mas tinha forte sugestão de erotismo entre um adulto e a uma criança, o que não teria realmente espaço no mercado estadunidense. Por isso, a empresa cancelou a publicação.

Anos depois, porém, a obra até seria lançada em inglês pela Digital Manga Publishing, após uma campanha de financiamento coletivo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s