Obra derivada de Another
Na última segunda-feira, 1º de junho de 2020, Yukito Ayatsuji, criador de Another, revelou, por meio de sua conta no Twitter, que seu novo livro, Another 2001, deve ser publicado em setembro no Japão. O autor comentou ainda que enviou o rascunho final para a editora com cerca de 1200 páginas.
『Another 2001』完成稿1200枚を編集部に送稿。ああ、やっと出来た。9月刊行をめざして進行の予定です。
— 綾辻行人 (@ayatsujiyukito) June 1, 2020
Another 2001 é uma obra derivada de Another, ocorrendo três anos após a história principal. O título teve seus capítulos publicados originalmente na revista literária Yasei Jidai, da editora Kadokawa, entre 2014 e 2020.
Em dezembro de 2019, o autor havia dito que a serialização estaria chegando ao fim, mas que a publicação do volume ainda demoraria. Agora o autor revelou a data.
というわけで、『小説 野性時代』でえんえんと連載していた新長編『Another 2001』、やっとエンドマークまで辿り着けました。1月発売の次号に最終回が載ることになると思います。
書籍化までにはまだ時間がかかりそうですが、まずは「連載完結」ということで。独り祝杯を挙げよう。— 綾辻行人 (@ayatsujiyukito) December 15, 2019
Another, o livro que deu nascimento à franquia, teve seus capítulos publicados no Japão entre 2006 e 2009 na revista Yasei Jidai, sendo compilados em apenas um volume posteriormente. A obra ganhou adaptação em mangá, mas se tornou famosa após a adaptação em anime, exibida no Japão em 2012.
No Brasil, o mangá saiu pela editora JBC em duas oportunidades, em 2013, em quatro volumes, e 2018, em um box contendo ainda o especial Another 0. O livro original também foi publicado pela JBC, no ano de 2015.
Sinopse da Obra Original: Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: “Esse é um ano que tem!