Resenha: Furi Fura – Amores e Desenganos (volume 8)

Amor está no ar e as perspectivas para o futuro

ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTERÁ SPOILERS DE FURI FURA #08

O volume 7 de Furi Fura – Amores e Desenganos foi um dos mais interessantes da série até então, pois a obra caminhou de uma forma bem mais rápida do que poderíamos imaginar e aconteceu uma coisa muito esperada por todos, a união de Yuna e Rio. Depois de metade da obra, finalmente tínhamos o primeiro casal do mangá juntos.

Agora o volume 8 é aquele tradicional volume de natal, então era um prato cheio para vermos os dois em um clima de felicidade. Se você não sabe, o natal japonês é bastante diferente do brasileiro e tem um clima mais romântico, sendo a véspera uma tradicional data em que casais apaixonados costumam sair juntos. Então, naturalmente veríamos Yuna e Rio em um clima mais meloso, aquele que a gente queria acompanhar desde o início da obra.

O volume não decepciona nesse sentido, nos presenteando com uma boa sequência do casal, com eles indo ao cinema, se divertindo, conversando e, claro, agindo romanticamente, mostrando o primeiro beijo deles e tudo mais. A obra está com um clima bastante aconchegante, de modo que chegamos naquele estágio em que está tudo tão bem que a gente chega a desconfiar que não irá durar muito.

Yuna e Rio realmente tiveram um grande destaque nesse volume, mas o foco de verdade foi em Akari e Kazuomi, a dupla que ainda não se tornou um casal. No número anterior, tínhamos tido a presença de um novo personagem, o antigo namorado de Akari, que prometia abalar as coisas e fazer a obra se movimentar para a dupla.

Não se pode dizer que as expectativas não foram cumpridas, ainda que tais expectativas tenham sido de uma forma diferente. O rapaz, como era esperado, reapareceu realmente com o desejo de reatar com a sua ex, querendo vê-la e tudo mais e isso gerou um conflito interno em Kazuomi. 

Apesar desse tal “conflito” gerar uma pressão no rapaz, para que ele confessasse de uma vez seus sentimentos, o oitavo volume ainda não mostrou isso, mas apresentou mais uma evolução dos dois como uma dupla. Ao ficar sozinha em casa na véspera de natal, Akari convida o rapaz para que possam comer um bolo (outra tradição natalina japonesa) e os dois passeiam e se divertem durante a noite, mostrando uma química muito boa. Faltou apenas um passo a mais para as coisas se resolverem e os quatro volumes finais serem apenas um grande romance alegre.

O número 8 de Furi Fura foi também um volume muito bom. Menos emotivos do que os dois tomos anteriores, mas ainda assim bem impactante, com boas histórias e bons desenvolvimentos, deixando-nos gostar mais e mais dos personagens e da história deles.

***

Mas e como será o futuro da série? Faltam quatro volumes para a obra acabar e eu realmente espero que o desenrolar da trama não se desenvolva para a questão da separação pela distância. Se vocês lembrarem bem, toda a obra está emaranhada no tema da mudança, tanto a mudança interna dos personagens, quanto a questão do deslocamento. Akari e Rio haviam acabado de se mudar quando conheceram Yuna e Kazuomi e a interação dos quatro fez com que eles fossem, pouco a pouco, se aprimorando, crescendo como pessoas, no modo como agem e como tratam a si, as pessoas à sua volta, etc. Em resumo: mudança, mudança e mudança.

Os últimos volumes têm batido novamente nessa tecla e nesse oitavo volume aconteceu coisas para deixar os leitores desconfiados. Há toda uma fala de Rio e Yuna sobre ficarem juntos para sempre, logo depois de terem falado da separação de Akari e de seu ex-namorado marcados pela distância. Aliado a isso, os pais de Rio e Akari começaram a brigar muito nesse volume, de modo que começamos a imaginar coisas. E se eles se separarem. Se um deles for embora da cidade? Como ficarão os quatro amigos? Pode ser apenas uma frase solta, uma sucessão de acontecimentos, podemos estar imaginando coisas, mas uma das marcas das obras de ficção é deixar nas entrelinhas coisas para o futuro da série. E se isso acontecer?

Eu realmente espero um desenvolvimento mais feliz para a história, mas se a trama adentar nesses meandros mais dramáticos, imagino que será tratado de uma forma mais harmônica, como tem sido desde o início da obra. Então, vamos continuar a aproveitar a história desses quatro personagens que aprendemos a amar.

No volume 9, a ser lançado durante o mês de agosto, se não houver atrasos, o dia de São Valentim (o dia dos namorados japonês) será o grande destaque. Será que finalmente Akari e Kazuomi se tornarão um casal? Aguardemos os próximos acontecimentos^^.

FICHA TÉCNICA

Título original: 思い、思われ、ふり、ふられ
Título NacionalFuri Fura – Amores e Desenganos
Autor: Io Sakisaka
Tradutor: Karen Kazumi Hayashida
Editora: Panini
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel Offwhite
Acabamento: Capa cartonada simples
Classificação indicativa: 14 anos
Número de volumes no Japão: 12 (completo)
Número de volumes no Brasil: 8 (ainda em andamento)
Preço: R$ 22,90
Onde comprarAmazon / Comix
%d blogueiros gostam disto: