Parou de sair mesmo tendo volumes a lançar
Algumas vezes, as editoras brasileiras publicam mangás que ainda não terminaram no Japão e, eventualmente, os títulos podem alcançar o lançamento original e a empresa local não terá mais o que publicar, necessitando esperar saiu um volume novo por lá. Se, por ventura, a obra for paralisada em seu país de origem, aí a gente acaba passando meses ou anos sem um volume novo, como aconteceu com Bastard!, X-1999, Vagabond, entre outros. Se isso acontece, a editora brasileira não tem o que fazer, senão aguardar…
Entretanto, algumas vezes os mangás ficam pausados no Brasil mesmo existindo volumes no Japão para serem publicados. Isso acontece por diversos fatores que vão desde o desempenho ruim de um título, até a falta de material para a sua fabricação, passando pelas inconstâncias do mercado (crise das livrarias, problemas de distribuição, pandemia, etc).
No post de hoje, gostaríamos de relembrar a vocês os títulos pausados há mais tempo no Brasil pelas editoras brasileiras. A lista compreende apenas os mangás que possuem volumes no Japão para serem lançados por aqui.
GTO (NewPOP): o mangá GTO está parado no Brasil desde dezembro de 2020, quando saiu o volume 14 (de 25). Segundo a editora, o motivo da pausa foi o sumiço do papel utilizado na obra, o que fez a empresa ter que correr a atrás de um substituto adequado. A obra volta a ser lançada no final de setembro.
Deathdisco (Darkside Books): o mangá também está parado desde dezembro de 2020, quando saiu o volume 2 (de 7). Ainda não há informações sobre o lançamento dos novos volumes.
Made in Abyss (NewPOP): o mangá está parado desde outubro de 2020, quando saiu o volume 8. No Japão, o nono saíra três meses antes, mas até agora não foi publicado por aqui. Por lá, saiu o décimo também.
A Menina do outro lado (Darkside Books): o mangá está parado desde agosto de 2020, quando saiu o volume 4 (de 11). Ainda não há informações sobre o lançamentos dos novos volumes.
Toriko (Panini): o mangá está parado desde janeiro de 2020, quando saiu o volume 35 (de 43). O mangá não vendia muito bem, por isso sua publicação parou por aqui. Não existe nenhuma previsão de retorno do título.
Triage X (Panini): o mangá está parado desde novembro de 2019, quando saiu o volume 18 (de 23+). Não existe nenhuma previsão de retorno do título.
Shakugan no Shana (NewPOP): o mangá está parado desde outubro de 2019, quando saiu o volume 4 (de 10). Segundo a editora não foi possível enquadrar ele no cronograma de lançamento por conta da crise sanitária mundial. Em teoria, volta este ano.
Batman & A Liga da Justiça (Panini): o mangá está parado desde agosto de 2018, quando saiu o volume 1 (de 4). Não existe nenhuma informação sobre o retorno da obra. Na verdade, a Panini jamais voltou a mencionar o título e os consumidores acreditam que ele tenha sido cancelado.
Loveless (NewPOP): por fim, o mangá há mais tempo parado pelas editoras nacionais é Loveless, pela NewPOP. Ele não sai desde agosto de 2016, quando saiu o volume 7 (de 13+). A editora informa abertamente que o mangá vendeu muito mal e que ele só voltará quando for possível o lançamento, quando a situação do país permitir.
*Existem títulos anteriores a Loveless que estão pausados há mais tempo, como é o caso de Kekkaishi, MPD Psycho, dentre outros. Tais títulos, porém, estão sem sair há tantos anos que, muito provavelmente, a licença deles deve até ter expirado…
CASOS ESPECIAIS
Existem alguns casos especiais que precisam ser comentados. São eles:
Vampire Kinght Memories (Panini): o mangá não ganha volume novo desde abril de 2020, quando saiu o volume 5. Entretanto, naquela altura, a empresa havia encostado com a publicação nipônica. O volume 6 só foi sair no oriente em setembro de 2020.
Gangsta. (JBC): o mangá está parado no Brasil desde outubro de 2016, quando saiu o volume 7. Entretanto, o título só foi ter o seu volume 8 no Japão em maio de 2018. A JBC disse tempos atrás que estava esperando sair o volume 9 no Japão para publicar dois números juntos. Infelizmente, a obra se encontra parada no Japão, devido a graves problemas de saúde da autora. Recentemente, a empresa foi perguntada novamente sobre o mangá, e ela disse que ainda não havia previsão de lançar o volume 8, mas que a obra não tinha sido esquecida.
D.N.Angel (JBC): o mangá está parado no Brasil desde setembro de 2011, quando saiu o volume 15. Entretanto, a empresa havia alcançado a publicação japonesa naquele momento. O mangá ficou em hiato por vários anos, só voltando a ser publicado em 2018. O volume 16 só saiu em janeiro de 2019. Outros quatro volumes saíram depois e o mangá foi concluído. A editora não falou nada sobre a publicação desses cinco tomos faltantes.
Outro que foi finalizado lá no Japão e nada por aqui é Trinity Blood 😔😔😔😔😔
Acho que o caso mais bizarro de todos foi Godeath que saiu pela Nova Sampa. A série era completa em 3 volumes, aí quando lançaram no Brasil, lançaram o 1 e o 2 de uma só vez. E nunca lançaram o 3 (que já existia na época do lançamento no BR). Era mais fácil terem lançado os 3 volumes… Mas acharam melhor lançar 2 e parar…
Além da falta de noção das editoras que não levam um título até o fim, acho pior ainda os autores que postergam a conclusão de uma obra como, por exemplo, vagabond.
Mas cara, o Innoue não tem a menor obrigação moral ou o que se seja de terminar Vagabond.
Acho muita falta de consideração não dar nenhuma satisfação aos consumidores. ” editora nunca mais voltou a mencionar o título” olha que absurdo essa frase, será que só eu noto essa falta de comprometimento e dedicação com quem se importa com tal?
Tiger & Bunny foi cancelado ou é paralisado também? Não lembro da editora ter dito que cancelou.
Ele não ganha volume novo há mais de 7 anos, não faz diferença o “status oficial”. Rsrsrsrs
Ele entra naquela categoria que escrevemos ali, após Loveless e antes dos Casos Especiais.
triste com a pausa de Deathdisco, tem um manga tambem chamado “não mexa com a minha filha” que lançou apenas um volume de 3 aqui e nunca mais
Pride o Super Campeão foi pausado ou cancelado? Aliás a editora Nova Sampa ainda existe ou faliu?
Não sei se a Nova Sampa ainda existe, mas ela já não lança mangás, então todos os títulos dela que não foram concluídos, terminaram por ficar sem um fim no Brasil.
Loveless saiu do hiatos no Japão?
Não.