Títulos publicados no Brasil que estão incompletos no Japão ainda…
Seja por doença, escolha pessoal do autor ou “forças externas”, às vezes acontece de um mangá parar de ser publicado no Japão e ficar anos sem ganhar volumes novos. Alguns casos (como o de Yoshihiro Togashi) são bem entendíveis, outros soam estranhos e alguns não tem explicação.
O post de hoje vem mostrar a vocês os mangás licenciados no Brasil que estão há mais tempo sem ganhar um volume novo no Japão. Vem ver :).
- Freezing (Kill Time Communication / JBC): começamos com Freezing e um dos casos mais… Não, um dos não, e sim o caso mais… o caso mais… blé, da lista. Os autores pararam de fazer o mangá para fazer OUTROS mangás. O último volume de Freezing a sair no Japão foi o #33 em novembro de 2018. De lá para cá, eles começaram um mangá, terminaram ele, e começaram outro. Já Freezing…
- Terra Formars (Shueisha / JBC): por conta de problemas de saúde de um dos autores, o mangá Terra Formars acabou ficando em pausa e isso se traduz no tempo sem ganhar volume novo no Japão. O último que saiu por lá foi o #22 em novembro de 2018.
- Hunter x Hunter (Shueisha / JBC): evidentemente Hunter x Hunter é um dos títulos mais lembrados quando se trata de obra sem ganhar volume há bastante tempo. O último volume lançado, o #36, saiu no Japão em outubro de 2018. A pausa também se deve à saúde deficitário do autor, que sofre de crônicos problemas nas costas.
- Gangsta. (Shinchosha / JBC): também por conta da saúde do criador, o mangá Gangsta. está parado há bastante tempo. A autora sofre de problemas sérios e incuráveis, como o Lúpus, de modo que ela não consegue trabalhar a contento. O último volume, o 8º, saiu em maio de 2018. No Brasil, a JBC ainda não publicou esse volume.
- No Game No Life (Media Factory / NewPOP): a tortuosa adaptação em mangá de No Game No Life está sem ganhar volume no Japão desde fevereiro de 2018, quando saiu o volume #02 (sim, #02) após cinco anos do lançamento do primeiro O_o. Esse é um caso completamente à parte, pois não sabemos de nada sobre, não sabemos nem se está saindo capítulos novos no Japão…
- Loveless (Ichijinsha / NewPOP): pelo menos desde 2014 Loveless está na reta final do Japão. Na época, a autora disse que o mangá deveria ser encerrado em uns três volumes. O problema é que de lá para cá, apenas alguns capítulos foram lançados e só um volume encadernado saiu, este (de número #13) lançado em julho de 2017. No Brasil, a editora NewPOP parou de publicar a obra em 2016, quando saiu o volume #07.
- Sword Art Online – Phantom Bullet (Kadokawa Shoten / Panini): o mangá Sword Art Online – Phantom Bullet não ganha volume novo no Japão desde setembro de 2016, quando saiu o volume #03. O autor da obra foi fazer adaptações de outros mangás da franquia SAO (pois é). Um tempo atrás, porém, foi divulgado que ele voltaria a desenhar o Phantom Bullet^^.
- Yamato – 2199 (Kadokawa Shoten / NewPOP): obra da mesma franquia de Patrulha Estelar Yamato, o mangá Yamato – 2199 está parado no Japão desde março de 2016, quando saiu o volume #08. Não sabemos a razão do hiato. No Brasil, a obra foi anunciada em julho de 2018 pela NewPOP e ainda não tem previsão de começar.
- Vagabond (Kodansha / Panini): Vagabond é um dos casos mais lembrados de obras paradas, devido à fama do título. Ele está sem ganhar volume novo desde julho de 2014, quando saiu o volume #37. O autor gosta de trabalhar no seu tempo, se dividindo entre diversas atividades, uma das quais, um outro mangá, Real.
- Log Horizon (Enterbrain / NewPOP): o mangá de Log Horizon, que adapta a light novel de mesmo nome, está parada há muiiiiiiito tempo. Apenas um volume encadernado foi lançado, este em fevereiro de 2013!!!. Volta um dia? Não temos bola de cristal^^. No Brasil, a NewPOP publicou este único volume em julho de 2016.
- Gate 7 (Shueisha / NewPOP): o primeiro mangá do CLAMP a aparecer nesta lista (veremos mais um adiante), está sem ganhar volume novo desde fevereiro de 2013, quando saiu o volume #04. O mangá está pausado no Japão há bastante tempo e as autoras atualmente estão fazendo outro mangá, Cardcaptor Sakura Clear Card Arc.
- Bastard! (Shueisha / JBC): chegamos ao Top 3 de obras paradas há mais tempo. O mangá Bastard!!, de Kazushi Hagiwara, está parado desde março de 2012, quando saiu o volume #27 no Japão. Pelo que dizem, o autor parou a obra por estar redesenhando toda a história O_o.
- NANA (Shueisha / JBC): o mangá NANA também parou de sair há bastante tempo no Japão, não ganhando volume novo no Japão desde março de 2009, quando saiu o volume #21. A autora, Ai Yazawa, tem problemas de saúde, de modo que hoje em dia ela pouco trabalha e jamais voltou a publicar um capítulo da obra.
- X-1999 (Kadokawa Shoten / JBC): e o primeiro colocado, o mangá há mais tempo sem ganhar volume é, sem surpresa, X-1999, do CLAMP. Ele não ganha volume novo no Japão desde setembro de 2002, quando saiu o volume #18. As autoras da obra pararam de publicar o título (existem teorias do porquê, embora nada pareça provado) e já se passou tanto tempo que nem o fã mais otimista acredita que um dia ela voltará a sair.
*Optamos por listar apenas obras que estavam paradas pelo menos há cerca de três anos, daí que Sherlock (sem volume novo desde julho de 2019) não entrou na lista. Game – Jogo Proibido, por sua vez, não ganhava volume novo desde abril de 2018, mas hoje (20/10/2021) saiu um novo número no oriente.
**Também não listamos Berserk, tendo em vista a recente morte de Kentaro Miura e a existência de uma previsão para o próximo volume do mangá, compilando os últimos capítulos que o autor fez em vida (12/2021).
***Como é uma publicação de mangás, não listamos light novels.
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Faltou Highschool of the Dead que se não me engano foi paralisado na mesma epoca do tsunami de Fukushima (2011) e nunca retornou, se não me falha a memoria um dos autores morreu anos depois
Não faltou. O autor morreu, o desenhista disse que não vai continuar sozinho. Logo, o mangá já acabou.
A dupla que escreve Freezing é meio doida mesmo, se não me engano largaram uma obra incompleta pra começar Freezing também .-.
É triste, mas acho que só por milagre os mangás dessa lista serão concluídos algum dia
Ótima postagem, Freezing é um dos mangás que sempre olhei e pensei “alguém coleciona isso?” nunca me chamou atenção.
É triste ver HxH ai, como minha segunda obra favorita, e ainda por cima estava entrando no arco que para o meu gosto seria o melhor de todos.
O que eu vi sobre “No Game No Life” foi que o autor não gosta de desenhar e sim de escrever por isso não sai volumes novos dos encadernados e sim apenas light novels.
Não é isso, pois quem desenha o mangá é a esposa do autor.
quais as teorias sobre o porquê X-1999 ter parado?
O que as pessoas mais aceitam como verdade é que houve algum problema entre o Clamp e a editora (ou revista) e os leitores. Mas não sei o quê. Também já vi falando que houve problemas sociais no Japão que ocasionaram a parada. Eu falo teoria porque eu nunca vi uma confirmação disso. Eu só vi Wikipedia, um site aqui e outro ali, mas nada com uma fonte em japonês