Saiba mais
No último dia 22 de outubro, o Jornal francês Le Monde publicou uma matéria em que destacava o enorme crescimento do mercado de mangás do país. Segundo a publicação, um estudo da GfK Market Intelligence mostrava que houve um aumento de 124% no período de janeiro a agosto de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.
O mercado rendeu 212,7 milhões de euros, com 29 milhões de exemplares vendidos no período analisado. Segundo a reportagem o mercado está acelerado e uma a cada duas vendas de quadrinhos trata-se de mangá.
Dentre as possíveis causas para esse aumento está a quarentena obrigatória, que estimulou a leitura, mas mesmo assim o aumento significativo que o setor teve foi surpreendente. A exposição por meio das adaptações em anime, a política editorial diversificada (obras para todos os gêneros e gostos) e boas estratégias de marketing também foram apontadas como motivos que estariam por trás desse aumento considerável.
Por fim, a reportagem também mostrou alguns dados de venda:
- De janeiro a agosto, My Hero Academia vendeu 2,1 milhões de exemplares na França.
- Desde 2000, One Piece vendeu mais de 23 milhões de exemplares na França.
A França, para quem ainda não sabe, é o país ocidental em que mais se publica volumes impressos de mangás, superando por muito os demais países.
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS

Ainda acho bem aleatório o fato da França ter um mercado tão grande assim. Teria alguma razão específica?
Franceses sempre consumiram muitos livros e quadrinhos. Abraçar o mangá é algo natural a partir do momento em que eles começam a ter contato mais intenso com a cultura pop japonesa.
A maior valorização da arte enraizada na cultura deles também pode ser um motivo..
Principalmente em comparação ao Brasil, por exemplo, em que ainda hoje existe a visão de que HQs são para o público infantil..