Mangá Aberto: “Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha, mangá publicado no Brasil pela editora Panini em julho de 2023.


DETALHES SOBRE A OBRA


Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha é um mangá de Dragon Garow Lee e foi publicado no Japão entre dezembro de 2016 e agosto de 2017 no site Shonen Jump +, da editora Shueisha, tendo seus capítulos posteriormente compilados em um único volume. A obra acompanha um humano que reencarnou no mundo de Dragon Ball como o personagem Yamcha.

No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora Panini no dia 02 de maio de 2023, durante uma live em seu canal no Youtube, e foi lançado em meados de julho.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira de Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha veio no formato 13,7 x 20 cm. Esse é o tamanho padrão da maioria dos mangás da editora Panini. Então se você tem o Dragon Ball clássico da Panini, por exemplo, seja o lançado em papel jornal, seja o lançado em papel offset, o tamanho é o mesmo.

O acabamento é em capa cartão simples e o miolo é em papel pólen offhite. Ao todo são 144 páginas, todas em preto e branco.


CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da edição brasileira segue a mesma ilustração e o mesmo design da edição japonesa, mudando apenas alguns detalhes como as cores e o idioma.

Em termos de acabamento, se trata de uma carta cartão comum, das mais simples (sem orelhas, sem sobrecapa, sem verniz localizado, etc), então o mangá faz parte da linha dos mais básicos da editora Panini.

A quarta-capa possui uma repetição do título, uma nova ilustração do Yamcha (dessa vez com a Bulma em cima de um dragão), e uma sinopse (que é algo muito importante para os consumidores de lojas físicas). É uma quarta-capa bem apresentável e bem feita.

A lombada também é bastante apresentável, com diversos elementos e o destaque para uma ilustração do Yamcha segurando uma esfera do dragão.


CAPAS INTERNAS


Nas capas internas temos uma mensagem do autor, em uma delas, e uma ilustração do Yamcha, em outra, nas duas com o mesmo esquema de cor alaranjado da capa.


PAPEL


O papel utilizado no miolo é o offwhite 66g. Trata-se de um papel de cor creme, sendo o mesmo utilizado pela Panini na maioria de seus mangás de 2018 para cá. É um papel bom e com uma boa impressão. Tem um pouco de transparência aqui e ali, mas não é nada que chegue a afetar o todo do mangá, então o resultado é positivo. Eis algumas imagens:


ACABAMENTO


O mangá faz parte das linha dos básicos, então o acabamento geral é ok. Não é daqueles para se elogiar, mas não é ruim. Possui uma capa cartão comum, papel bom e sem qualquer problema de encadernação, o que faz com que seja possível folhear e ler o mangá sem qualquer “engasgos”.


TEXTO


A tradução de Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha ficou a cargo de Felipe Monte. Particularmente achei a tradução dele muito boa, aliado ao trabalho de adaptação da Panini. É um texto feito para “todo mundo”, em um bom português e sem japonesismos desnecessários. Achei um trabalho impecável por parte da editora.

Para além disso, não notei erros de revisão e achei os demais trabalhos editoriais (letreiramento dos balões e onomatopeias) muito bons.


PARATEXTOS


No início do mangá há uma galeria de personagens e uma explicação sobre quem é Yamcha e o que acontece com ele na obra original. Já ao final do mangá temos uma ilustração extra e um posfácio em quadrinhos, escrito e desenhado por Dragon Garow Lee, contando como ele recebeu o convite para fazer a história e os processos até a chegada da história final. Esses são os extras do mangá.


 A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO


Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha é, como o nome sugere, uma daquelas histórias em que o protagonista morre e reencarna em outro mundo. No caso, acompanhamos um assíduo fã de Dragon Ball que um dia, ao tentar ver a saia de uma moça, acaba tropeçando na escada e morre, reencarnando como Yamcha, um dos personagens mais fracos da franquia e que costumeiramente acaba morrendo.

Embora fique feliz de estar no mundo de sua série favorita e de querer ficar perto de uma certa personagem, o protagonista da história decide fazer de tudo para se tornar o mais forte possível e evitar o destino trágico que o aguarda, e assim ele o faz. A obra, então, nos mostra alguns momentos da série reimaginados com o Yamcha sendo mais forte e quase um dos protagonistas.

A história – embora simples – é muito boa e um prato cheio para os fãs de Dragon Ball. Sim, pois, a grande verdade é que o maior demérito dessa série é ser curta. Seria muito bom ver mais e mais cenas do mangá clássico reimaginadas, pois mostram uma outra face ou uma outra perspectiva da história, o que agrada bastante.

Em suma, recomendo bastante o mangá. Para todo mundo? Não exatamente, pois não sei se quem não é fã da obra apreciaria. No fim do mangá, por exemplo, aparecem alguns personagens com os quais eu não tenho familiaridade (provavelmente do Dragon Ball Super ou de algum filme recente da franquia) e embora não tenha atrapalhado a minha leitura, eu fiquei pensando que poderia estar perdendo alguma coisa por não conhecê-los. Desse modo, até dá para ler o mangá mesmo sem conhecer Dragon Ball, mas é melhor ler já conhecendo, para apreender as referências e conseguir ver as modificações na história.


Ficha Técnica


Título Original: ドラゴンボール外伝 転生したらヤムチャだった件
Título: Dragon Ball Gaiden: Aquela Vez que Reencarnei como Yamcha
Autor
: Dragon Garow Lee
Tradutor: Felipe Monte
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 1 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (completo)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel offwhite 66g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 144
Classificação indicativa: 12 anos
Preço: R$ 36,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

Sinopse: “Depois de uma queda terrível, um jovem colegial reencarna como… Yamcha?! Por um tempo, a ideia de poder sair com Bulma o deixou na maior felicidade, até ele se lembrar que o Yamcha acaba morrendo!! Agora, para poder sobreviver aos poderosos inimigos do mundo de Dragon Ball, o objetivo de Yamcha é se tornar o mais forte!!”.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d blogueiros gostam disto: