Pois as crianças são o futuro da pátria…
E hoje é 12 de outubro, dia das crianças! Como a data não poderia passar em branco por aqui, resolvemos fazer uma lista especial neste feriado. Elencaremos cinco crianças fascinantes do mundo dos mangás. Nossa lista englobará apenas os mangás que tiveram pelo menos um volume publicado em 2015 no Brasil.
Tentamos evitar os clichês e não colocamos personagens de Super Onze, Pokemon e nem os dos mangás da Abril, mas esse critério acaba sendo limitado e tivemos que colocar um ou outro personagem clichê que todo mundo colocaria em uma lista sobre crianças nos mangás. A verdade é que não há muitas crianças que mereçam destaque nos mangás publicados no Brasil, mas as que merecem, merecem de verdade. Eis a lista, mas como sempre dissemos, leia por sua conta e risco, pode conter muitos spoilers.
***
5. ANNA (After Aschool of the earth)
Anna é uma garota presa em mundo em que se acabou. Juntamente com um rapaz e outras duas meninas, Anna é um dos últimos sobreviventes da terra e vive a vida tranquilamente, sem qualquer espécie de preocupação.
Por ser a mais nova do grupo ela é a mais descontraída e acaba sendo a mais divertida de acompanhar, em alguns momentos, e a mais chata, em outros.
Por que ela é fascinante? porque toda a construção da narrativa coloca Anna como um acessório secundário. Durante boa parte da trama você pensa que ela é um personagem inútil e sem sentido, criado apenas para que as duas mais velhas não se atracassem pelo coração do único rapaz sobrevivente. Porém descobrimos perto do final que ela é bem mais importante do que se supunha, que possui uma inteligência sobre-humana e que, de certa forma, é uma das responsáveis pelo sumiço das pessoas do planeta. Por tudo isso, Anna mereceu ser lembrada nessa lista.
After School of the earth foi publicado no Brasil entre 2014 e 2015 e possui 6 volumes ao todo.
***
4. Rin (Usagi Drop)
Rin é a típica criança protagonista que surpreende os adultos. Conhecemos ela assim que sua vida é completamente mudada pela morte de seu pai tornando o seu futuro incerto.
Os familiares não se decidem sobre o que fazer com ela e o seu sobrinho (!!!???) Daikichi decide pegá-la e cuidar dela.
Em uma nova casa, e vivendo uma nova vida, Rin se acostuma facilmente com Daikichi e os dois vivem uma boa relação de pai e filha, embora eles não tenham esse parentesco.
Por que ela é fascinante? Porque a cada nova situação que aparece ela surpreende Daikichi com seus pensamentos e soluções simples para casos que pareciam ser complicados para ele. Rin mostra a Daikichi que certas preocupações são valorizadas demais pelos adultos e que ele deveria pensar um pouco mais como uma criança.
Usagi Drop está em publicação no Brasil desde 2014, encontrando-se atualmente em seu sexto volume. No Japão, o mangá foi concluído com 10 tomos ao todo.
***
3. Chibiusa (Sailor Moon)

Chibiusa ou, como também é conhecida, Sailor Chibimoon, é uma das personagens mais irritantes do mundo dos mangás. Buscando salvar a sua mãe, Rin viaja no tempo procurando obter um segundo cristal de prata que seria capaz de salvar a sua mãe, a nova rainha Serenity.
Por que ela é fascinante? Justamente por ser irritante. Chibiusa está longe de ser uma personagem malvada, ela é apenas uma garota muito mandona e sapeca e, possivelmente, muito mimada. Logicamente damos um bom desconto em relação à sua personalidade, afinal ter convivido por 900 anos com uma mãe como a Usagi deve ter pesado (e muito) em seu comportamento.
Sailor Moon foi publicado no Brasil entre 2014 e 2015 e teve doze volumes ao todo. Há ainda uma coleção de pequenas histórias chamada Sailor Moon – short stories, completa em dois volumes.
***
2. Taiyo Akane (Lúcifer e o Martelo)
Taiyo Akane é mais um dos cavaleiros da ordem das feras que protegem o mundo e a princesa contra os desígnios do feiticeiro Animus e de seu Biscuit Hammer. Akane é o cavaleiro de Coruja e o seu poder permite, entre outras coisas, manejar o tempo e curar feridas de seus companheiros.
Eis a criança mais fascinante da ficção dos mangás. Por quê? Por toda a sua trajetória ao longo de Lúcifer e o martelo. Em seu início, Akane era apenas mais um cavaleiro, sem qualquer destaque em relação aos demais, porém logo descobrimos que seus objetivos eram outros e ele estava do lado do inimigo. Akane era um garoto solitário, sem amigos, e com uma família que, aparentemente, não ligava muito para ele. Seu único desejo era destruir a terra e unir-se ao feiticeiro era um caminho natural.
E tão natural quanto essa união foi o seu rompimento. Conforme foi ganhando a amizade dos demais cavaleiros e certas coisas foram acontecendo, Taiyo percebeu que o mundo era bom e decidiu ajudar seus novos amigos a salvá-lo do Biscuit Hammer. Sim, a história de superação de Taiyo Akane é a mais fascinante entre as crianças da ficção.
Lúcifer e o Martelo foi publicado entre 2014 e 2015 e possui, ao todo, dez volumes.
***
1. Gen (Gén, pés descalços)
Não importa se você prefira um battle shonen ou um romance shoujo; uma comédia ou um drama, a partir do momento em que você deseja realizar uma lista sobre crianças no mundo dos mangás, você não pode deixar de citar Gen. Não citá-lo em uma lista sobre crianças demonstra ou esquecimento ou o não reconhecimento de uma obra de tamanha importância.
Se, em nossa opinião, Taiyo é a criança mais fascinante da ficção, Gen é a mais fascinante da vida real. Aos que não conhecem, o mangá Gén, pés descalços conta a história praticamente autobiográfica de Keiji Nakazawa e os horrores do Japão no fim e no pós-guerra.
Por que Gen é uma criança fascinante? Porque ele é um garoto normal como outro qualquer, com anseios, desejos e preconceitos e que foi exposto em uma situação extrema de autoritarismo, preconceitos e destruição. O pai acusado de anti-patriotismo, a revolta dos seus vizinhos, a bomba… tudo contribuiu para uma vida dura e incomparável.
Gén, pés descalços é publicado pela Conrad desde 2011 e neste mês será lançado o nono e penúltimo volume. No Japão, a obra foi concluída em dez tomos. Como curiosidade vale lembrar que Gen, pés descalços é o mangá mais antigo da Shonen Jump em publicação no Brasil e o único que não é publicado nem por Panini, nem por JBC.
***
Essa foi a nossa postagem de hoje. Feliz dia das crianças, pessoal^^
Biblioteca Brasileira de Mangás