Atualizando os hiatos…
Hoje iniciamos uma nova série de postagem do blog, as “Notícias Internacionais”, abreviadamente NI. As NI’s servirão para termos mais liberdade e conseguirmos pensar um pouco “fora da caixa” e darmos uma olhada para o que está acontecendo no Japão e (talvez) em outros lugares do planeta.
O objetivo não é dar notícias sobre novos mangás que estão saindo no Japão, tal qual fazem sites ou blogs como Jbox ou Chuva de Nanquim. O que queremos é deixar vocês informados sobre os mangás que estão em publicação no Brasil e o andamento que eles estão tendo no Japão. Por exemplo, se no Japão for anunciada a previsão de término de um título publicado no Brasil, falaremos aqui. Saíram novos volumes de mangás em hiato? Falaremos aqui também. Até então, não vinhamos fazendo isso e era uma carência sentida por nós.
Para iniciar essa série, falaremos justamente sobre hiatos, isto é, mangás cujas publicações no Brasil encostaram com a publicação japonesa. Iremos dar a vocês uma atualizada sobre como andam os mangás em hiato da Panini. Vamos lá?
***
Kimi ni todoke
Aqui no Brasil, a Panini publicou até o momento 23 volumes do mangá. No Japão, o volume 24 saiu em julho e ainda não há previsão certa para sair por aqui. Entretanto, como a Panini não costuma demorar muito com os volumes desse título é provável que saia ainda este ano.
Blood lad
A Panini publica este mês o 13º volume de Blood Lad. No Japão o título ganhou recentemente o seu 14º tomo e provavelmente só sairá por aqui em 2016.
Psychic Detective Yakumo
Em nosso país, a Panini publicou todos os 12 volumes disponíveis e não há mais nenhum em vista no Japão. As informações mais recentes são de que a autora está de licença maternidade e o mangá se encontra parado na terra do sol nascente.
D.Gray-Man
Por aqui a editora Panini publicou todos os volumes disponíveis de D-gray-man e não há previsão de novos volumes no Japão. A informação mais recente é que a autora voltaria a serializar a obra em julho de 2015 em uma nova revista, porém essa revista tem periodicidade trimestral, o que fará com que demore bastante para lançarem um novo volume por lá.
Highschool of the dead
No Brasil, a Panini publicou tanto a versão normal, quanto a versão fullcolor do mangá e ambas encontram-se encostadas com o Japão. Não há qualquer previsão de novo volume no oriente, pois a obra se encontra parada por lá também.
Berserk
Embora esteja publicando uma nova versão da obra de Kentaro Miura, a Panini publicou todos os volumes disponíveis de Berserk anteriormente em formato meio-tanko, encontrando-se essa versão encostada com o Japão. Na terra do Pikachu, o autor voltou a serializar o mangá neste ano, mas ainda não tem previsão de lançamento de um novo tankobon.
***
Vale lembrar (1): Tiger & Bunny e Black Lagoon podem ser considerados como paralisados, estando na geladeira (ou freezer) da Panini. Os títulos já ganharam volumes novos no Japão e não houve nenhuma movimentação por parte da editora de trazê-los.
Vale lembrar (2): em breve vários mangás da Panini encostarão com a publicação japonesa e entrarão em hiato. É o caso de Bleach, Black Butler, High School DxD e Triage X.
Biblioteca Brasileira de Mangás
[…] também: Como andam os mangás em hiato da Panini e Os mangás em hiato da […]
Faltou MPD Pysicho, esse eu acho que a Panini cancelou e não teve coragem dizer aos fãs. O mangá foi lançado aqui no Brasil até o 13° volume.
Iria comentar também sobre MDP Psycho
Um excelente título, que voltou a ser publicado no Japão ( depois do hiato no volume 13 e que, se eu não estiver errado, está atualmente no volume 21 ), enquanto que a Panini não continuou por aqui…
MPD Psycho e alguns outros estão paralisados há tempos e sem qualquer previsão de retorno pela Panini.
Só comentei sobre Tiger & Bunny e Black lagoon por serem os mais recentes e que, até pouco tempo atrás, havia dúvida se estavam em hiato ou paralisados.
Seria bom saber o que aconteceu com kekkaishin , Zone 00 , trinity blood e Arata u.u , toda vez que pergunto no face da panini sou ignorada ¬¬
O problema da Panini é não fazer uma postagem se pronunciar sobre isso na página deles no facebook. Porém, os editores comentaram em algumas palestras a situação desses títulos: não voltam nem em 2015 e nem em 2016.
A geladeira da Panini já estragou. Eu acho que essas obras não voltam mais. 🙁
Triage X já encostou no Japão há algum tempo, pois depois do volume 10, não houve mais notícias dele.
Não coloquei ele como já em hiato, pois no Japão já lançaram o 11. Como Triage X é trimestral por aqui ainda não poderíamos dizer que encostou. Se bem que, realmente, era para ele ter saído este mês…
Só tenho duas coisinhas para acrescentar nesse seu post:
Tiger & Bunny, essa eu sei bem pois eu mesmo questionei a Beth via Facebook, ela disse que de todas as séries na geladeira, a que mais tem chance de um dia (detalhe no “um dia”) voltar é T&B, pois foi a que se manteve “menos pior”. Que eles estão estudando ainda o que fazer com essa série.
E por fim Bleach, que novamente segundo a Beth (essa eu vi num evento que teve mês passado), já é considerado “em hiato” pela Panini, tanto que o volume 67 atrasou, ao invés de setembro, ele foi realocado para novembro.
Adorei o post, acho legal os blogs que comentam sobre o rola no Japão, mas acho muito mais importante quando falam sobre o que está acontecendo no Brasil, essas listas de como estão os hiatos, quando tal série começa ou termina. E nisso Kyon, você é o melhor disparado.
Parabéns.
https://itadakimasuanimes.wordpress.com
Só lendo o BBDM e o Itadakimasu pra ficar informado,pois esses blogs pensam no que nós queremos.Parabéns Kyon e Haag,por nos informar.
E por não criarem blogs só pelos cliques
Tem razão sobre Bleach, mas por ora melhor mantê-lo como ainda como “em publicação”.
Eu vi a beth dizendo que esse tipo de atraso deve ocorrer de novo em breve, porém eu acho que a Panini deve ter renovado o contrato para todos os números que já saíram por lá, então dará para manter a periodicidade bimestral do título pelo menos por uns 2 ou 3 volumes…
Tiger & Bunny na geladeira só faltando 3 volumes pra fechar é brincadeira.
Até ficou em hiato por um tempo, porque aqui tinha alcançado no Japão.