A humanidade dos professores

especial

Já chega de falar de Clamp, gente…

Olá, navegantes.

Hoje é dia dos professores e para a data não passar em branco, viemos trazer uma mini-lista para vocês e falar sobre professores nos mangás. Porém, listas de professores nos mangás existem aos montes pela blogosfera e todos colocam sempre os mesmos personagens de GTO (não publicado no Brasil) e Assassination Classroom (publicado pela Panini).

Resolvemos fugir desse padrão e viemos trazer a vocês uma lista demonstrando a “humanidade” de alguns personagens que desempenham essa profissão. Então, o objetivo aqui não é falar deles em suas profissões e sim como pessoas, seus anseios e seus dramas únicos. Entretanto também seremos clichês e utilizaremos uma forte base de restrição, falando apenas de professores de mangás do grupo Clamp. Por que só de mangás do Clamp? Porque esses mangás têm um compêndio bem interessante de personagens professores^^. Sem demora, vamos à nossa mini-lista^^.

***

shimizu3. Takako Shimizu (Chobits)

Professora de Shimbo e Hideki no cursinho preparatório, Shimizu é uma pessoa muito animada e descontraída, tanto em sua versão do animê, quanto do mangá. Ela é capaz de “brincar” de professora de ensino fundamental e também capaz até mesmo de ir na casa de seu aluno Hideki para poder beber a noite toda.

Em Chobits, fora de sua vida profissional Shimizu era casada com um homem que, aos poucos, foi parando de se importar com ela. E esse distanciamento do marido, jogou-a nos braços de outro homem, de um de seus alunos do cursinho, Shimbo. Ela e Shimbo se envolveram em um relacionamento e, após desencontros e hesitações, fugiram (leia-se viajaram^^) para viver o seu amor. Ela, portanto, não é só uma professora na história, ela é mostrada como uma pessoa humana que se entristece, que ama e que também adora o seu trabalho.


Yoshiyuki Terada2. Professor Terada (Card Captor Sakura)

Há quem possa dizer: “Shimizu foi anti-ética por ter se envolvido com um aluno”. Achou isso? Então o quê você irá pensar de um sujeito que se envolve com uma garotinha de 10 anos? Esse é o professor Terada.

Quem acompanhou apenas o animê viu uma leve suposição do amor dele por sua aluna Rika. Amor recíproco, diga-se de passagem. Contudo, no mangá esse amor é mais explícito e os problemas do relacionamento entre os dois são bem mais enfáticos. É interessante ver como um caso que seria considerado tão polêmico – no mínimo Pedofilia – é tratado com uma naturalidade intrigante e interessante no mangá.


okiura1. Sayako Okiura (Kobato)

A última professora de hoje é Sayako Okiura. Ela é professora de uma creche e, como vocês devem saber, ela tem um relacionamento com uma das crianç… não, espera! Deixamo-nos levar pelos exemplos acima, desculpem-nos^^.

Sayako tem muitos problemas durante o mangá e o amor está envolto em todos eles. Amor pelo legado de seu pai, por sua profissão e por um certo homem misterioso. Buscando manter a creche em meio às dívidas, Okiura tem o grande problema de ser apaixonada por nada mais, nada menos do que pelo seu credor.

A história não é simples e há todo um jogo envolvendo o pagamento dessa dívida. Por mais que lute somente uma ação sobrenatural poderia fazer as coisas ficarem melhores sem a necessidade de ter que abrir mão de um de seus amores: matrimônio ou emprego. Ela escolheu o amor puro e simples, mas felizmente uma mão divina fez com que ela não precisasse deixar também o seu trabalho. Okiura é uma professora que sofreu bastante, mas conseguiu ser feliz^^.

***

Essa foi a nossa lista mini-lista de hoje. Ficou faltando professores no universo Clamp? Claro que ficou. Professora Mizuki, Fujitaka Kinomoto, entre outros. Mas como o objetivo da lista era ser curta, acabaram tendo que ficar de fora…

Biblioteca Brasileira de Mangás

%d blogueiros gostam disto: