NR 48. A distribuição setorizada da Panini

nr 48Os títulos que chegarão à fase dois de distribuição…

Ontem, a editora Panini divulgou os títulos de distribuição setorizada que chegarão à fase 2 de distribuição. São os seguintes:

Bleach 57
Blood Lad 11
Reborn 11
Sankarea 4
Vinland Saga 5
Karin 14 (Final)

A grande surpresa é a presença de volume final de Karin. Na fase 1, o título foi lançado em dezembro de 2013. Isso mesmo, você não leu errado: 2013^^. Se essa é, realmente, a primeira vez que o volume final de Karin vai para as bancas da fase 2 trata-se de uma completa falta de organização por parte da Panini. 

***

O que é distribuição setorizada?

Aos que não sabem, devido ao tamanho do Brasil, alguns mangás são distribuídos de forma setorizada, primeiro chegando a certas cidades e somente depois a outras. Regra geral, a chamada Fase 1 da Panini compreende São Paulo, Rio de Janeiro e algumas outras capitais e regiões metropolitanas do país. Os títulos são enviados para as bancas dessas cidades onde ficam de um a dois meses e depois são recolhidos. Os títulos não vendidos são redistribuídos nas cidades de Fase 2 (todas as demais cidades brasileiras).

Algumas vezes acontece de um certo mangá esgotar ainda na fase 1 e a editora é obrigada a reimprimir o título para só então ser distribuído, fazendo com que ocorra uma demora ainda maior. É o que aconteceu com Berserk. Salvo engano, apenas os dois primeiros números foram distribuídos para a fase 2 até o momento e os demais deverão demorar um pouco mais devido a terem se esgotado.

O que eu penso?

Eu ainda acho estranho quem ainda compra em banca, existindo tantas lojas online oferecendo até preços abaixo do valor de capa, além de assinaturas com desconto. Porém entendo que é muito melhor para muitas pessoas comprarem perto de casa para não ter que arcar com fretes altos, afinal não é todo mundo que consegue comprar na Liga HQ ou  possui uma Saraiva Megastore perto de casa para não pagar frete. Sem contar que não é todo mundo que dispõe de dinheiro para realizar uma assinatura de um título.

Em vista disso, é bem incompreensível o porquê dessa demora toda por parte da Panini. Poxa, quase dois anos para um mangá chegar às bancas de uma cidade? Isso é, de longe, uma das coisas que mais a Panini precisa melhorar… Pobres moradores de cidades de fase 2….

Biblioteca Brasileira de Mangás.

3 Comments

  • Onde eu morava era 99% fase 2, só uma banca recebia hitman reborn, mas tava nos 17. Depois parou de receber e agora ta no ritmo “normal” de hitman da fase 2.
    Onde moro deveria ser fase 2, mas recebe mangas da fase 1, faltando nacionais como Air Gear (T_T), Kuroko e Assassination, mas veio karin o.O

    Fase 2 da panini é louca demais!!

  • Anônimo

    Nossa, não sei se fico feliz ou triste por finalmente ter completado minha coleção de Karin hoje… .-.

  • Eduardo Moreira

    Eu sou um deles, estou até hoje esperando o volume 14 de Karin e Sankarea 4. O preço do frete do RJ pra minha cidade deixa tudo inviável.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: