O criador de um dos samurais mais famosos do Brasil faz aniversário…
O aniversariante de hoje, dia 26 de maio, é o autor Nobuhiro Watsuki, que chega aos seus 46 anos. Ele nasceu em Niigata no ano de 1970 e, atualmente, é casado com Kaworu Kurosaki que o ajudou no roteiro de sua principal história.
No ano passado, o casal visitou o Brasil por convite da Fundação Japão, em parceria com a editora JBC, e realizou algumas palestras e sessões de autógrafos, todas limitadas.
Sua maior obra começou a ser publicada em 1994, o famoso Rurouni Kenshin, e que alguns de nós conhece como Samurai X. O samurai da espada invertida foi um grande sucesso em meados dos anos 2000 e até hoje é muito conhecido e cultuado pelo público otaku.
Entre os trabalhos de Nobuhiro Watsuki, alguns deles foram publicados no Brasil. Vejamos a seguir.
A série de Rurouni Kenshin foi publicada no país em dois formatos e seu sucesso garantiu a publicação de praticamente toda a franquia:
- Samurai X (primeira versão) – 56 volumes publicados em formato meio-tanko.
- A Sakabatou de Yahiko – 1 volume publicado em duas oportunidades, a primeira em 2004 e a republicação em 2015.
- Kenshin Kaden – 1 volume publicado, uma enciclopédia sobre a história do mangá.
- Samurai X: Crônicas de um Samurai na Era Meiji – light novel publicada em 2 volumes.
- Rurouni Kenshin (segunda versão) – 28 volumes publicados.
- Rurouni Kenshin – Versão do Autor – 2 volumes publicados, conta a história de forma um pouco diferente, mais ou menos baseado no filme.
O outro trabalho do autor publicado no Brasil se chama Busou Renkin, mangá finalizado com 10 volumes. Não parece ter chamado muita atenção do público.
Atualmente parece que o autor não tem trabalhado em qualquer história. Sua última publicação foi Rurouni Kenshin – Tokuhitsu-ban, publicada recentemente no Brasil pela editora JBC com o nome de Rurouni Kenshin – Versão do Autor.
***
BBM
Adoro o Nobuhiro Watsuki. Tirando as novels de Rurouni Kenshin e Buso Renkin, tenho tudo dele lançado no Brasil.
Ah, e posso estar enganado, mas acho que a última obra dele foi “Rurouni Kenshin Uramaku – Honoo wo Suberu” (Rurouni Kenshin – Master of Flames), que é um mangá de volume único que sai em 2014 sobre Makoto Shishio.