Resenha: Knights of Sidonia #05

sidoniaUm volume perfeito?

O primeiro clímax de Knights of Sidonia está se aproximando. Digo, primeiro clímax pois estamos chegando no ponto em que a primeira temporada do animê termina, o duelo com uma grande quantidade de gaunas buscando destruir Sidonia com um asteroide. Mas estamos colocando os carros na frente dos bois, estamos nos atropelando e deixando de falar o essencial desse volume.

Knights of Sidona 05

ATENÇÃO: HAVERÁ SPOILERS

O quarto volume terminou com o cientista Ochiai tomando o corpo de Norio Kunato, mas até então sem explicação alguma. No tomo ficou a apreensão sobre o quê aconteceria com Sidonia agora que esse homem, que um dia quase destruiu a nave, retornou.

O mais recente volume possui basicamente dois pontos centrais, o início do plano de Ochiai e a luta dos guardiões contra os gaunas. Esses dois pontos acontecem simultaneamente e ambos são muito bem desenvolvidos ao longo do tomo, mesmo para quem não gosta do estilo de narração do Nihei. Ao contrário do volume anterior, o modo de narrar foi o mais tradicional possível, utilizando uma linearidade temporal básica. Os saltos entre uma cena e outra foram mais tímidos e, quando utilizados, foram feitos apenas para dar uma dinamicidade maior à história. Quem sobreviveu ao volume 04 deve ter adorado o 05^^.

Sobre o primeiro ponto, a engenhosidade de Ochiai começou a ficar clara, bem como sua arrogância e prepotência. Ainda não dá para saber exatamente quais os planos dele para Sidonia, mas sua tentava de tomar o controle já começou. Descobrimos o método que ele usou para se apossar de Kunato e descobrimos também que ele pode controlar outras pessoas utilizando esse mesmo método. Ochiai também volta com o seu plano antigo de fazer um híbrido entre humano e gauna e, para isso, se utilizará daquela placenta de gauna que assumiu a forma da falecida piloto Hoshijiro.

É difícil prever as coisas que irão acontecer devido a isso. Embora eu tenha assistido a segunda temporada do animê, ela não nos dá certos detalhes e coisas ficam sem explicação. O plano real de Ochiai é um mistério por inteiro. Ele deseja fazer todos se tornarem imortais? Apenas isso? E ele quer exterminar os gaunas também? Ou quer transformar todos os humanos em híbridos? Suas ambições são maiores e ele quer se tornar o grande líder do universo? Por agora é tudo incógnita e especulação.

Já acerca do segundo ponto, a luta contra os gaunas aumentou de intensidade. Tivemos duas batalhas ao longo do volume, a primeira mais curtinha ao longo do primeiro capítulo e a segunda mais longa, valendo mais do que nunca a sobrevivência de Sidonia. Um grande número de gaunas está empurrando um asteroide em direção à nave semeadora e se eles colidirem será o fim da nave. Como dito, a luta é intensa e vários pilotos acabam mortos pelos gaunas.O próprio Nagate, o protagonista da história, acaba tendo problemas, mas devido a sua imortalidade ele consegue recobrar as forças logo e começa a ajudar seus companheiros.

O volume termina em um cliffhanger, com a promessa de uma batalha épica entre Nagate e Benisuzume, um gauna com a forma de piloto de guardião que também assumiu a forma de Hoshijiro. O primeiro clímax de Knights of Sidonia parece realmente estar se aproximando…

***

Vale comentar que quase não tivemos passagens de cotidiano neste volume. Como eu disse na resenha do volume 04, esse era um dos problemas do Nihei e aqui não vimos esse tipo de demérito, com as poucas passagens de slice of life sendo bem executadas e divertidas.

No fim, mesmo não tendo muito do estilo característico de narração do Nihei, o volume acabou sendo muito bem executado e se tornou se não o melhor, um dos melhores até o momento de Knights of Sidonia.

ONDE COMPRAR:

Amazon

Fnac

Saraiva

 

BBM

6 Comments

  • JMB

    Sobre a qualidade física do mangá: algumas pessoas estão reclamando do forte cheiro (de cola, eu acho) que veio nesse volume (além da transparência maior que o normal). Isso ocorreu no seu exemplar?

    • Hein? Estão dizendo isso?
      Não vi ninguém comentando a esse respeito.

      Mas não, está tudo a mesma coisa. Não mudou nada. Se estão reclamando do forte cheiro do volume 05 deviam ter reclamado dos quatro primeiros também. Rs.
      Sobre transparência, até pensei que seria o excesso de branco que fez as pessoas acharem que está mais transparente, porém o volume 05 tem mais ou menos a mesma quantidade de branco que o volume 04. Então deve ser só o haterismo em sentido de sempre. As pessoas veem as páginas transparente e a cada edição acham que está mais transparente ainda…

      • JMB

        Pior que quem reclamou não é hater coisa nenhuma. Então deve ser problema de lote. Espero que o meu não venha assim. Obrigado pela resposta.

  • Fabio Rattis

    os mangás atuais q estou dando preferencia são, Sidonia e OnePunchMan,
    eu curto muito essas coisas de robos e tal, achei sidonia muito dahora,
    e gosto muito do traço desse autor.

    quando sai a resenha do Ajin, e o que é esse material q a panini fez nele 10/10 estou apaixonado pela minha edição, e a panini falo no facebook q nao ia ter marcador, me enviaram um bem bonitão. …

  • gilberto94819

    Um mangá que eu gostaria de ter na minha coleção, mas a qualidade e preço alto não me deixa comprá-lo. Sem contar que já tenho muita coleções ainda no momento, então já era.
    Por falar em cheiro, o meu #1 de FMA veio com um cheiro de tinta horrível. Estava tão forte que não aguentei ler no mesmo dia, tive que deixar o mangá na frente do ventilador por dias.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: