Resenha: Socrates in love – o amor sobrevive ao tempo

socrates-in-loveMuito drama e choro…

Histórias de perdas de entes queridos são até comuns e usadas de forma a maximizar o drama e o choro. Recentemente, tivemos duas obras nesse estilo Orange e Anohana, pela JBC e, em breve, teremos Your Lie In April, pela Panini.

As três histórias têm em comum justamente a forçação do drama, mas enquanto os dois primeiros apelam um pouco para a fantasia, o último tende a ser mais realista, na medida do possível. Nessa onda de realista, no passado, foi publicado o mangá Socrates in love – o amor sobrevive ao tempo, de Kyoichi Katayama e Kazumi Kazui.

O mangá possui apenas um volume e foi originalmente publicado em 2004 nas páginas da revista Petit Comic, da editora Shogakukan. A obra é uma adaptação do livro Sekai no Chuushin de, Ai wo Sakebu (Um grito de amor no centro do mundo, no Brasil) e foi lançado no Japão na esteira do sucesso estrondoso do livro.

O título foi lançado nos Estados Unidos pelo selo Shojo Beat, da Viz, com o nome de Socrates in love, e na Alemanha pela Egmont, com o nome de Cry out for Love, ambas as publicações ocorreram em 2005, um ano após sair no Japão. Na Itália, o título só foi publicado em 2011, pela Kappa Edizione, com o nome de Gridare amore dal centro del mondo, mas nessa época o livro já havia sido lançado por lá. 

No Brasil, o mangá chegou em 2007, pelas mãos da editora JBC e é, até hoje, o único mangá josei publicado pela editora. Em uma época em que a empresa não costumava lançar mangás em bom acabamento, Socrates in love surpreendeu por vir com miolo em papel offset e capa com orelhas. Salvo engano, foi o primeiro mangá da editora a ter esse tipo de acabamento. Esgotado durante um tempo, o mangá foi reimpresso em 2015 em meio às comemorações dos 20 anos da empresa e tornou-se bem mais fácil achá-lo para comprar.

A JBC nunca publicou o livro original, mas em 2011 ele chegou ao país por meio da editora Objetiva que o lançou com o nome de Um grito de amor no centro do mundo. Na postagem de hoje, porém, faremos resenha apenas do mangá publicado pela JBC.


SINOPSE OFICIAL


Os adolescentes Aki e Sakutaro se apaixonaram e viveram todas as emoções de um primeiro amor. Juntos, descobriram a alegria, a ansiedade pelo primeiro beijo e o companheirismo no dia-a-dia. Mas uma tragédia muda tudo, separando abruptamente o jovem casal.


História e desenvolvimento


A história de Socrates in love já começa você sabendo do fim trágico, a garota Aki morreu e o rapaz, Sakutaro, ainda está triste e incrédulo pelo que aconteceu. A partir daí começa aquela velha estrutura básica, um enorme flashback contando como se desenvolveu o amor deles e como ocorreu a tragédia que os separou. Depois acaba o flashback, volta para o presente e em seguida mostra a vida do rapaz no futuro, ainda pensando na amada, mas continuando sua vida.

Todo o desenvolvimento do mangá é feito de modo a você se afeiçoar aos personagens e ir, com o tempo, achando Aki e Sakutaro um casal fofo, por quem você pudesse torcer e achar legal eles ficarem juntos. Mesmo as trapalhadas de Sakutaro (como, incentivado por um amigo, bolar um plano para que ele e aki passassem uma noite juntos) servem para que o leitor goste mais ainda do casal e você até se esquece de que está lendo um flashback. Amor do jovem casal é bastante puro e fascinante, aquele amor completamente inocente que sempre existe nos adolescentes. Porém, ocorre uma tragédia e o fim dos dois torna-se iminente…

O interessante de Socrates in love é que a obra nos prepara e dá dicas do que irá acontecer, desde a própria estrutura com flashback até pequenas inserções e comentários ao longo da trama. Um exemplo disso, ocorre quando, no hospital, Sakutaro ouve duas mulheres conversando sobre a doença da filha de uma delas, que está com uma doença mais grave do que dizem para a menina, prenunciando que o mesmo ocorre com Aki.

O mangá, porém, não é perfeito e também possui seus momentos de dramatização extrema sem precisão. Com o agravamento da doença da garota, Sakutaro decide ir com ela para a Austrália, para que ela realize o sonho de conhecer o país antes de morrer, mas nada dá certo e a situação da garota acaba piorando. Em minha opinião não havia necessidade disso, pois a obra já estava caminhando para seu desfecho prenunciado e essa passagem só serviu para dar uma dramaticidade exagerada que já ocorreria mesmo sem ela.

Mesmo com esse tipo de exagero, o mangá é realmente bom e trata de temas muito interessantes como a amizade, a perda, o luto e, evidentemente, o amor incondicional e que se sobrevive ao longo do tempo^^.


A edição nacional


O mangá foi lançado no formato 13,5 x 20,5 cm, com miolo em papel offset e capa com orelhas, isso tudo ao preço de R$ 19,90.


Veredicto


Socrates in love é um mangá muito indicado para quem gosta de histórias de romance e narrativas com muito drama e choro. Se títulos como 5 cm por segundo ou Your Lie In April são de seu agrado, decerto Socrates in love também será.

O título é realmente muito bom e vale bastante a pena a leitura.

Ficha Técnica

Título: Socrates in love – o amor sobrevive ao tempo

Autor: Kyoichi Katayama; Kazumi Kazui

Editora: JBC

Acabamento: Papel offset + capa com orelhas

Número de volumes: 1

Preço: R$ 19,90

Onde Comprar: Amazon / Saraiva

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

3 Comments

  • anon

    Li a muitos anos enquanto esperava em uma fila e lembro de ter chorado muito! Não sei se teria coragem de reler, mas pra quem gosta de romance e drama, é realmente uma boa dica.

  • TDA

    Só fiquei sabendo desse mangá na época da reimpressão mas não me interessei muito. Me parece ser uma boa história, entrou para minha “lista de desejos”.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading