Mangá “Black Lagoon” completa 7 anos de pausa no Brasil

Da paralisação à geladeira…

Black Lagoon está fazendo aniversário no Brasil, mas as comemorações não são nada boas para os fãs da série. Agora em fins de outubro, início de novembro completam-se 7 anos sem que o mangá ganhe volumes novos no Brasil. Entretanto, ao contrário de outros títulos na geladeira* da Panini, Black Lagoon é um caso à parte em que o autor também não ajuda muito…

De autoria de Rei Hiroe, o mangá começou a ser publicado em 2002 no Japão e não foi concluído até hoje. Essa informação até não seria nada de anormal, afinal há títulos que se estendem indefinidamente mesmo como Berserk ou Vagabond, só que Black Lagoon é diferente: ele só teve 10 volumes publicados até agora. Sim, você não leu errado, 10 volumes em 15 anos de publicação. Só isso já mostra que o título tem um quê de “especial”…

No Brasil, o mangá aportou em 2008 e foi sendo publicado sem percalços até o volume 8, lançado em 2009, quando encostou com a publicação japonesa. Também em 2009, o nono volume foi publicado no Japão. Cerca de um ano depois a Panini o publicou por aqui, em outubro/novembro de 2010.

E aí veio o caos, com pausas enormes e poucos capítulos publicados. Black Lagoon só foi ganhar o 10º volume no Japão em maio de 2014, cinco anos após o volume 9. Esperava-se que a Panini fosse trazer o volume, mas o tempo foi passando e passando sem nenhum sinal da publicação.

Na França, o volume saiu logo. Em setembro de 2014, o volume 10 já havia sido publicado. Na Itália, porém, onde a a matriz da Panini também publica o mangá, o volume 10 demorou para sair. Só foi lançado em outubro de 2015, quase um ano e meio após o lançamento no Japão.

Assim que o volume saiu na Itália, esperava-se que também saísse no Brasil, mas passaram-se os meses e logo ficou claro que o título mudou de status no Brasil, passou de um mangá paralisado por falta de material para mais uma obra na geladeira da editora.

Que a gente saiba não há um pronunciamento oficial sobre o porquê de esse título ter sido paralisado. Para os fãs resta lamentar e esperar um milagre que não deve acontecer…

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

*Geladeira é uma maneira informal que os leitores passaram a chamar os mangás paralisados pela editora Panini. A maioria desses títulos, ou talvez todos eles, provavelmente não deverá retornar e só não estão cancelados, pois não foram oficializados…

11 Comments

  • pg

    Ao menos o volume 9 termina um arco que pode fingir que termina ali a história.Já o 10 começa um arco que nem parece que chegou na metade até hoje…
    E diferente do Togashi,nada indica que o autor tenha problema de saúde,então o negocio é preguiça mesmo…

  • Starrk

    Se ta ruim pra black lagoon imagina pra quem colecionava mdp psycho que parou no 13 e já terminou no jp vol 24…

    • Urashima

      Eu sou um desses. Esse é um dos gibis mais insanos, sangrentos, malucos e mais um monte de adjetivos bons. Ainda tenho esperança de um relançamento…quem sabe, ne?…

  • Deny

    Incrível como Panini consegue ser tudo de ruim.
    -Cancela
    -Congela
    -Tem problemas de papel
    -Problemas com assinatura
    -Problemas de distribuição
    -Tiragem pequena (Naruto Gold 1 vale gold…)

    E por ai vai…

    • iproxfrancisco

      pelo menos tem pouco erro de revisão. Mas tirando isso estou decepcionado com a panini, ela nao sai da sua zona de conforto.

      • Deny

        Verdade, mas, em contrapartida, faz besteira nas edições.

        Como no Inuyashiki que manteve os ideogramas jap nas imagens, e colocou traduções do lado, com letra enorme, deixando totalmente poluída a página.

        Ou então faz besteira nas capas também, Berserk 9 (Ed de luxo), saiu com o logo da Panini e o número do volume totalmente fora do lugar na lombada, quebrando totalmente o padrão de todos os outros volumes. E Vagabond que tem o nome brilhante, tanto na capa como na lombada, na edição 18 saiu fosco sem detalhe brilhante algum, de novo estragando todo padrão…

        Não sei como é a parte de HQs, mas a de mangas, eu se pudesse colocava toda a parte administrativa p/ fora…

  • Guilherme

    Parece que foi ontem que comprei o #1 de Black Laggon na banca.
    Tô velhaco demais.

  • Humberto

    Tem outra também que é estilo de Black Lagoon, a Chica Umino de Sangatsu no Lion, 13 volumes em 10 anos.

  • dood

    Acho que a Panini largou porque na realidade quando o volume 10 saiu a série estava em hiato desde 2010 e só haviam publicado mais dois capítulos no período. Só em Maio do ano passado que a série finalmente voltou a ter publicação normal.

    • Sim, da situação do mangá a gente sabe, mas para mim isso não explica a razão da Panini não trazer o volume, visto que outras editoras de outros países o publicaram mesmo com essa situação. Inclusive até a matriz italiana da Panini publicou.

      Logo, não faz sentido deixar de publicar o volume por esse motivo. Se esse foi realmente o motivo é um motivo bem ridículo por parte da Panini. Nenhuma editora faz isso.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: