Olhemos um pouco para fora do mercado brasileiro
No blog BBM buscamos falar do mercado brasileiro de mangás, mas às vezes é preciso dar um espaço para o que está acontecendo em outros países do mundo, ainda que seja por mera curiosidade. Em 2016, por exemplo, fizemos uma notícia divulgando alguns lançamentos da Panini na Itália e, dentre eles, estavam Alita e Death Note Black Edition – How To Read, duas obras que até aquele momento a gente sabia que era difícil aparecer no Brasil, pois os japoneses não liberavam a licença. Ao vermos essas obras saírem por lá, porém, ficou mais factível o retorno delas ao Brasil. Dito e feito, agora em 2017, a JBC anunciou os dois títulos^^.
I
Hoje, a nossa notícia é novamente sobre a Itália, mas para falar do evento de cultura pop mais importante do país. Entre os dias 1º e 5 de novembro ocorrerá em Lucca, na região da Toscana na Itália, o conhecido evento Lucca Comics & Games. Trata-se de uma conhecida feira dedicada aos quadrinhos, animações, jogos, vídeo-games, etc. É o mais importante evento italiano desse setor, maior europeu e segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Comiket de Tóquio, em número de ingressos vendidos.
Por ser uma feira tão grande, pessoas importantes de todo o mundo acabam sendo convidados para fazer parte do evento, inclusive brasileiros que se destacam. Os conhecidos e premiados irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá estiveram no Lucca Comics em 2015, por exemplo.
A feira é muito importante também para o mundo dos mangás, com as principais editoras italianas marcando presença, fazendo diversos anúncios e lançando novidades. Obviamente convidados do Japão também não poderiam faltar e animadores, dubladores, produtores, bandas e mangakás (autores de mangás) sempre marcam presença.
A área dedicada à cultura japonesa tem de tudo um pouco em 2017: palestras diversas sobre técnicas de se fazer mangás, cada uma das quais abordando um aspecto da construção do estilo, em todos os dias do evento; Workshops e concursos de Cosplay; laboratórios com dubladoras e cantoras japonesas; Introdução ao estudo de japonês; Palestras sobre como ir estudar e trabalhar no Japão; Ciclo de projeções sobre a história da animação japonesa, etc.
Também haverá uma palestra buscando desvendar o porquê do sucesso de Dragon Ball mesmo após 30 anos, uma falando sobre Neon Genesis Evangelion e, claro, por ser na Itália, não poderia faltar alguma ação para falar de Jojo’s Bizarre Adventure^^.
II – Autores convidados
Quatro autores japoneses e um coreano estarão presentes no evento. Vejam^^.
–Tite Kubo: o conhecido autor de Bleach estará presente para uma de suas primeiras estadas internacionais. Em breve, ele também estará na França. Convidado pela Panini, o mangaká estará nos quatro primeiros dias do evento. Nos dias 3 e 4, ele ainda participará de alguns painéis. O primeiro, tem como título “Tite Kubo, autor de Bleach, encontra os leitores italianos”, e o segundo se chama “Tite Kubo: Showcase”.
O autor de Bleach era um dos convidados do evento, mas não poderá comparecer. A informação foi revelada no dia 31 de outubro, véspera do início do evento. Mais detalhes, aqui (em italiano).
-Shintaro Kago: é um autor inédito no Brasil, mas é conhecido em todo o mundo por ser um dos fundadores do gênero “Ero-Goru”. Ele estará no evento como convidado da editora Hollow Press. Sua palestra ocorrerá no dia 02 de novembro e ele falará sobre sua nova obra, Day of the Flying Head, publicada pela já referida editora. É a segunda vez em três anos em que ele é convidado do evento.
-Taiyo Matsumo: é o autor do mangá Preto & Branco, lançado no Brasil pela editora Conrad em 2001. Ele estará no evento como convidado da editora J-POP. Dentre outras coisas, o autor dará um workshop exclusivo sobre sua criação (elementos técnicos, de estilo, etc), além de uma habitual palestra.
-Koogi: autora do mangá coreano Killing Stalking, chega à Itália como convidada da J-POP.
-Eldo Yoshimizu: autor inédito no Brasil, criador do mangá Ryuko. Ele é um artista, escultor e quadrinista independente japonês. Ele dará uma palestra no último dia do evento. Yoshimizu estará no evento como convidado da editora BAO Publishing.
A título de curiosidade: em 2016, foram convidados Kasuhiro Fujita (Ushio to tora), Yun Kouga (Loveless) e Kaoru Mori (Emma). Em 2015, estiveram presentes Kamui Fujiwara (Dragon Quest), Shintaro Kago, Yasuhiro Nightow (Blood Blockade Battlefront), Tsutomu Nihei (Blame!) e Usamaru Furuya (Suicide Club). Em 2014 foi a vez de Boichi (Sun Ken Rock), Masasumi Kakizaki (Bestiarius) e Masakasu Katsura (Zetman) marcarem presença. Em 2013, Inio Asano (A cidade da luz), Kengo Hanazawa (I am a hero) e Miki Yoshikawa (Yamada and the Seven Witches) estiveram presentes.
III – Desenhos autografados
A editora Star Comics estará distribuindo, sob certas condições (i.e sorteando), no evento alguns cartões estampados com suas séries, todos eles autografados pelos autores originais. Haverá cartões dos seguintes autores:
Abi Umeda (CHILDREN OF THE WHALES);
Naoshi Arakawa (YOUR LIE IN APRIL),
Kei Sanbe (Erased);
HiRock e Shin’ya Komi (EX-ARM)
Jun Mayuzuki (COME DOPO LA PIOGGIA)
Tatsuki Fujimoto (FIRE PUNCH)
Mika Yamamori (TSUBAKI-CHO LONELY PLANET)
Jun Mochizuki (PANDORA HEARTS)
Shinobu Ohtaka (MAGI)
Akimi Yoshida (OUR LITTLE SISTER – DIARIO DI KAMAKURA)
Akira Hiromoto (PRISON SCHOOL)
Tadatoshi Fujimaki (KUROKO NO BASKET)
Haruichi Furudate (HAIKYU!!)
Hiro Mashima (FAIRY TAIL)
Kohei Horikoshi (MY HERO ACADEMIA)
Mitsuru Adachi (TOUCH)
Rumiko Takahashi (RANMA ½).
Obviamente o número de cartões é limitado. A cada dia serão sorteados dois desenhos de cada série, menos para Haikyuu!!, Kuroko no Basket e Magi que só terão 1 cartão disponível nos dias 1,3 e 5 de novembro.
IV – Mais brindes
A Star Comics não é a única editora a dar brindes. A J-POP distribuirá cartões portais das séries que publica. Vejam abaixo que temos alguns conhecidos^^:
V – Lançamentos
Como é costume em eventos desse tipo em todo o mundo, o Lucca Comics será marcado por lançamentos e distribuição de brindes. Dentre outros, serão lançados no evento uma nova edição de Ranma 1/2, nova edição de Sailor Moon, One Piece #01 limitado (que já comentamos aqui), Mob Psycho 100, Platinum End, Tekkon Kinkreet entre outros. As imagens abaixo são só uma amostra, há outros títulos que serão lançados no evento^^.
***
Para você entender a dimensão que representa o Lucca Comics & Games, A CCXP Brasil de 2016 teve 196 mil visitantes e se tornou a CCXP com maior público do mundo, segundo informa o site do evento. O Lucca Comics de 2016, por sua vez, teve 270 000 bilhetes vendidos e cerca 500 000 visitantes, segundo notícias.
Fiquei sabendo da existência desse evento em 2015, quando por mero acaso conseguir descobrir e acompanhar ao vivo pela Internet as palestras das editoras de lá. Desde então, tenho acompanhado de perto o que acontece no Lucca Comics, os convidados, os lançamentos, os brindes, etc.
Abaixo você vê alguns vídeos (em italiano) de mangakás que participaram do evento. É uma chance para você conhecer o rosto de alguns artistas e vê-los desenhando^^.
–Mesa com Yun Kouga (Loveless) no Lucca Comics 2016
-Mesa com Tsutomu Nihei (Blame!) no Lucca Comics em 2015
–Mesa com Masakasu Katsura no Lucca Comics 2014
–Mesa com Masasumi Kakizaki no Lucca comics 2014
–Mesa com Inio Asano (Solanin) no Lucca Comics 2013
–Mesa com Keiko Ichiguchi (1945) no Lucca Comics 2012
Curta nossa página no Facebook
BBM
Um workshop do Taiyo Matsumoto, e aqui no Brasil nada de mangá dele…
É outro mundo mesmo. ):
(Por favor editoras brasileiras, publiquem qualquer mangá dele que ficarei super feliz)