Os mercados de mangás da América Latina em 2017

Crescimento em todos eles?

Ainda em clima de ano novo, o blog BBM vem mais uma vez relembrar o ano de 2017, dessa vez fazendo uma comparação entre os mercados de mangás da América Latina ou pelo menos os mercados que a gente sabe que existem. É bem provável que um ou outro título seja publicado por editoras locais de países da região, mas poucos possuem um mercado de mangás. Como o espanhol é um idioma comum, na maioria dos países os consumidores de mangás acabam comprando produtos da Espanha ou outros países que compartilham o idioma.

Dito isto, esta postagem visa comparar o ano de Argentina, Brasil, Colômbia e México. Vamos à postagem^^:

***


ARGENTINA


Em 2017, o mercado de mangás na Argentina registrou um bom crescimento no número de publicações em relação a 2016. Naquele ano, o país teve uma média de 12 volumes publicados ao mês. Em 2017, essa média subiu para 17,7 volumes por mês. Considerando apenas o segundo semestre de 2017, a média sobe para 19 volumes ao mês. Ao todo foram 213 volumes de mangás publicados durante o ano. Além dos mangás, em 2017 foi publicado no país 1 volume de light novel (Haruhi Suzumiya).

Julho de 2017, edição argentina

Esse crescimento deve-se, sobretudo, à Ivrea, maior editora de mangás do país, que aumentou significativamente o número de publicações mensais de um ano para o outro.

No país, há outras quatro editoras que publicam mangás – Larp ( Naruto e One Piece), OvniPress (Ataque dos titãs, Soul Eater, GITS, etc), Utopia (Hetalia, Insect Cage) e Panini (One-Punch Man e Assassination Classroom) -, mas nenhuma delas possui o volume de publicações da Ivrea. Em média, apenas 4 mangás publicados todos os meses na Argentina NÃO SÃO publicados pela Ivrea.

Para 2018, o país terá vários obras muito interessantes como Card Captor SakuraJojo’ Bizarre Adventure e Uzumaki (Ivrea), Akira (OvniPress), além dos retornos de Inu-Yasha e Monster (Larp), ambos parados há vários anos no país.

Vale comentar que em fins de 2017, o selo Pop Fiction Ediciones licenciou dois mangás coreanos na Argentina, são eles Immortal Regis e Princesa Carnivora Yegrinna. Não conseguimos obter informações e saber se eles já foram publicados ou se ficaram para 2018.

*Os dados do país foram coletados manualmente por nós por meio do blog Manga y Anime Argentina.


BRASIL


O mercado brasileiro de mangás você acompanhou durante o ano e relembrou em nossas postagens de retrospectivas. Como você sabe, o ano teve um ligeiro crescimento no número de volumes publicados, atingindo a marca de 395 tomos de mangás em 2017. Além disso, tivemos 4 databooks e 9 volumes de light novels.

O ano também foi interessante, pois tivemos mangás com sobrecapa, mangás em capa dura, mangás digitais e o surgimento de novas editoras interessadas na publicação de mangás.

O ano de 2018 promete muito com a Devir entrando de vez no mercado, com a JBC lançando Hokuto no ken e a Panini Jojo’s Bizarre Adventure, além de diversos outros títulos que devem aparecer. Decerto a tendência é que não haja um enorme crescimento em número de publicações, mas o ano tem tudo para ser muito bom com títulos muito interessantes e aguardados pelo público.


COLÔMBIA


Em novembro de 2017, a Colômbia começou a ter um pequeno mercado de mangás com a chegada da Panini. Pelo que conseguimos pesquisar já se havia publicado um ou outro quadrinho japonês no país, porém não havia um mercado minimamente pequeno. Até então, o único meio de se conseguir mangás por lá era por meio de lojas que importavam os mangás mexicanos e espanhóis e vendiam para os colombianos.

Percebendo um crescente número de consumidores no país e a inexistência de um mercado, a Panini entrou na parada já com 13 títulos. Foram publicados diversos volumes dessas séries inicialmente, mas a partir de então,  eles passam a ser publicados em periodicidade mensal. Ao todo foram 37 volumes publicados em dois meses de atividade. Para 2018, já foram anunciados mais dois títulos. A seguir, a imagem com o checklist de janeiro de 2018 da Panini Colômbia.

Como podem ver, são todos mangás da Shueisha e todos eles já publicados no Brasil. Será que daqui a alguns anos o mercado Colombiano será tão grande quanto o mexicano está se tornando? Veremos com o passar dos anos…


MÉXICO


Já comentamos sobre o México em outra postagem. Em 2017, o mercado mexicano cresceu bastante possuindo uma média de 32 volumes lançados por mês e um total aproximado de 390 volumes de mangás publicados. Em 2016, a média de publicação fora de apenas 27. Além de mangás, no México foi publicado um volume de databook, o de Death Note.

O México tem tudo para se tornar o maior mercado de mangás de América Latina em 2018 em número de volumes publicados, superando o Brasil. Em termos de variedade de publicações ainda falta muito para os mexicanos nos alcançarem^^.

***


RESUMO


  • Mangás:

Brasil: 395 volumes

México: 390 volumes

Argentina: 223 volumes

Colômbia: 37 volumes

  • Light Novels:

Brasil: 9 volumes

Argentina: 1 volume

  • Databooks e similares

Brasil: 4 volumes

México: 1 volume.

***

Confira todas as postagens de retrospectiva, clicando aqui.

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

5 comentários

  1. Legal comentar que na Argentina a edição de Sakura que será publicada é a especial de aniversário da Revista Nakayoshi e que virá com brindes especias, destaque também que a Ivrea tem publicado alguns yaois como Ten Count, apresentando-se como uma editora ate bem diversa.

    Curtir

    1. Já comentamos sobre isso em outras postagens (há várias matérias e notícias específicas em que citamos a Ivrea), não vale a pena repetir, pois estenderia demais uma postagem já extensa^^.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s