Next Dimension #11 e Saintia Shô #09 não serão lançados em bancas de revistas

Ao menos por enquanto…

Nesta sexta-feira, 20 de abril de 2018, a editora JBC divulgou, por meio de seu canal no Youtube, que os mangás Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimenson #11 e Saintia Shô #09 não irão para bancas de revistas. A empresa, inclusive, atualizou seu checklist oficial, colocando as obras como de distribuição somente para livrarias e lojas especializadas.

O motivo da não ida desses dois volumes para bancas de revistas são os diversos problemas de distribuição que a empresa está enfrentando nos últimos tempos. A JBC disse que sempre está atenta aos e-mails e aos comentários dos leitores da empresa dizendo que diversos mangás não estão chegando em todas as bancas e afirmou que está buscando soluções para melhorar essa distribuição e resolver alguns problemas.

Vale comentar que a empresa frisou que os dois mangás não estão chegando nas bancas “por enquanto”, pois ela está tentando resolver os referidos problemas. A JBC ainda disse que deve atualizar os consumidores, em seus vídeos semanais, sobre a situação da distribuição.

***

Curta nossa página no Facebook

Nos siga no Twitter

 BBM

9 Comments

  • Marcelo

    Fui em duas livrarias da minha cidade: FNAC e Travessa. NENHUMA tinha esses dois, e os atendentes disseram que provavelmente não deve chegar por motivos obscuros.

    Qual a minha situação agora? Comprar Online. Mas é triste, pois sempre compro na banca.

  • Urashima

    Esse ano a Salvat ficou um tempo sem colocar nada nas bancas por problemas com a distribuidora. Agora é a JBC. Ano passado a Panini optou por assumir a distribuição e antes disso a NewPop já tinha saido das bancas. A crise do grupo Abril não parece ter fim…

  • Pelo menos são só 3 títulos nessa situação. Já pensaram se a JBC dá os 5 minutos de loucura e faz como a Panini e tira tudo da distribuição em banca com o Dinap / Total?

    • Roses

      Não seria um melhor exemplo a NewPOP? Que do dia pra noite mudou e nunca mais voltou atrás? XD

      • Que eu pelo menos achei que impactou mais a distribuição a saída da Panini, por ser bem maior que a Newpop. A Total perdeu uma grana boa com isso e essa falta de dinheiro tá começando a afetar outros que ficaram com ela.
        A Newpop tá até se saindo bem sem distribuição em banca.
        Dá pra considerar a Newpop uma editora pequena pra média ou tá no nível de uma média?

        • Roses

          Entendi, não achei que estivesse falando nesse sentido. Mas nesse caso a JBC não vai fazer tanta falta assim, JBC é 1/10 até menos da Panini só no quesito de número de publicações, em questão de vendas deve ser menor ainda. Nesse lado ela é uma NewPOP e, até mesmo por isso, ela não conseguiria fazer o que a Panini está fazendo.

          Quanto à classificações delas, como eles não informam tiragens, não dá para saber. Assume-se que sejam médias pra pequenas, assumindo que a pequena seria aquela que tem no máximo um lançamento ao mês, como a Pipoca & Nanquim. Média seria uma empresa de lançamento constante, mas que não representa uma faixa grande do mercado. E a grande a que não só tem lançamentos constantes como representa uma faixa grande das publicações.

          É fácil identificar grandes e pequenas, as médias é que ficam perdidas no meio ali no meio, tendendo para um lado ou outro.

          É claro que NewPOP e JBC parecem super diferentes numa comparação direta, mas se você põe as duas em relação aos dois extremos, é bem óbvios que as duas estão ali no meio em algum lugar.

        • Mals não ter explicado meu ponto Roses. Tem que ver que a Total também mexe com outras coisas né? Tipo entrega pra e-commerce, pode ser que isso esteja fazendo uma grana considerável. Enfim, eu tava pensando se no futuro pode acontecer da JBC desistir da Total e ir pras distribuidoras alternativas.

        • Roses

          Acho que não, ela é muito pequena para conseguir isso a um preço baixo/competitivo. É a mesma ideia de porque loja pequena não usa outra coisa que não correios. Transportadoras são caras, é necessário um montante imenso. O que a Panini faz não é tentar distribuidoras alternativas, mas cortar a intermediária e ir direto nas distribuidoras locais. É mais trabalhoso.

        • Naboa

          Para ter-se uma idéia do que você está comparando, a Panini aqui no Brasil é uma empresa LTDA cujos os sócios são a Panini Itália (1% do capital) e a Panini Irlanda (99% do capital), que é uma empresa criada apenas para gerenciar direitos e receber lucros. É uma jogada para Panini Itália pagar menos imposto de renda. A Panini do Brasil tem registrado como seu capital social cerca R$ 19.000.000,00. Já a JBC empresa brasileira tem registrado em capital social R$ 107.000,00. O capital social não é o faturamento da empresa tão pouco o lucro dela, mas sim o valor que os sócios utilizaram para abrir a empresa. Ao longo dos anos os sócios podem reverter parte do lucro no capital da empresa,aumentando-o. Isso se faz necessário para aumentar a responsabilidade da empresa perante terceiros, aumentando as chances de conseguirem fechar um negocio. Essas informações são publicas e qualquer um pode consltar. A Panini tem cerca de 80% do mercado de HQ’s do Brasil, eles tem Turma da Mônica, que vende mais que todos os mangás juntos. A Panini é pelas normas da Receita Federal uma empresa de médio porte, mas todas as outras editoras de mangás e a maioria absoluta das editoras de comics são microempresas ou empresas de pequeno porte.
          Enfim, a JBC, apesar de ser a única editora que consegue manter uma disputa com a Panini, embora apenas no segmento dos mangás, não faz nem cócegas para Treelog/Abril. E só para completar, como dito a Panini apenas assumiu a intermediação da distribuição e não a distribuição em si. Ela remete os seus produtos para os distribuidores regionais, que na grande São Paulo é a Treelog/Abril.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading