BBM Lista – Mangás de super-heróis americanos publicados no Brasil

O ocidente no oriente

Semana passada, foi cadastrado no site de registro de ISBN (um número que todos os livros e publicações similares precisam ter) o mangá Batman e a Liga da Justiça, de Shiori Teshirogi (autora de CdZ – Lost Canvas). Segundo o registro o mangá deverá ser publicado pela editora Panini ainda em 2018.

Para muita gente chega a ser uma surpresa existir um mangá no Japão que tem como personagens super-heróis americanos, entretanto esse não é primeiro. Artistas japoneses já fizeram vários trabalhos nesse sentido e há um bom número de mangás que se utilizam, legalmente, de personagens da Marvel e da DC.

Alguns desses mangás chegaram, inclusive, a ser publicados no Brasil, ainda que nem sempre de forma completa. A nossa postagem de hoje vem listar para vocês os mangás de super-heróis americanos que foram publicados no Brasil.

***

  • Homem-Aranha

homem

O nome de Ryoichi Ikegami já era conhecido do público brasileiro desde o início dos anos 1990 com May – a garota sensitiva e com a primeira publicação de Crying Freeman, e em 1998, ele voltou a aparecer nas bancas do país por meio de um mangá do Homem-Aranha, no qual ele se encarregou dos desenhos.

Esse mangá do Homem-Aranha foi publicado no Japão no início dos anos 1970, tendo ganhado republicações recentes no oriente, em um total de 5 volumes encadernados.

A obra conta a história de Yuu Komori, um adolescente japonês que um dia é picado por uma aranha radioativa e ganha os mesmos poderes de Peter Parker, o Homem-Aranha americano. O mangá ganhou algumas cópias de personagens e vilões originais americanos.

Essa edição de Homem-Aranha foi publicada no Brasil pela editora Mythos (a empresa que edita os mangás da Panini), mas infelizmente apenas dois volumes foram publicados.

  • X-Men

x men manga

Em meados da década de 1990, um desenho animado dos X-Men se tornou famoso em nosso país, sendo exibido e reexibido à exaustão na televisão aberta. No Japão, esse desenho animado acabou por ser adaptado em mangá e o trabalho ficou a cargo de Mutsume Masuda, Miyako Kojima, entre outros.

A obra foi publicada no oriente entre 1998 e 1999 pela Bamboo Comics (selo de quadrinhos da editora Takeshobo, mesma de Velvet Kiss, por exemplo), e teve um total de 12 volumes.

Aqui no Brasil, curiosamente, o título chegou já em 1998, mas só teve dois números publicados e não foi adiante. Tal qual Homem-Aranha, esse mangá foi lançado pela editora Mythos.

Vale comentar que, em 1999, a Mythos lançou uma edição encadernada de 368 páginas contendo os quatro volumes publicados um ano antes (dois de Homem-Aranha e dois de X-Men). Essa não seria a última empreitada da Mythos no mundo dos mangás de Super-Heróis americanos…

  • Batman Mangá

batman mangá 01

Batman foi outro super-héroi a ter um mangá lançado no Brasil. Intitulado de Batman Mangá, o título foi escrito e desenhado pelo aclamado Kya Asamiya, autor de Dark Angel, tendo sido publicado no Japão entre 2000 e 2001, na revista Magazine Z, da Kodansha. A obra gerou dois volumes no total.

Batman Mangá mostra o Cavaleiro das Trevas tendo que encarar os efeitos de uma droga capaz de transformar as pessoas em quem elas mais desejam ser… ao preço de suas vidas! Para piorar ainda mais a situação, essa crise acaba se provando intimamente ligada à carreira do protetor de Gotham City.

Aqui no Brasil, o manga foi publicado entre 2001 e 2002 pela editora Mythos, sendo lançado com metade do número de páginas do original japonês, completando um total de 4 volumes. O detalhe é que a empresa colocou o primeiro volume original (1 e 2 no Brasil) com o título de Batman Mangá e o segundo volume original (3 e 4 no Brasil) com o título de Batman Mangá volume II.

Em 2015, o Wizmania, um hotsite da Panini, divulgou que a editora italiana iria relançar esse mangá em edição única (um formato big?) e se chamaria Batman: filhos do sonho, mas essa notícia não se concretizou. O referido site disse que o mangá foi reprogramado e, desde então, nem sinal do título ver a luz do dia.

  • Batman – a máscara da morte

batman a mascara da morte

Mais Batman? Mais Batman. Batman – a máscara da morte foi uma minissérie em quatro edições publicada em 2008 pelo mangaká Yoshinori Natsume para a DC. No mesmo ano, a minissérie foi compilada em um único volume e lançado tanto no Japão, quanto nos Estados Unidos, quase simultaneamente.

Na trama, há um novo assassino à solta em Gotham e sua aparição coincide com a chegada de um ambicioso homem de negócios japonês, cuja assistente é idêntica a uma jovem mulher que Bruce Wayne conheceu anos atrás. O Cavaleiro das Trevas se vê então assombrado por seu passado (quando treinou no Japão e ficou cara a cara com o lado sombrio de sua natureza), encarnado em um assassino que o herói não consegue decidir se é um homem, um demônio ou uma manifestação distorcida de seu próprio eu!

A obra foi trazida para o Brasil em 2014 pela editora Panini, e, na época, buscando atrair tanto fãs de comics, quanto de mangás, ele foi descrito pela empresa como um mezzo comic mezzo mangá. Até o presente momento em que esta postagem vai ao ar, foi o último mangá utilizando personagem de super-heróis americano a ser lançado no Brasil. Mas ele perderá esse posto para Batman e a Liga da Justiça, da Shiori Teshirogi.

***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

3 Comments

  • Xeronio

    Olá.
    Se eu acessar a amazon pelo link no banner do site vocês ganham um valor para cada mangá que eu comprar? Ou vocês ganham por acesso pelo link do site? Acesso a BBM todo dia e quero ajudar 😀

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: