[Curiosidades] O país com 11 versões diferentes do mangá “Dragon Ball”

Já estão relançando esse mangá demais…

Provavelmente você já sabe, mas dentro em breve a editora Panini irá relançar o mangá Dragon Ball no Brasil. Com isso teremos a quarta publicação da obra em nosso país, a segunda pela Panini. Quando anunciado não faltaram pessoas para comemorar a publicação, mas também não foram poucas as que disseram que não precisava de outra edição e que o título “já deu o que tinha que dar”.

A verdade é que se quatro publicações pode ser considerado muito, esse número está longe de ser o maior número de publicações de Dragon Ball no ocidente. Na Espanha, foram publicadas 11 edições diferentes da obra e é sobre isso que viemos falar hoje.

  • Dragon Ball na Espanha

Antes de mais nada é preciso relembrar que a Espanha não possui apenas um idioma em todo o seu território. Além do espanhol, várias outras língua coexistem em diferentes regiões, sendo a mais conhecida e importante historicamente, o catalão, falado principalmente na região da Catalunha, onde fica a cidade de Barcelona.

Nesse ínterim, diversos livros são publicados no país tanto em espanhol, quanto em catalão. Embora sejam poucos, alguns mangás também recebem as duas versões e um desses é justamente Dragon Ball. Ao todo, a Espanha teve 11 edições diferentes do mangá até o momento, sendo 7 em idioma espanhol e 4 em idioma catalão, chamado por lá de Bola de Drac.

-A PRIMEIRA E A SEGUNDA PUBLICAÇÃO

As duas primeiras publicações de Dragon Ball começaram a ser lançadas 1992 pela editora Planeta DeAgostini, uma versão em espanhol e outra em catalão. Essas publicações ocorreram em forma de revistinha (16,8 x 25,7 cm) com média de 32 páginas por número e sentido de leitura ocidental. Ambas as versões foram divididas em duas partes, a Série Branca (números 1 a 153 que equivaliam aos primeiros 28 volumes originais de Dragon Ball) e a Série Vermelha (números 154 a 211, que equivaliam do volume 29 ao 42).

Entretanto, as duas partes foram lançadas juntas, com diferenças de alguns meses, parecido com o esquema que anos depois a Conrad adotaria no Brasil com sua primeira publicação de Dragon Ball. Assim, a Série Vermelha tinha uma dupla numeração, uma que acompanhava os números da Série Branca a partir do 154 e uma a partir do 1. Apesar de terem sido lançadas praticamente juntas, a Série Branca de ambas as versões foi encerrada em abril de 1995. A Série Vermelha em fevereiro de 1997. Isso aconteceu porque a Branca tinha periodicidade semanal e a Vermelha, não.

-A TERCEIRA PUBLICAÇÃO

Quando a Série Branca foi encerrada, uma terceira publicação de Dragon Ball já estava a caminho, dessa vez apenas em espanhol. Ela aconteceu entre maio de 1995 e outubro de 1998 em um total de 42 volumes, seguindo o número de volumes originais. Essa versão foi publicada em formato pocket (11,1 x 17,7 cm), mas novamente manteve o sentido de leitura ocidental.

-A QUARTA PUBLICAÇÃO

Em Abril de 1997 era lançada na Espanha a quarta publicação de Dragon Ball, novamente apenas em espanhol. Essa versão era basicamente idêntica a primeira em formato de revistinha, mudando apenas as capas e o nome da edição.

Os 153 primeiros números foram lançados como Série Amarela e os restantes como Série Azul. Assim como ocorrera na primeira publicação, a Série Azul começou apenas alguns meses após a Série Amarela. A Amarela foi concluída em março de 2000, a Azul em maio do mesmo ano.

-A QUINTA PUBLICAÇÃO

Terminada a publicação da Série Amarela e da Série Azul,a Planeta deAgostini deu início a mais uma edição de Dragon Ball na Espanha, mais uma vez apenas em idioma espanhol. A quinta publicação do mangá foi publicada entre maio de 2000 e Fevereiro de 2001 em um total de 42 volumes. Essa versão veio no formato 11,1 x 17,7 cm, e pela primeira vez foi lançado em sentido de leitura oriental.

-A SEXTA E A SÉTIMA PUBLICAÇÃO

Entre abril de 2006 e junho de 2007 eram lançadas mais duas versões de Dragon Ball na Espanha, uma espanhol, outra em catalão.

Elas foram chamadas de Dragon Ball Ultimate Edition e Bola de Drac Edició Definitiva, sendo ambas baseadas no kanzenban do mangá. Essas versões foram concluídas em um total de 34 volumes.

-A OITAVA E A NONA PUBLICAÇÃO

A oitava e a nona publicação do mangá foi apenas um especial comemorativo aos 20 anos da série na Espanha, publicadas tanto em espanhol, quanto em catalão, Chamados de Dragon Ball (Edición 20 Aniversario)Bola de Drac (Edició 20 Aniversari).

Dragon Ball Edição Especial de Aniversário. Foto: Amazon Espanha

Essas duas versões consistiam de dois volumes grandes reunindo os 4 primeiros tomos da série original de Dragon Ball. Trata-se de uma edição de luxo, em capa dura, e os volumes vinham um box belíssimo. Uma edição sensacional.

-A DÉCIMA E A DÉCIMA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO

As mais recentes publicações de Dragon Ball começaram em 2014 e se estendem até hoje, é a Dragon Ball Color (espanhol) ou Bola de Drac Color (catalão). Como o nome sugere, trata-se da versão totalmente colorida do mangá.

Bola de Drac Color – Saga Satanàs Cor Petit. Foto: Amazon Espanha

Essa versão é dividida em sagas, tendo começado primeiramente pela saga dos Sayajins e indo até a Saga de Majin Boo. Posteriormente começaram a lançar a saga original e agora estão publicando a saga do Piccolo.

***

Essas são as 11 versões de Dragon Ball publicadas na Espanha, mas lá se ama tanto o mangá que não saiu apenas isso. Diversas obras da franquia já foram publicadas por lá, por enciclopédias, artbooks, e spin-offs, como o Dragon Ball SD e o do Yancha. Pois é, não temos quase nada de Dragon Ball no Brasil.


Essa foi a nossa postagem de curiosidades de hoje. Se você deseja ver outras postagens de curiosidades, basta clicar aqui.

Anúncios

4 comentários

  1. Já deu q tinha q dá n. Dragon Ball é sempre bem vindo. Só q tá uma situação complicada a vera pra lançar uma versão de “luxo” agora. Vale relança depois de uns 7 ou 8 anos de termino. Se n me engano DB da panini terminou lá pra 2015 e teve aqueles box ainda.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s