Já estão relançando esse mangá demais…
Provavelmente você já sabe, mas dentro em breve a editora Panini irá relançar o mangá Dragon Ball no Brasil. Com isso teremos a quarta publicação da obra em nosso país, a segunda pela Panini. Quando anunciado não faltaram pessoas para comemorar a publicação, mas também não foram poucas as que disseram que não precisava de outra edição e que o título “já deu o que tinha que dar”.
A verdade é que se quatro publicações pode ser considerado muito, esse número está longe de ser o maior número de publicações de Dragon Ball no ocidente. Na Espanha, foram publicadas 11 edições diferentes da obra e é sobre isso que viemos falar hoje.
- Dragon Ball na Espanha
Antes de mais nada é preciso relembrar que a Espanha não possui apenas um idioma em todo o seu território. Além do espanhol, várias outras língua coexistem em diferentes regiões, sendo a mais conhecida e importante historicamente, o catalão, falado principalmente na região da Catalunha, onde fica a cidade de Barcelona.
Nesse ínterim, diversos livros são publicados no país tanto em espanhol, quanto em catalão. Embora sejam poucos, alguns mangás também recebem as duas versões e um desses é justamente Dragon Ball. Ao todo, a Espanha teve 11 edições diferentes do mangá até o momento, sendo 7 em idioma espanhol e 4 em idioma catalão, chamado por lá de Bola de Drac.
-A PRIMEIRA E A SEGUNDA PUBLICAÇÃO
As duas primeiras publicações de Dragon Ball começaram a ser lançadas 1992 pela editora Planeta DeAgostini, uma versão em espanhol e outra em catalão. Essas publicações ocorreram em forma de revistinha (16,8 x 25,7 cm) com média de 32 páginas por número e sentido de leitura ocidental. Ambas as versões foram divididas em duas partes, a Série Branca (números 1 a 153 que equivaliam aos primeiros 28 volumes originais de Dragon Ball) e a Série Vermelha (números 154 a 211, que equivaliam do volume 29 ao 42).
Entretanto, as duas partes foram lançadas juntas, com diferenças de alguns meses, parecido com o esquema que anos depois a Conrad adotaria no Brasil com sua primeira publicação de Dragon Ball. Assim, a Série Vermelha tinha uma dupla numeração, uma que acompanhava os números da Série Branca a partir do 154 e uma a partir do 1. Apesar de terem sido lançadas praticamente juntas, a Série Branca de ambas as versões foi encerrada em abril de 1995. A Série Vermelha em fevereiro de 1997. Isso aconteceu porque a Branca tinha periodicidade semanal e a Vermelha, não.
-A TERCEIRA PUBLICAÇÃO
Quando a Série Branca foi encerrada, uma terceira publicação de Dragon Ball já estava a caminho, dessa vez apenas em espanhol. Ela aconteceu entre maio de 1995 e outubro de 1998 em um total de 42 volumes, seguindo o número de volumes originais. Essa versão foi publicada em formato pocket (11,1 x 17,7 cm), mas novamente manteve o sentido de leitura ocidental.
-A QUARTA PUBLICAÇÃO
Em Abril de 1997 era lançada na Espanha a quarta publicação de Dragon Ball, novamente apenas em espanhol. Essa versão era basicamente idêntica a primeira em formato de revistinha, mudando apenas as capas e o nome da edição.
Os 153 primeiros números foram lançados como Série Amarela e os restantes como Série Azul. Assim como ocorrera na primeira publicação, a Série Azul começou apenas alguns meses após a Série Amarela. A Amarela foi concluída em março de 2000, a Azul em maio do mesmo ano.
-A QUINTA PUBLICAÇÃO
Terminada a publicação da Série Amarela e da Série Azul,a Planeta deAgostini deu início a mais uma edição de Dragon Ball na Espanha, mais uma vez apenas em idioma espanhol. A quinta publicação do mangá foi publicada entre maio de 2000 e Fevereiro de 2001 em um total de 42 volumes. Essa versão veio no formato 11,1 x 17,7 cm, e pela primeira vez foi lançado em sentido de leitura oriental.
-A SEXTA E A SÉTIMA PUBLICAÇÃO
Entre abril de 2006 e junho de 2007 eram lançadas mais duas versões de Dragon Ball na Espanha, uma espanhol, outra em catalão.
Elas foram chamadas de Dragon Ball Ultimate Edition e Bola de Drac Edició Definitiva, sendo ambas baseadas no kanzenban do mangá. Essas versões foram concluídas em um total de 34 volumes.
-A OITAVA E A NONA PUBLICAÇÃO
A oitava e a nona publicação do mangá foi apenas um especial comemorativo aos 20 anos da série na Espanha, publicadas tanto em espanhol, quanto em catalão, Chamados de Dragon Ball (Edición 20 Aniversario) e Bola de Drac (Edició 20 Aniversari).

Essas duas versões consistiam de dois volumes grandes reunindo os 4 primeiros tomos da série original de Dragon Ball. Trata-se de uma edição de luxo, em capa dura, e os volumes vinham um box belíssimo. Uma edição sensacional.
-A DÉCIMA E A DÉCIMA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO
As mais recentes publicações de Dragon Ball começaram em 2014 e se estendem até hoje, é a Dragon Ball Color (espanhol) ou Bola de Drac Color (catalão). Como o nome sugere, trata-se da versão totalmente colorida do mangá.

Essa versão é dividida em sagas, tendo começado primeiramente pela saga dos Sayajins e indo até a Saga de Majin Boo. Posteriormente começaram a lançar a saga original e agora estão publicando a saga do Piccolo.
***
Essas são as 11 versões de Dragon Ball publicadas na Espanha, mas lá se ama tanto o mangá que não saiu apenas isso. Diversas obras da franquia já foram publicadas por lá, por enciclopédias, artbooks, e spin-offs, como o Dragon Ball SD e o do Yancha. Pois é, não temos quase nada de Dragon Ball no Brasil.
Essa foi a nossa postagem de curiosidades de hoje. Se você deseja ver outras postagens de curiosidades, basta clicar aqui.
Interessante.
Temos nem o especial do GT que até Portugal recebeu imagina as várias edições do mangá que foram lançadas ao longo dos anos.
Já deu q tinha q dá n. Dragon Ball é sempre bem vindo. Só q tá uma situação complicada a vera pra lançar uma versão de “luxo” agora. Vale relança depois de uns 7 ou 8 anos de termino. Se n me engano DB da panini terminou lá pra 2015 e teve aqueles box ainda.
Vi a imagem de relance, achei que era notícia do preço do Kanzenban. Não foi dessa vez, hehe.