Resenha: Toradora! – Livro 4 (Light Novel)

O volume da viagem de férias…

ATENÇÃOO TEXTO QUE VOCÊ VERÁ A SEGUIR PRESSUPÕE QUE VOCÊ TENHA ASSISTIDO À ADAPTAÇÃO EM ANIMÊ DE TORADORA! OU QUE CONHEÇA A HISTÓRIA, POIS ELE PODE CONTER SPOILERS.

Toradora! é uma light novel de comédia romântica que acompanha acompanha a vida dos jovens Ryuuji (um rapaz do segundo ano que vive sendo confundindo com um delinquente devido à sua cara) e Taiga (uma garota baixinha e geniosa, apelidada de “Tigresa de bolso” e que vive metendo medo nas pessoas). Taiga é apaixonada por Kitamura, melhor amigo de Ryuuji, e Ryuuji é apaixonado por Minori Kushieda, melhor amiga de Taiga.

Por coincidência do destino (leia-se: conveniência da ficção necessária para a história andar) Ryuuji e Taiga acabam morando um ao lado do outro e os dois passam a conviver o tempo todo, com ele até mesmo fazendo a comida da garota, o que leva a diversos mal entendidos. Além dos quatro personagens já citados, a obra ainda possui um quinto elemento muito importante, chamada de Ami Kawashima, modelo juvenil e amiga de infância de Kitamura. A garota é a dissimulação em pessoa, fingindo ser boazinha na frente de todos, mas é arrogante e malvada com quem não gosta ou com quem não se importa. Ami e Taiga se estranham, se rivalizam e uma está pronta a querer expor a outra de algum modo e o confronto das duas acaba sempre gerando mais e mais confusão.

No volume 3, Ami e Taiga travaram uma “disputa por Ryuuji”. Se Ami vencesse Ryuuji iria viajar com ela para a casa de praia de sua família nas férias, se Taiga ganhasse ele não iria. A disputa acabou sendo de natação e Taiga não sabia nadar. Entretanto, Ryuuji tentou ajudar a tigresa de bolso a vencer, mas as coisas não foram tão bem como planejadas. O ponto alto do terceiro volume foi a demonstração por parte de Taiga de como Ryuuji era importante para ela. Durante quase todo o livro houve um estranhamento e uma negação da garota em relação ao rapaz, mas após um certo incidente durante a prova, ela diz a frase icônica do volume: “O Ryuuji é meu”. O resultado disso, é que Ryuuji acabou tendo que ir para a casa de Ami, mas Taiga, Kushieda e Kitamura também acabaram por compor o grupo que faria a viagem.

Os quatro volumes da light novel

O volume 4 de Toradora! é dedicado a mostrar essa viagem dos cinco personagens de maior destaque da light novel. Composto de seis capítulos, esse livro começa já com um desentendimento, uma rusga entre Taiga e Ryuuji, como é o natural nessa história. O primeiro capítulo por inteiro ocorre antes da viagem e é marcado por um pesadelo em comum que os dois têm, bem como por uma disputa para ver qual dos dois ajudará o outro na viagem a conquistar ou pelo menos se aproximar de suas paixonites secretas.

O interessante do capítulo inicial é que ele bem temático, focando-se na figura do cachorro. O pesadelo dos dois envolve um e a disputa entre os amigos também termina forçada devido a intervenção de um canino. É um capítulo inicial bastante divertido e que serve de prólogo ao que se verá no restante do livro.

A estadia na casa de praia de Ami terá, então, o propósito de fazer Ryuuji se tornar mais próximo de Kushieda e o plano adotado por ele e Taiga é… assustar a garota. Sim, apenas isso. A ideia é bem simples: segundo Taiga, Kushieda tem medo de fantasmas, então eles assustarão a garota e Ryuuji mostrar-se-a como seu salvador. É um daqueles planos completamente bobos e juvenis que a gente vê muito em séries adolescentes.

Por ser uma comédia romântica, você já sabe de antemão que não dará certo, mas o volume vai passando, passando e tudo parece ir bem, tudo parece se encaminhar, na medida do possível, para que o plano funcione. Claro que Ryuuji é um banana e não tem tantas habilidades assim para conseguir se aproximar de Kushieda, mas há momentos em que eles ficam juntos e conversam. E também é claro que existe um plot twist no final, mas deixemos isso de lado, pois não é tão importante assim.

Importante nesse volume é uma cena que ocorre em um momento em que Ryuuji e Kushieda estão sozinhos e o rapaz quase do nada pergunta se Minorin tem namorado e ela responde ludicamente falando de fantasmas e que gostaria de acreditar na existência deles. O que é interessante de verdade é ver como a autora consegue fazer essas ligações temáticas. Se no primeiro capítulo houve duas situações em que a autora colocou a figura do cachorro como central, no restante do volume ela fez uma ligação entre acreditar em fantasmas e acreditar no amor, utilizando Kushieda de porta-voz. Não que isso seja algo inovador dentro do gênero (pelo contrário, isso é o que se espera que se faça), mas é divertido ver duas coisas completamente diversas sendo conectadas por algo em comum.

No mais, o volume mostra mais facetas dos personagens. Kitamura deixa claro ser um descuidado, mas ao mesmo tempo muito inteligente; Kushieda mostrará ser mais do que a garota extremamente agitada, com certas passagens em que veremos um pouco do íntimo da personagem. Ryuuji e Taiga são os de sempre, com suas brigas, os xingamentos, a afeição mútua, etc.

Já Ami Kawashima, a gente só pode dizer que ela é bem mais irritante na light novel do que no animê. Na animação, a gente consegue sentir uma certa empatia com a garota, mas no livro são páginas e mais páginas em que Kawashima é simplesmente insuportável. Claro que há seus momentos em que ela consegue se destacar e cativar, como na “prova de coragem”, quando ela está sozinha com Ryuuji na caverna, mas no todo ela é uma personagem que destoou bastante nesse volume, ficando mais e mais insuportável.

Por fim, o quarto volume de Toradora! traz uma espécie de revelação a Ryuuji: talvez ele não seja a pessoa certa para Kushieda (se é que existe isso de “pessoa certa”). Taiga fala para o rapaz que ele não combina com Kushieda, e Kawashima igualmente diz coisa parecida em um momento do volume. O próprio Ryuuji após o plot twist final começa a se questionar sobre esse assunto, mas parece que ele não desistirá dela ainda. Agora aguardaremos o próximo livro para ver os rumos que a história irá tomar e o quão distante ou não a obra ficará da adaptação.

O livro 4 de Toradora! foi livremente adaptado nos episódios 9 e 10 do animê.

  • Ficha Técnica

TítuloToradora!
Autor: Yuyuko Takemiya
Ilustrador: Yasu
Tradutor: Renata Leitão
EditoraNewPOP
Dimensões: 10,6 x 14,8 cm
Miolo: Papel Avena
Acabamento: Capa cartonada com orelhas
Classificação indicativa: 16 anos
Número de volumes no Japão: 10 (completo)
Número de volumes já lançados: 4 (ainda em publicação)
Preço: R$ 26,90
Onde comprarAmazon

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s