Mangakás que visitaram (ou visitarão) o ocidente em 2020

Será que a passagem para aquele país custa muito caro?

A vinda de autores de mangás para o Brasil é bastante rara, afinal a distância entre os dois países é muito grande, o mercado nacional não é relevante, entre diversos outros fatores que dificultam a vinda de artistas para o local. Ainda assim, em anos recententes tivemos alguns como Kenji Oiwa, Tsutomu Nihei, Nobuhiro Watsuki e Hiro Kiyohara.

No ocidente como um todo, porém, a vida de mangakás é mais comum, ainda que se concentrem sobretudo em países europeus ou nos Estados Unidos. Então, resolvemos fazer esse post listando os autores que visitarão o ocidente durante 2020 para participar de algum evento ou conferência. A ideia é ir atualizando a matéria durante o ano, toda vez que novos artistas forem confirmados pelo mundo. Assim, se você estiver de viagem por algum país ou tiver muito dinheiro sobrando parado em sua conta, poderá se programar para ir.

A postagem não buscará listar todos, afinal há países em que é meio difícil saber de notícias, como a Turquia, mas na medida do possível falaremos de alguns locais que a gente considera importante e tem acesso às informações.

Dito, isso, eis a lista dos mangakás confirmados até o momento:


ALEMANHA


Entre os dias 12 e 15 de março seria realizado na Alemanha a feira do livro de Leipzig e no mesmo evento ocorreria a o Manga-Comic-Con. E vários mangakás foram convidados. Entretanto, devido à epidemia do Coronavirus (Covid-19), a feira foi cancelada. Eis os artistas que estariam presentes.


BÉLGICA


O Festival Made In Asia, a ser realizado na cidade de Bruxelas, entre os dias 13 e 15 de março de 2020, contará com a presença de um mangaká, em parceria com uma editora francesa. Não há um mercado de mangás próprios na Bélgica, daí que praticamente tudo é vindo da França, tipo ocorre no Canadá em relação aos Estados Unidos.

  • Kumo Gakyu, autor da light novel Goblin Slayer.
  • Kousuke Kurose, autor da adaptação em mangá de Goblin Slayer.
  • Tohru Fujisawa, autor de GTO.

CANADÁ


Entre os dias 9 e 10 de maio será realizado em Toronto, no Canadá, a edição de 2020 do TCAF (The Toronto Comic Arts Festival) e ele contará com a presença de artista japonês:


CHILE


Nos dias 1 e 2 de fevereiro será realizado no Chile o evento Anime Expo Santiago e ele contará com a presença de um autor. Assim como a Bélgica, o Chile não tem um mercado de mangás próprios, daí que todos os quadrinhos japoneses são advindos de outras comunidades de língua espanhola.


FRANÇA


Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro será realizado na França o famoso festival de Angoulême. Além de uma exposição dedicada a Yoshiharu Tsuge (O Homem sem Talento), haverá vários mangakás convidados. Eis:

  • Baron Yoshimoto, autor de obras como Kuroi Washi e Ninja Jiji Sandayuu todas inéditas no Brasil.
  • Hisashi eguchi, autor de Stop !! Hibari Kun.
  • Inio Asano, autor de Boa Noite Punpun
  • Kan Tahakama, autora de O Último Voo das Borboletas
  • Kenshiro Sakamoto, autor de Fairy Tail Happy Adventures.
  • Sansuke Yamada, autor de Sengo (Areyo Hoshikuzu)
  • Yoshiharu Tsuge, autor de O Homem sem Talento. Ele foi o homenageado no festival e apareceu de surpresa, sem que ninguém o esperasse.
  • Yukito Kishiro, autor de Battle Angel Alita

Entre os dias 20 e 23 de março aconteceria o Salão do Livro de Paris e no evento também haveria a presença de artistas japoneses. Entretanto, o evento acabou cancelado devido à epidemia do Coronavirus (Covid-19). Os seguintes autores estariam presentes:

Entre os dias 2 e 5 de julho será realizado a Japan Expo 2020, uma das maiores convenções de cultura pop japonesa do mundo, sediada em Paris. Como sempre, alguns artistas estarão presentes.

  • Tsukasa HÔJÔ, autor de City Hunter, é o convidado de honra da Japan Expo 2020. Na convenção serão celebrados os 40 anos de carreira do autor.

ITÁLIA


Entre os dias 2 e 5 de abril ocorrerá em Roma o 27ª Romics, um festival dedicado aos quadrinhos, animações, cinema e games. Nessa edição também haverá presença de mangakás:

A edição de 2020 da Napoli Comicon irá ocorrer entre os dias 30 de abril e 3 de maio na cidade Napoles, e, como sempre, contará com a presença de alguns artistas japoneses:

  • Aka Akasaka, autor de Kaguya-Sama: Love is War
  • Shuzo Oshimi, autor de Happiness

MÔNACO


No dia 7 de março de 2020 será realizado o evento MAGIC 2020 (Monaco Anime Game International Conferences) e contará com a presente de dois mangakás:


Esses são os mangakás que estão previstos virem para o ocidente em 2020 até o momento. Além deste post, também estamos fazendo uma thread no Twitter (clique aqui) listando esses nomes, assim que ficamos sabendo da vinda deles para este lado do globo.

Vale dizer que, apesar de eles irem para um evento específico, às vezes eles participam de outras atividades. Inio Asano, por exemplo, além de ir para o Angoulême, fará uma sessão de autógrafos em uma Fnac para o lançamento de duas novas obras na França.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s