Será que a passagem para aquele país custa muito caro?
A vinda de autores de mangás para o Brasil é bastante rara, afinal a distância entre os dois países é muito grande, o mercado nacional não é relevante, entre diversos outros fatores que dificultam a vinda de artistas para o local. Ainda assim, em anos recententes tivemos alguns como Kenji Oiwa, Tsutomu Nihei, Nobuhiro Watsuki e Hiro Kiyohara.
No ocidente como um todo, porém, a vida de mangakás é mais comum, ainda que se concentrem sobretudo em países europeus ou nos Estados Unidos. Então, resolvemos fazer esse post listando os autores que visitarão o ocidente durante 2020 para participar de algum evento ou conferência. A ideia é ir atualizando a matéria durante o ano, toda vez que novos artistas forem confirmados pelo mundo. Assim, se você estiver de viagem por algum país ou tiver muito dinheiro sobrando parado em sua conta, poderá se programar para ir.
A postagem não buscará listar todos, afinal há países em que é meio difícil saber de notícias, como a Turquia, mas na medida do possível falaremos de alguns locais que a gente considera importante e tem acesso às informações.
Dito, isso, eis a lista dos mangakás confirmados até o momento:
TENDO EM VISTA A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E O CANCELAMENTO DOS EVENTOS, AS PRESENÇAS CONFIRMAS DE MANGAKÁS FORAM CANCELADAS.
ALEMANHA
Entre os dias 12 e 15 de março seria realizado na Alemanha a feira do livro de Leipzig e no mesmo evento ocorreria a o Manga-Comic-Con. E vários mangakás foram convidados. Entretanto, devido à epidemia do Coronavirus, a feira foi cancelada. Eis os artistas que estariam presentes.
- Kamome Shirahama, autora de Atelier of Witch Hat
- Satoshi Shiki, de autor de Ataque dos Titãs – Antes da Queda
- Shiki Chitose, autora de vários mangás shoujos.
- Keri Kusabi, autor(a) de vários mangás BL’s.
- Makoto Morishita, autor de Im – Great Priest Imhotep.
BÉLGICA
O Festival Made In Asia, a ser realizado na cidade de Bruxelas, entre os dias 13 e 15 de março de 2020, contaria com a presença de mangakás, em parceria com uma editora francesa. Não há um mercado de mangás próprios na Bélgica, daí que praticamente tudo é vindo da França, tipo ocorre no Canadá em relação aos Estados Unidos. Eis a lista de convidados que estariam no evento.
- Kumo Gakyu, autor da light novel Goblin Slayer.
- Kousuke Kurose, autor da adaptação em mangá de Goblin Slayer.
- Tohru Fujisawa, autor de GTO.
CANADÁ
Entre os dias 9 e 10 de maio seria realizado em Toronto, no Canadá, a edição de 2020 do TCAF (The Toronto Comic Arts Festival) e ele contará com a presença de artista japonês. Veja a seguir a mangaká que iria a ele.
- Kamome Shirahama, autora de Atelier of Witch Hat
CHILE
Nos dias 1 e 2 de fevereiro foi realizado no Chile o evento Anime Expo Santiago e ele contou com a presença de um autor. Assim como a Bélgica, o Chile não tem um mercado de mangás próprios, daí que todos os quadrinhos japoneses são advindos de outras comunidades de língua espanhola. O evento ocorreu antes da pandemia chegar ao Chile.
- Satoshi Shiki, autor de Ataque dos Titãs – Antes da Queda.
FRANÇA
Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro foi realizado na França o famoso festival de Angoulême. Além de uma exposição dedicada a Yoshiharu Tsuge (O Homem sem Talento), haverá vários mangakás convidados. Eis:
- Baron Yoshimoto, autor de obras como Kuroi Washi e Ninja Jiji Sandayuu todas inéditas no Brasil.
- Hisashi eguchi, autor de Stop !! Hibari Kun.
- Inio Asano, autor de Boa Noite Punpun
- Kan Tahakama, autora de O Último Voo das Borboletas
- Kenshiro Sakamoto, autor de Fairy Tail Happy Adventures.
- Sansuke Yamada, autor de Sengo (Areyo Hoshikuzu)
- Yoshiharu Tsuge, autor de O Homem sem Talento. Ele foi o homenageado no festival e apareceu de surpresa, sem que ninguém o esperasse.
- Yukito Kishiro, autor de Battle Angel Alita
Entre os dias 20 e 23 de março aconteceria o Salão do Livro de Paris e no evento também haveria a presença de artistas japoneses. Entretanto, o evento acabou cancelado devido à epidemia do Coronavirus (Covid-19). Os seguintes autores estariam presentes:
- Fujita, autora de Wotakoi.
- Go Tanabe, autor de O Cão de Caça e Outras Histórias.
Entre os dias 2 e 5 de julho seria realizado a Japan Expo 2020, uma das maiores convenções de cultura pop japonesa do mundo, sediada em Paris. Como sempre, alguns artistas estarão presentes, mas o evento também foi cancelado.
- Tsukasa HÔJÔ, autor de City Hunter, é o convidado de honra da Japan Expo 2020. Na convenção serão celebrados os 40 anos de carreira do autor.
ITÁLIA
Entre os dias 2 e 5 de abril ocorreria em Roma o 27ª Romics, um festival dedicado aos quadrinhos, animações, cinema e games. Nessa edição também haveria presença de mangakás:
- Nagabe, autor de A Menina do Outro Lado.
A edição de 2020 da Napoli Comicon iria ocorrer entre os dias 30 de abril e 3 de maio na cidade Napoles, e, como sempre, contaria com a presença de alguns artistas japoneses:
- Aka Akasaka, autor de Kaguya-Sama: Love is War
- Shuzo Oshimi, autor de Happiness
MÔNACO
No dia 7 de março de 2020 será realizado o evento MAGIC 2020 (Monaco Anime Game International Conferences) e contará com a presente de dois mangakás:
- Tadatoshi Fujimaki, autor de Kuroko no Basket.
- Yoichi Takahashi, autor de Supercampeões e Pride – O Super Campeão.
Esses são os mangakás que estão previstos virem para o ocidente em 2020 até o momento. Além deste post, também estamos fazendo uma thread no Twitter (clique aqui) listando esses nomes, assim que ficamos sabendo da vinda deles para este lado do globo.
Vale dizer que, apesar de eles irem para um evento específico, às vezes eles participam de outras atividades. Inio Asano, por exemplo, além de ir para o Angoulême, fará uma sessão de autógrafos em uma Fnac para o lançamento de duas novas obras na França.