Especial de natal
Embora Yu Yu Hakusho seja lembrado sempre pelas batalhas e as várias peripécias de Yusuke Urameshi, Kuwabara e os outros, existe uma parte inicial do mangá que é muito diferente e interessante e que serve como um excelente prelúdio para o que viria depois.
Na verdade, essa parte inicial é quase um outro mangá. No chamado Teste da Ressurreição, Urameshi fica vagando pelo céu junto com Botan, em busca de casos para solucionar, casos relacionados ou não a espíritos. O ocorre que uma das situação acontece justamente no natal. E eis uma historinha importante de se lembrar no dia de hoje.
Se você é novo no mundo otaku, talvez ainda não tenha percebido que o modo como os japoneses comemoram o natal é um tanto quanto diferente do Brasil e outros países ocidentais. Por lá, o cristianismo não é algo tão imponente e a ideia de comemoração do nascimento de Jesus Cristo praticamente inexiste.
O natal japonês, na verdade, é encarado por muitos como um dia casais saírem para algum passeio romântico, quase como um outro dia dos namorados, embora não seja exatamente isso. Daí que a história presente em Yu Yu Hakusho utiliza-se exatamente desse contexto.
Chamado de “O segundo natal”, na trama uma moça tinha um encontro no natal com o seu amado, porém ela acabou adoecendo e antes que pudesse se desculpar por não ter ido, ela acabou morrendo. Entretanto, a moça não conseguiu ir para o mundo espiritual, pois ficou agarrada por aqui, remoendo-se por não ter ido naquele dia. Assim, ela passou a ficar sentada no mesmo banco em que ela iria se encontrar com o namorado, esperando por um milagre no natal, esperando que os dois pudessem se reencontrar.
Nisso entra Yusuke Urameshi na questão. Ele e Botan tentam convencê-la de que deve ir para o mundo espiritual, mas ela se recusa, esperando o momento do encontro chegar. Felizmente, já era o natal e faltava pouco para tudo se resolver. Então eis que… o milagre se concretiza, o rapaz vê o espírito e pede desculpas por ter demorado tanto… só que não.
O rapaz realmente aparece, mas na verdade, ele havia marcado um encontro com uma outra garota no mesmo local. Para piorar a situação, ele diz à moça que, no ano anterior, havia apostado com uns amigos que faria a garota esperar ele por horas no natal. Um choque total… E Yusuke terminou com ódio, querendo acabar com a vida dele, enquanto a moça ficava triste por ter feito um papel de boba mesmo após a morte.
Um ano, o espírito ficou um ano preso na terra por nada. Felizmente, ela teve Yusuke e, após o ocorrido, ele a levou para se divertir e passear pelos lugares no restante daquela tarde de natal, até que ela se sentisse satisfeita e pudesse ir para o mundo espiritual em paz.
É um capítulo tocante, pois mostra a humanidade Yusuke e o espírito natalino de ajudar as pessoas. A própria fantasminha, após se divertir, termina por perdoar o antigo namorado e agradece por tudo, pois graças a ele, ela conseguiu se divertir um pouco.
Quanto à Yusuke, embora tivesse ajudado a garota, não podia deixar de atentar aquele carinha e tratou de dar um susto no rapaz. Claro que isso não é nada natalino, mas dado o contexto creio que todos podem perdoar…
Yu Yu Hakusho possui 19 volumes no total e foi publicado no Brasil em duas oportunidades, uma entre 2002 e 2004 (completa em 38 edições) e outra entre 2014 e 2016 (completa em 19). Em ambas as oportunidades, o título saiu pela JBC.
otimo post!
Eu adoro o começo de Yu Yu Hakusho. Na verdade, é um dos mangás da minha vida!
Feliz Natal. E Kyon, tu vai publicar aquela série de especiais diários até o ano novo? Não me lembro se era nessa época.