Conheça a franquia “My Hero Academia”

Muitas obras derivadas

Publicado originalmente em 31/01/2018
Última atualização em: 17/10/2021

Você conhece o mangá My Hero Academia? Nessa altura do campeonato é impossível você não ter ouvido falar da obra pelo menos de nome, seja por elogios ao mangá/anime, seja por críticas. De autoria de Kohei Horikoshi, o mangá está em publicação no Japão desde 2014 nas páginas da revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, e ainda está em andamento por lá, sem uma previsão clara de final.

Durante esse tempo, a obra ganhou adaptações em anime, filme de animação, e obras derivadas em mangá e novels. No post a seguir você verá uma pequena lista de obras impressas da franquia, ou seja, quadrinhos e livros da série.

Vem ver 🙂


MANGÁS


My Hero Academia (JBC)

De autoria de Kohei Horikoshi, essa é a obra que deu origem à franquia. Ainda está em publicação no Japão, atualmente com 32 volumes já lançados.

No Brasil, o mangá é publicado pela editora JBC desde 2016 e a empresa lançou até o momento 28 volumes. Os números #29 e #30 estão previstos para breve. O título é um sucesso no Brasil e, recentemente, a empresa comentou que a obra atingiu a marca de um milhão de cópias impressas.

SinopseEm um mundo onde (quase) todas as pessoas possuem superpoderes, o tímido estudante Midoriya Izuku teve a infelicidade de nascer sem nenhum dom especial. Grande fã do sorridente All Might, o herói máximo desse mundo, Deku, como é chamado pelos colegas, sofre com a frustração de saber que jamais terá uma individualidade especial para que possa se tornar, assim como seu grande ídolo, em um defensor dos fracos e oprimidos. Mesmo achincalhado por seus amigos de escola, como o arrogante Katsuki, o garoto nunca abandonou o herói existente dentro de si. Gentil e generoso, ele está sempre pronto a ajudar quem precisa. Porém, um inesperado encontro irá mudar o destino de Deku. Destino esse que o levará a ingressar no tão sonhado colégio U.A., instituição para onde todos os futuros grandes heróis vão estudar e treinar. A partir daí, as cortinas de uma fantástica aventura repleta de personagens cativantes e temerosos vilões se abrem para o jovem Midoriya!!


My Hero Academia Smash! (JBC)

De Hirofumi Neda. Completo em 5 volumes. O título foi publicado no Japão entre 2015 e 2017 no site Shonen Jump +, da Shueisha. A obra é um spin-off de comédia em 4-koma (tirinhas japonesas) baseado na obra de Kohei Horikoshi.

No Brasil, saiu pela editora JBC entre 2017 e 2019.

SinopseCada volume apresenta um conjunto de tirinhas cômicas com os personagens da escola de heróis mais famosa do Japão vista no mangá My Hero Academia, que também é publicado pela JBC no Brasil. Com personagens estilizados em formato reduzido “chibi”, Neda apresenta um outro lado da vida dos pequenos heróis em treinamento.


My Hero Academia: Team Up Mission (Inédito no Brasil)

De Yoko Akiyama, esse spin-off de My Hero Academia está em publicação no Japão desde o final de 2019 na revista Saikyo Jump, da editora Shueisha, e, até o momento, possui dois volumes publicados.

 A obra é inédita no Brasil.

Sinopse: Com a aposentadoria forçada de All Might, há uma necessidade urgente de se preparar para a sucessão. Um novo sistema, chamado “Team Up Mission”, foi criado para todos os heróis aprendizes: eles formarão grupos responsáveis ​​pelo patrulhamento ao lado dos profissionais! Além de dar a eles uma valiosa experiência de campo, esta organização os ensinará a se adaptar a qualquer parceiro. Os alunos da Yuei High School terão que dar o melhor de si com as equipes designadas … Alguns coquetéis prometem ser explosivos! O que acontece quando você mistura as detonações de Katsuki com os poderes gravitacionais de Ochaco? Izuku vai sair vivo da competição entre os inventores gênios Mei e Mélissa?! O Sun Eater ganhará a confiança de Tenya e Momo?


Vigilante: My Hero Academia Illegals (JBC)

De Hideyuki Furuhashi e Court Betten. O título começou a ser publicado no Japão em 2016, tendo passado pela Shonen Jump GIGA e estando atualmente no site Shonen Jump +. A obra possui 13 volumes até o momento no Japão. Existe uma previsão de que ele pode se encerrar no número 16, mas até agora não há nada de concreto.

No Brasil, o mangá é publicado pela editora JBC desde julho de 2020 e dez volumes foram lançados até o momento, com o #11 e o #12 previstos para breve. Foi a JBC quem contou sobre a previsão de encerramento da obra.

Sinopse: Com roteiro de Hideyuki Furuhashi e arte de Betten Court, sua trama se passa alguns anos antes das aventuras de Deku e seus amigos. Seu foco é nos Vigilantes, pessoas com individualidades incríveis que realizam atos heróicos voluntariamente, porém, como não possuem a Licença de Herói, acabam agindo de forma ilegal… Afinal, a justiça que realizam é para a sociedade ou para eles mesmos?!


NOVELS


My Hero Academia: School Briefs (Inédito no Brasil)

De Anri Takahashi com desenhos de Kohei Horikoshi. Tratam-se de light novels que se passam no universo da série. Até o momento em que esta postagem vai ao ar, seis novels foram lançadas, nas seguintes datas:

1 – 04/2016
2 – 02/2017
3 – 02/2018
4 – 05/2019
5 – 09/2020
6 – 10/2021


My Hero Academia: Filme 2 Heróis – novelização (Inédito no Brasil)

Completo em um volume, trata-se de uma novelização do filme My Hero Academia: 2 Heróis. A novel saiu em duas versões (uma pelo selo Mirai Bunko e outra pelo selo Jump J Books, ambos da Shueisha), lançadas no dia 3 de agosto de 2018.

A novel é creditada a Ogawa Jun e Kuroda Yusuke.


My Hero Academia: Filme Heroes: Rising – novelização (Inédito no Brasil)

Completo em um volume, trata-se de uma novelização do filme My Hero Academia Heroes: Rising, o segundo da franquia. A novel saiu em duas versões (uma pelo selo Mirai Bunko e outra pelo selo Jump J Books, ambos da Shueisha), lançadas no dia 20 de dezembro de 2020.

A novel é creditada a Ogawa Jun e Kuroda Yusuke.


My Hero Academia: Filme World Heroes’ Mission – novelização (Inédito no Brasil)

Completo em um volume, trata-se de uma novelização do filme My Hero Academia: World Heroes’ Misson, o terceiro da franquia. A novel saiu em duas versões (uma pelo selo Mirai Bunko e outra pelo selo Jump J Books, ambos da Shueisha), lançadas no dia 6 de agosto de 2021.

A novel é creditada a Ogawa Jun e Kuroda Yusuke.


OUTROS


My Hero Academia: Filme 2 Heróis – Anime Comics (Inédito no Brasil)

Completo em um volume, esta obra trata-se de uma quadrinização do filme My Hero Academia – 2 Heróis. Não é um mangá propriamente dito, e sim uma junção dos quadros de anime em forma de quadrinho.

Foi lançado no Japão em maio de 2019


My Hero Academia: Filme Heroes: Rising – Anime Comics (Inédito no Brasil)

Completo em um volume, esta obra se trata de uma quadrinização do filme My Hero Academia – Heroes: Rising, o segundo filme da franquia.

Foi lançado no Japão em janeiro de 2021.


My Hero Academia – Ultra Archives (Inédito no Brasil)

Completo em 1 volume. My Hero Academia – Ultra Archives é um Official Character Book da série de Kohei Horikoshi. As páginas desse livro estão cheias de anedotas e estatísticas sobre os super-heróis!, dentre diversas outras coisas.

Foi lançado no Japão em maio de 2016.


My Hero Academia – Ultra Analysis (Inédito no Brasil)

Completo em 1 volume. Esse livro se trata de mais um guia da série. Nas páginas da obra, há informações inéditas, anedotas e estatísticas sobre os personagens do mangá, todas acompanhadas por excelentes ilustrações coloridas

Foi lançado no Japão em outubro de 2019.


My Hero Academia – Ultimate Animation Guide (Inédito no Brasil)

1 volume. My Hero Academia Ultimate Animation Guide é um guidebook da animação. Com 150 páginas, essa obra possui uma galeria de imagens do anime, detalhes de cena, além de um pôster e adesivos, dentre outras coisas.

Foi lançado no Japão em setembro de 2017.


My Hero Academia – volume 0rigin (Inédito no Brasil)

1 volume. My Hero Academia – volume 0rigin é um livreto especial distribuído para os primeiros 1 milhão de expectadores presentes nas salas de cinema japonesas para a exibição do filme Boku no Hero Academia The Movie: Futari no Hero.

Foi lançado em agosto de 2018.


My Hero Academia – Volume World Heroes (Inédito no Brasil)

1 volume. Este é um livreto especial distribuídos para os primeiros um milhão e meio de expectadores do filme My Hero Academia World Heroes’ Mission.

Foi lançado no Japão em agosto de 2021.


Essa foi uma postagem da nossa série Guia de Franquias. Para quem conhece, nessa série buscamos listar todas ou pelo menos a maioria das obras impressas de uma dada franquia. Você pode conferir todas, clicando aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



11 Comments

    • Assim, não. Porque, tipo… não faz sentido isso de seguir o exemplo:

      1º porque) a JBC já faz (e fez) isso:

      Os mangás derivadas de MHA, por exemplo, vieram, só falta um, o mais recente.
      Os guias, é verdade, a JBC não publicou, mas isso não significa que ela não vai publicar, pois ela já lançou guias no passado de outras séries. Ela lançou guias de:

      Rurouni Kenshin
      Love Hina
      Death Note (2 vezes, em 2 formatos diferentes)
      Fullmetal Alchemist (2 vezes, em 2 formatos diferentes)

      Já volumes especiais dedicados a filmes, ela nunca lançou, mas a Panini nunca trouxe nenhum também não. Então não existe isso se seguir o exemplo, pois o que a Panini faz, a JBC também já faz (e faz desde bem antes de a Panini começar a fazer) e o que a JBC não faz, a Panini também não.

      2º porque) nem a Panini, nem qualquer editora brasileira costuma lançar obras derivadas a rodo. Existem casos atípicos como Naruto, Madoka e Fairy Tail, em que um monte de coisa veio, mas o normal é as editoras não lançarem as obras derivadas no Brasil. Tem uma infinidade de mangás da Panini, JBC, NewPOP que tem um monte de coisa no Japão que poderiam lançar e as editoras não lançaram. O que se lança é a exceção.

      • Opa, acabei de lembrar que a JBC já lançou, sim, volumes dedicados a filmes, apenas um vez, no distante ano de 2005 com os anime comics de Yu Yu Hakusho.

  • Fabio Rattis Lima

    uma das series favoritas que estão comprando agora, nao ligo para o papel jornal, a história é muito boa.

  • Deny

    Ainda bem que é da JBC, Panini está bem complicado comprar.

    Não sei o que está pior, Saraiva deixando de vender os títulos da editora, ou a Amazon cobrando acima do preço de capa…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: