Resenha: Komi Não Consegue se Comunicar #01

Um mangá divertido demais?

A editora Panini publicou durante o mês de fevereiro no Brasil o primeiro volume do mangá Komi Não consegue se Comunicar. A obra – de autoria de Tomohito Oda – se trata de um slice of life de comédia em que veremos uma garota com ansiedade social desejando fazer cem amigos, isso em uma escola cheia de malucos…

A obra, na verdade, possui dois personagens principais, Komi, a garota que tem dificuldade de conversar com as pessoas, e Tadano, o rapaz que senta ao lado dela na sala e que termina por descobrir o segredo da garota, e na interação entre os dois veremos diversas passagens de humor, que vão da inabilidade da garota em falar, até as reações do rapaz perante aos outros alunos da sala.

Para entender melhor a história e saber se a obra irá te agradar ou não, é importante ter em mente que o mangá se passa, majoritariamente, em uma escola. Mais especificamente, a narrativa começa no exato momento em que se inicia um novo ano letivo, em uma nova escola, e conhecemos Tadano, um jovem que deseja passar o ensino médio de forma totalmente despercebida. Logo nos primeiros momentos, porém, ele tem contato com Komi, uma garota bonita, mas que o ignora, que acabará por sentar-se ao lado dele na sala de aula…

Na verdade, Komi tem um jeito calada, não costumando conversar com as pessoas, tudo isso graças a uma intensa (e põe intensa nisso) fobia social, que a impede de proferir um simples bom dia. Ou seja, as atitudes simples de todas as pessoas são para ela uma tortura imensa. Entretanto, as pessoas à sua volta não percebem esse estado da garota e terminam por achá-la “legal”, começando a endeusá-la desde o primeiro momento. Em resumo, ela é praticamente a garota mais popular da classe, mas não consegue conversar com ninguém. Pois é…

Em certo momento, Tadano descobre esse segredo e começa a conversar com Komi por meio da escrita. Quando Komi diz que deseja fazer cem amigos, Tadano decide ajudá-la, achando que seria fácil, entretanto a escola em que eles estudam é formada por um séquito de personagens para lá de excêntricos.

Pela leitura desse volume inicial, o que podemos dizer é que Komi Não Consegue Se Comunicar é um mangá muito bom. Ele consegue seguir bem a sua proposta de ser uma comédia e nos mostra diversas situações que geram o riso, situações essas que vão do corriqueiro ao absurdo (mas sem entrar na esfera do realismo fantástico).

Basicamente, veremos momentos de Komi tentando superar seus medos (e não conseguindo^^), veremos pessoas interpretando mal as ações dela (como um professor que muda de opinião no exato momento em que pede para ela ler algo em voz alta, achando que a garota está criticando essa atitude) e veremos personagens malucos, se certificando de conferir uma aura diferente ao ambiente escolar.

Apesar de o humor ser a base central da história, o mangá não deixa de nos mostrar o lado humano dos personagens, ainda que de uma forma exagerada. A tentativa de Tadano de ajudar Komi, a amizade de outras personagens, etc, etc, etc.

Pela leitura desse primeiro volume é difícil saber como a história se desenvolverá. Será que ela se manterá apenas como comédia, continuando com o traçado desse volume inicial ou será que ela intercalará no drama? Sim, pois, Komi é uma personagem que representa bastante uma parcela das pessoas com dificuldade de socialização (ainda que mostrado de forma extrema) e não seria loucura se a obra entrasse em uma análise mais profunda da questão.

De todo modo, independente de como a obra se desenvolverá nos demais volumes, Komi Não Consegue se Comunicar se mostrou um bom mangá e que vale a pena dar uma espiada. Se você tem dinheiro sobrando e não está colecionando mais nada no momento, esse é um título que a gente recomenda.

Komi Não Consegue se Comunicar começou a ser publicado no Japão em 2016 e ainda não acabou, possuindo 24 volumes até o momento, com o 25º previsto para abril. No Brasil, até o momento em que esta postagem vai ao ar, a Panini só publicou o primeiro volume, mas o segundo está previsto para março. A editora lançará um volume novo por mês até alcançar a publicação japonesa.

Ficha Técnica

Título Original: 古見さんは、コミュ症です。
TítuloKomi Não Consegue se Comunicar
Autor: Tomohito Oda
Tradutor: Luciana Yasawa
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 24 (ainda em publicação)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em publicação)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: papel offwhite
Acabamento: Capa cartão
Classificação indicativa: 12 anos
Preço: R$ 34,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d blogueiros gostam disto: