Mangá Aberto: “Elden Ring – O Caminho Para Térvore”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Elden Ring – O Caminho Para Térvore, mangá lançado no Brasil pela editora Panini em maio de 2023.


DETALHES SOBRE A OBRA


Elden Ring – O Caminho Para Térvore é um mangá de autoria de Nikiichi Tobita e se trata de uma adaptação de um jogo lançado em fevereiro de 2022. O mangá, por sua vez, começou a ser publicado no Japão no terceiro trimestre do ano passado, no site Comic Hu (Comic Walker), da editora Kadokawa Shoten. O título ainda está em andamento por lá, atualmente com 2 volumes lançados e com o terceiro previsto para o dia 4 de julho de 2023.

O mangá fez parte de uma ação internacional da Kadokawa em que editoras do mundo todo licenciaram o título ainda em seu início e o lançaram em capítulos, em formato digital. No Brasil, a responsável foi a editora Panini e ela lançou os nove capítulos iniciais, todos gratuitamente. Esses capítulos que formam justamente o primeiro volume do mangá.

A edição impressa foi anunciada pela Panini no dia 4 de dezembro de 2022, durante o painel da editora na CCXP. O primeiro volume estava previsto para sair em abril, mas acabou por começar a chegar às lojas apenas nos primeiros dias de maio. O segundo está previsto para agosto.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira de Elden Ring – O Caminho Para Térvore veio no formato 13,7 x 20 cm. Esse é o tamanho padrão da maioria dos mangás da editora Panini. Então se você tem algum mangá da empresa provavelmente ele é do mesmo tamanho.

A obra vem em capa cartão simples (sem orelhas, sem sobrecapa) e o papel utilizado no miolo é o offwhite. Ao todo são 176 páginas, sendo que oito delas são coloridas em papel couchê.


CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da edição brasileira segue a mesma ilustração da versão japonesa e os elementos escritos (título, nome do autor, etc) também estão basicamente nos mesmos lugares, mudando apenas o idioma.

Em termos de acabamento, a capa é cartão simples (sem sobrecapa, sem orelhas, sem verniz localizado, etc), sendo igual a maioria das publicações brasileiras. Portanto é uma capa dos mangás de acabamento mais simples.

A quarta-capa (a parte de trás do mangá) possui a repetição do título, com uma ilustração e sinopse. Achei ela bem feinha, um pouco poluída demais. Se a imagem fosse em tamanho menor, talvez ajudaria. A lombada também achei bastante simples e sem graça.


CAPAS INTERNAS


As capas internas de Elden Ring – O Caminho Para Térvore são todas preenchidas. Em uma, nós temos o índice do mangá e em outra uma imagem da série. É diferente ver o índice na capa interna. Imagino que não havia espaço disponível para colocar no miolo e alocaram ele ali… Ficou estranho.


PAPEL E ACABAMENTO


O papel utilizado no miolo é o offwhite. Trata-se de um papel de cor creme usada pela Panini na maioria dos seus mangás desde a segunda metade de 2018. É um papel bom para a leitura, mas muita gente não gosta do seu aspecto, com alguns chegando a confundir com papel jornal.

De minha parte, achei bom o papel de Elden Ring bem competente, destacando bem a arte do autor (que é muito boa e bem detalhada) e não tendo nenhuma (ou quase nenhuma) transparência.

O offwhite, no entanto, é usado apenas nas páginas em preto e branco, mas Elden Ring possui oito páginas coloridas, estas publicadas em papel couchê (um papel mais liso e brilhoso comumente usado nas paginas coloridas mesmo). É um papel bom e que destaca muito a arte colorida.

Sobre o acabamento geral do mangá, ele é ok. A encadernação é boa, permitindo ler e folhear o mangá sem qualquer “engasgo”. As páginas coloridas dão um charme a mais, mas não a ponto de dizer que é um acabamento primoroso. É apenas o básico do básico com o plus de ter uma boa quantidade de páginas coloridas.


TEXTO


Há exceção das primeiras páginas que tendem a ser mais rebuscadas pelo contexto de apresentação, o texto de Elden Ring – O Caminho Para Térvore é muito bom e de fácil entendimento para todos os leitores. Ou seja, a tradução e a  adaptação são boas fazendo com que o texto fique coeso e coerente. O único problema são termos do jogo original que ficam confusos, mas isso não tem a ver com o trabalho da editora no mangá e sim com a história (falaremos no último tópico).

De mais a mais, não encontrei erros de revisão e achei o trabalho da editora bastante competente nesse mangá.


 A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO


Elden Ring – O Caminho Para Térvore é um mangá de comédia. Dá para perceber isso muito facilmente com a vestimenta inicial do protagonista (com uma sunga esquisita), bem como diversas passagens e falas que visam gerar humor. Entretanto, isso não quer dizer que funciona necessariamente.

De minha parte, eu entendi perfeitamente as intenções humorísticas desde as primeiras paginas, entretanto o tempo ia passando e eu não conseguia rir de nada. Somente lá para a metade é que as coisas ficaram realmente engraçadas e eu pude sentir de verdade o humor do mangá e rir.

Creio eu que o motivo disso é eu não conhecer nada do jogo e achar toda a ambientação confusa e sem sentido. Sim, pois, não dá para saber nada de nada, não dá para saber o que são de verdade os maculados, o que representam de fato as donzelas, etc, etc, etc, etc. A história avança, avança, avança e nada de explicações. Tudo gira pelo humor, então a gente só tem que aceitar o que está acontecendo e pronto.

Não sei se é a intenção do mangá não dar esse tipo de explicação por questões artísticas (a ser reveladas posteriormente na obra) ou porque quem conhece o jogo deve saber de coisas de antemão (quem jogou o jogo já deve saber o que são maculados, donzelas, etc), mas independente de qual seja a verdade, ele não me parece destinado a pessoas como eu, que não conhecem o Elden Ring original.

Então se você é como eu, esquece esse mangá, pois não vai rolar identificação e você acabará não achando tanta graça assim, melhor guardar dinheiro para outros mangás, mais abrangentes do que este.


Ficha Técnica


Título Original: ELDEN RING 黄金樹への道
Título: Elden Ring – O Caminho Para Térvore
Autor
: Nikiichi Tobita
Tradutor: Sandra Fujishiro, Mie Ishii, Drik Sada, Gabriela Takahashi
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 2 (ainda em andamento)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em andamento)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel offwhite
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 176
Classificação indicativa: 16 anos
Preço: R$ 37,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

SinopseAseo, um pobre Maculado se encontra em Limgrave, uma terra desconhecida, sem vestimentas, sem dinheiro, sem memória e sem uma donzela. Sua única esperança nesse lugar desconhecido e implacável é uma mulher misteriosa chamada Melina.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



1 Comment

  • Ítalo Rodrigues de Araujo

    li os capitulos gratuitos que a panini lançou e achei a mesma coisa, o mangá é de comédia, mas não achei graça de quase nada (mesmo problema do outro mangá desse autor o monsterxmonster) no fim a arte é muito boa e só, talvez se conhecesse a história do jogo gostasse mais

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: