O mangá daquele desenho famoso
Em agosto, começou a ser lançado no Brasil o mangá Miraculous: As Aventuras de Ladybug & Cat Noir, de Koma Warita e Riku Tsuchida. O título é uma adaptação do famoso desenho de mesmo nome e segue as aventuras da jovem estudante Marinette, que se transforma na super-heroína Ladybug, e combate o mal juntamente com seu companheiro Cat Noir.
A obra se passa em Paris e é um daqueles mangás de fantasia e aventura e de luta do bem contra o mal que vemos aos montes. Ela segue a cartilha de séries assim, com cada episódio tendo uma historinha de fundo e um “vilão da semana”, este sempre controlado por um malvadão por trás, no caso Hawk Moth, que deseja pegar para si os “miraculous” dos dois heróis.
Basicamente o mangá começa “do meio”, com a gente já devendo saber quem são os personagens e quem é o inimigo. Num primeiro momento, achei que fosse assim por ser adaptação de um desenho e ser direcionado a quem já o conhecia, mas não é bem isso.
Na verdade, esse primeiro volume adapta os episódios #01, #02 e parte do #09 da primeira temporada do desenho e ele também começa desse jeito. O primeiro capítulo do mangá adapta justamente o primeiro episódio da animação. Ao que parece, o criador da obra original desejava que a série fosse assim mesmo, para que as pessoas pudessem assistir qualquer episódio a qualquer momento.
A respeito do mangá, isso também parece funcionar desse jeito. De fato, a gente é colocado no meio, não sabemos o que são os “miraculous”, nem quais são as intenções de Hawk Moth, mas cada capítulo (ou conjunto de capítulos) tem uma historinha independente e ela funciona. E no capítulo final do volume, vamos começando a saber um pouquinho mais, com um grande gancho para o segundo volume.
A grande verdade é que histórias não precisam começar “do começo”, elas podem e devem ir passando as informações com o tempo e isso acontece em todas as obras. Nunca somos colocados em uma obra com tudo dado, a gente vai descobrindo aos poucos. Aqui é o mesmo caso, com a diferença de estarmos inseridos já nas aventuras, sem sabermos ainda o início de tudo e outras coisas…
Agora em uma análise geral, Miraculous: As Aventuras de Ladybug & Cat Noir é um mangá bem juvenil, tanto em sua proposta, quanto em sua execução, mas é bastante divertido (e não tem como não amar a Marinette) e ele vai te deixar curioso para conhecer o desenho também.
Ele pode sim ser uma boa porta de entrada para crianças no mundo dos mangás (afinal, o desenho é muito conhecido), mas é um título que também vale a leitura por parte dos adultos. Recomendo^^.
Ficha Técnica
Título Original: ミラキュラス レディバグ&シャノワール
Título: Miraculous: As Aventuras de Ladybug & Cat Noir
Autor: Riku Tsuchida, Koma Warita, ZAG
Tradutor: Edward Kondo
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 3 (ainda em andamento)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em andamento)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel offwhite 66g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 160
Classificação indicativa: 12 anos
Preço: R$ 35,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini
Sinopse: Marinette é uma estudante comum do colégio que vive em Paris. Normalmente, ela é uma garota desajeitada e descuidada, mas com o poder milagroso de um Kwami, ela pode se transformar na super-heroína Ladybug! Junto com o seu parceiro Cat Noir ela enfrenta Hawk Moth que manipula os cidadãos de Paris a fazerem coisas ruins!
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS