Veja como está o mangá
Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.
A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Colegas de Classe, mangá publicado no Brasil pela editora JBC em julho de 2023.
DETALHES SOBRE A OBRA
Colegas de Classe é um mangá de autoria de Asumiko Nakamura e foi publicado entre julho de 2006 e julho de 2007 na revista Opera, da editora Akaneshinsha, tendo seus capítulos posteriormente compilados em um único volume. Ao longo dos anos, a autora foi criando sequências até os dias atuais e a mais recente obra terminou no Japão em 2022.
No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora JBC no dia 9 de julho de 2022, juntamente com suas sequências existentes até então. O lançamento de Colegas de Classe aconteceu no dia 13 julho de 2023, assim como o primeiro volume de Formandos, a sequência direta. Esta matéria falará apenas de Colegas de Classe.
FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA
A edição brasileira de Colegas de Classe veio no formato 12,8 x 18,1 cm. Trata-se de um tamanho pocket, similar a Dead Dead Demon’s Dededede Destruction e InuYasha Wideban.
O acabamento é em capa cartão com orelhas e o papel utilizado no miolo é o Pólen Bold 90g. Ao todo são 184 páginas, sendo uma delas colorida.
CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA
A capa da edição brasileira segue a mesma ilustração da versão original japonesa, inclusive o design com a borda branca. A capa japonesa, porém, é mais poluída, pois tem muitas inscrições (além de japonês, tem uma enorme frase em inglês), ao passo que a brasileira é mais limpa, com poucos elementos.
Em termos de acabamento é um capa cartão comum (mesmo material da maioria das capas dos mangás no Brasil), mas com orelhas, que dá uma maior firmeza ao produto. Nas orelhas da edição temos, em uma delas, uma pequena ilustração, e, em outra, a repetição do título do mangá.
A quarta-capa possui uma outra ilustração e uma pequena sinopse ou descrição do mangá. Salvo engano, o texto presente nela é o mesmo que fica em inglês na capa original japonesa. Particularmente, achei muito melhor o que a JBC fez, trazendo o texto para a parte de trás.
Já a lombada, é uma lombada branca, bastante simples. Não é bonita, mas também não é feia. Vale mencionar que existe um número “1” nela (assim como aparece na quarta-capa e, com menor destaque, na capa), o que a priori pode não fazer sentido sendo que o mangá é volume único, mas tem uma explicação.
O que acontece é que a JBC está tratando os diversos mangás da franquia como uma só série e está numerando-os. Assim, Colegas de Classe é o #01. Formandos – Inverno é o #02 e assim sucessivamente. Considerando que quem vai comprar deve comprar tudo o que sair, não tem nada de errado com isso^^.
CAPAS INTERNAS
As capas internas possuem imagens dos protagonistas da história em azul e branco. Tais imagens, inclusive, pegam até mesmo a parte interna das orelhas.
PAPEL
O papel utilizado no miolo é o Pólen Bold 90g. É um papel de cor creme utilizado pela editora em alguns mangás como Dead Dead Demon’s Dededede Destruction e na reimpressão de Akira. Acho um papel bonito visualmente e bom para a leitura. Em Colegas de Classe tem um pouco de transparência, mas não é gritante, não chegando a incomodar.
ACABAMENTO
O acabamento geral do mangá é muito bom. A encadernação está excelente, permitindo ler e folhear o mangá sem qualquer engasgo e a capa com orelhas dá uma “seguridade” maior ao produto, uma sensação mais premium, de melhor acabamento.
O papel podia ser melhor (o de Yona), mas não desgosto dele e acho que combinou bem com o mangá. Então, no geral, eu só tenho comentários positivos sobre o produto.
TEXTO
A tradução de Colegas de Classe ficou por conta de Taki Okamura. Não conheço a tradutora, mas acho que a tradução e a adaptação da JBC ficaram muito boas, fazendo o texto ficar bastante coeso e coerente. Também não notei erros de revisão e, se houve, foram mínimos imperceptíveis para mim, então o trabalho de texto no mangá ficou bom ao meu ver.
PARATEXTOS
O único paratexto presente no mangá é uma palavra da autora sobre a obra. Foi colocado ao final do volume.
A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO
Colegas de Classe conta a história de dois jovens estudantes de um colégio masculino que, de repente, começam a nutrir um sentimento um pelo outro. Veremos, então, o início do desenvolvimento da relação dos dois, com algumas inquietações (como o que vai ser do futuro?) e desentendimentos, bem como confusões iniciais. É um mangá BL daqueles bem gostosinhos de ler, perfeito para quem gosta de uma obra de romance mais leve.
Os personagens são carismáticos e a história flui bastante bem, ao ponto de você terminar de ler o volume em pouco tempo e querer logo uma nova história com os personagens. Então Colegas de Classe está mais do que recomendado para todo mundo, mas principalmente para quem gosta de obras de romance.
Ficha Técnica
Título Original: 同級生
Título: Colegas de Classe
Autor: Asumiko Nakamura
Tradutor: Taki Okamura
Editora: JBC
Número de volumes no Japão: 1 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (completo)
Dimensões: 12,8 x 18,1 cm
Miolo: Papel Pólen Bold 90g
Acabamento: Capa cartão com orelhas
Páginas: 184 (sendo 1 colorida)
Classificação indicativa: 16 anos
Preço: R$ 40,90
Onde comprar: Amazon
Sinopse: A comovente história de amor dos meninos que inspirou um filme de animação de sucesso. Hikaru sempre pensou que seu colega de classe Rihito era meio esnobe, até que ele se depara com Rihito praticando secretamente uma música em uma sala de aula vazia. Hikaru concorda em se tornar o professor de música de Rihito e, a cada aula, os dois meninos ficam mais próximos. Mas quando Hikaru percebe que está apaixonado por Rihito, eles continuarão sendo colegas de classe ou se tornarão algo mais?
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Amo! Não vejo a hora de ter o meu em mãos!