Que tal saber um pouco mais sobre a editora que primeiro trouxe Akira ao Brasil?
A Editora Globo é uma das mais antigas editoras de livros do país. Fundada nas primeiras décadas do século XX pela família Bertaso, no Rio Grande do Sul, a editora teve e tem os mais variados tipos de publicação. Nela trabalharam e publicaram títulos escritores nacionais consagrados como Erico Verissimo e Mário Quintana.
Embora o nome remeta inicialmente às Organizações Globo (que controlam a TV Globo e o jornal O Globo, por exemplo), em seus primórdios a editora não tinha qualquer relação com a empresa de Roberto Marinho. Somente em 1986 é que as Organizações Globo incorporaram essa editora, quando a Rio Gráfica Editora (pertencente a Roberto Marinho) comprou a editora Globo.
E os quadrinhos? Já no ano seguinte à compra da editora, os quadrinhos da Turma da Mônica eram um grande sucesso com tiragem de mais de dois milhões de exemplares por mês. Em relação aos mangás, a Globo não ficou de fora e trouxe, em 1990, o hoje aclamado mangá Akira, de Katsuhiro Otomo, em uma versão com leitura ocidental e colorizada, além de ser dividida em 38 volumes.
Como é de conhecimento geral, Akira teve as 33 primeiras edições publicadas no Brasil entre 1990 e 1993 e as demais só foram retornadas em fins de 1997 e concluídas em 1998. A Globo não lançou mais mangás além de Akira, entretanto em 2014 ela lançou um livro que é muito importante para os fãs da cultura pop nipônica, Battle Royale, que inspirou o filme e o mangá de mesmo nome.
1990
- Akira, de Katsuhiro Otomo – Dezembro (38 Rev) ©
2014
- Battle Royale – Livro, de Koushun Takami – Março (1 vol) ©
***
Curta nossa página no Facebook
BBM
[…] Brasil, o mangá foi publicado pela editora Globo entre 1990 e 1998. Deve ser relançado em 2017 pela editora […]
Comprei no final do ano passado o livro de Battle Royale, gostei demais do trabalho da Globo nele e até mesmo do preço: R$ 49,90 por um livro com quase 700 páginas está muito bom.
Recomendo demais, é uma das melhores obras que já li (embora um pouco forçado em alguns pontos).