Rede Globo utiliza imagens de Helena irregularmente

studio seasonsStúdio Seasons não autorizou o uso das imagens

Na noite de ontem, a Rede Globo exibiu, em sua novela das seis Além do tempo, desenhos do mangá nacional Helena sem autorização e sem dar os devidos créditos.

Na história, um dos personagem que queria se tornar um desenhista de mangá e apresenta uns desenhos e fica nítido que eles pertencem ao mangá nacional Helena, criado pelo Stúdio Seasons e publicado pela editora Newpop.

studio seasons

Avisados pelos leitores, o Stúdio Seasons, por meio de sua fã page no Facebook, relatou a situação e mostrou a indignação das autoras com o desrespeito pela rede Globo. Eis o comunicado:

E ficamos sabendo agora, que a Rede Globo, utilizou, sem nossa autorização e créditos, imagens de nosso trabalho Helena na novela Além do Tempo. Pegaram imagens de divulgação da obra e traçaram por cima, mal disfarçando os personagens Helena e Estácio. O capítulo foi ao ar hoje, e o trecho em que aparece os desenhos está disponível no site GloboPlay: http://globoplay.globo.com/v/4675601/
Há mais dois traçados na folha mostrada na novela, que podem ser tanto de artistas nacionais, como de artistas japoneses. Ficamos perplexas e indignadas com essa situação. É uma vergonha que a produção da novela use desses recursos

Ainda sobre o assunto, algumas autoras do grupo como Simone Beatriz e Montserrat se pronunciaram em seus perfis pessoais na rede social facebook agradecendo o apoio e a divulgação do caso por parte dos leitores e dos sites, além de falarem dos encaminhamentos dessa questão.

Segundo as autoras, elas não desejam uma briga judicial e nem mesmo uma indenização. Elas querem tão simplesmente um posicionamento por parte da rede Globo, devido ao uso irregular do produto criado por elas. Se for necessário e viável, acionarão os advogados para esclarecer a situação.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

2 Comments

  • Samara Barreira

    Elas estão certíssimas em exigir isso da Rede Globo. O que custava dar os devidos créditos a quem fez os desenhos? Afinal de contas, sabemos que a maioria dos autores sequer têm talento para desenhar de verdade, então o personagem é que possui o tal talento, mas eles mesmos, não. Palhaçada essa da Rede Globo, até porque não é promovendo o plágio que você faz uma boa divulgação dos mangás no Brasil. ¬¬

  • Bruno

    O pior é que não é difícil achar gente que saiba desenhar em estilo mangá

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: