O dia dos namorados de Lovely Complex

lovely-complex-04….

No Japão, e em outras partes do mundo, no dia 14 de fevereiro é comemorado o dia dos namorados, ou dia de São Valentim. Muitos de nós, nascidos nas décadas de 1980, 1990 e mesmo anos 2000 conhecemos essa data primeiramente pelo seriado Chaves e pudemos notar o quão diferente era a ideia mexicana para esse dia, um dia em que as pessoas trocavam presentes e se tratavam muito bem, como se fosse o natal. Ou seja, o dia dos namorados mexicano não se resumia apenas ao amor entre os namorados e sim ao amor de modo geral, era o “dia do amor e da amizade”.

Conforme fomos crescendo e tendo contato com a cultura pop japonesa, conseguimos perceber que o caráter diferente do dia dos namorados não era exclusivo do povo mexicano. O Japão também possui a sua própria maneira de comemorar esta data.

Pela cultura nipônica, no dia 14 de fevereiro as meninas e as mulheres costumam entregar chocolate para os rapazes. Existem basicamente dois tipos de chocolates, um “de educação” para dar para colegas e pessoas não muito próximas e outro para dar para a pessoa a quem se ama verdadeiramente. No Japão existe ainda outra data, o White Day, comemorado no dia 14 de março. Nesta data os meninos e homens costumam retribuir os chocolates ganhos no dia de São Valentim.

Por ser uma data para celebrar o amor, ele acaba sendo mostrado em todos ou quase todos os mangás de romance que existem por aí. Ao menos naqueles serializados por longos anos é de praxe ter um capítulo ou conjunto de capítulos envolvendo esse tema. É nesse ínterim que entra Lovely Complex, um dos mangás de romance em publicação pela editora Panini.

O primeiro dia dos namorados de Lovely Complex

Para quem não conhece, Lovely Complex conta a história de Risa Koizumi – uma adolescente bem mais alta do que a média – e Otani – um adolescente mais baixinho do que todos os outros. Juntos como representantes de classe, eles são vistos aos olhos dos outros como uma dupla de comediantes, por viverem brigando e implicando um com o outro por causa da altura.

Entretanto, os dois se tornam grandes amigos, descobrem gostos em comum e se sentem bem um com a presença do outro. Logo os sentimentos de Koizumi começam a se modificar e a ver Otani de um modo diferente. O mesmo, porém, não ocorre com o rapaz. Ao menos não inicialmente…

O primeiro dia dos namorados ocorre já no segundo volume do mangá e acompanhamos o quanto Risa Koizumi odeia essa data. Enquanto suas duas amigas estão todas animadas a preparar chocolate para seus parceiros, ela está emburrada. Antes dessa data, Koizumi deu força para Otani reencontrar sua ex-namorada, dando esperança a ele de que reataria com ela. O resultado foi desastroso e Risa sentiu-se muito culpada por isso. Uma de suas amigas, então, acaba por usar essa culpa para que a garota faça um chocolate para o amigo. Nesse momento, Risa não estava apaixonada por Otani, mas a essa altura um pequeno sentimento dela em relação a ele já se mostrava aos olhos do leitor.

Mas Lovely Complex não é um mangá só de romance. Ele é um mangá de comédia e a comédia está presente até em uma data como essa. Otani acaba por ouvir que Risa irá preparar um chocolate e não perde a oportunidade de zoar a amiga.

img_20170206_212607

Há toda uma sequência de comédia, com insultos, mau humor e descrenças por parte dos personagens. Otani chega a “concordar” em receber um presente da amiga e diz que gosta muito de bolo de chocolate. Porém, quando ela entrega, ele recusa!!!!

No meio disso tudo, há um novo personagem, Haruka. Amigo de infância de Koizumi e vendo-a como um “herói”, Haruka vive a implicar com o baixinho do Otani, que parece odiá-lo reciprocamente. Embora Koizumi não veja Haruka como um homem de quem ela possa se apaixonar, Otani decide que é melhor ela dar o chocolate para ele, gerando um grande problema.

Koizumi sente frustrada, sente-se mal pela recusa de Otani e há todo um questionamento do porquê de ela se sentir assim. Será que ela gosta dele? Será? Do mesmo modo, Otani reflete sobre o que fez ele recusar, mas a única conclusão a que chega é que deve pedir desculpas à Risa.

O dia dos namorados termina ainda no volume 2, mas esse pequeno arco progride até o volume 3, pois Haruka acaba por declarar seu amor para Koizumi. No fim, o dia dos namorados de Lovely Complex não teve nada de romântico. Pelo contrário, foi marcado por cenas de humor e muitos mal entendidos. Mas isso não é demérito, essa é a essência de Lovely Complex, o conflito a todo instante^^.

***

No volume 5 de Lovely Complex temos outro dia dos namorados, dessa vez já com Risa completamente apaixonada por Otani e ele sabendo disso. Mas isso fica para uma próxima postagem, talvez no dia 12 de junho^^.

***

Leia também:

-O dia dos namorados de Love Hina

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

%d blogueiros gostam disto: