Naruto Gold: quase dois anos depois, várias cidades ainda não receberam o volume 1

naruto

Diz-se muito que Naruto é, ainda hoje, o mangá mais vendido no Brasil. Com renovação de público constante, o mangá encontra-se em sua terceira edição diferente no Brasil. A mais recente delas foi apelidada de Naruto Gold por conta dos detalhes em dourado na capa. Pela primeira vez publicado em papel offset e com onomatopeias originais, a edição começou a ser publicada em julho de 2015. Passados quase dois anos, várias cidades do país ainda não receberam o volume 1.

À época, Naruto Gold foi lançado em distribuição setorizada, isto é, primeiro chegaria às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais e regiões metropolitanas do país (chamada de FASE 1) e só depois iriam para as outras cidades do país (FASE 2). A distribuição setorizada da Panini era um caos e vários títulos demoravam meses ou até anos para chegar em algumas cidades  e quem não morava em cidades com lojas especializadas e não conhecia as lojas onlines tinha que ter muita, mas muita  paciência mesmo.

Naruto Gold

Em março de 2016, porém, a distribuição setorizada começou a ser abolida e Naruto Gold foi um dos primeiros títulos a passar a ter distribuição nacional. Os consumidores das cidades de FASE 2 perceberam a mudança ao se depararem com o volume 8 nas bancas. Sim, o volume 8. Na época, a Panini confirmou a alteração e emitiu uma nota prometendo que essas cidades passariam a receber o volume 1 a partir de abril daquele ano paralelamente ao volume 9. Assim os consumidores dessas cidades teriam que comprar o volume 1 e 9, 2 e 10, 3 e 11 e assim sucessivamente até a coleção ficar completa. A promessa não foi cumprida.

Chegamos em abril de 2017 e nada dessas cidades receberem o volume 1. Para piorar a situação, o volume encontra-se esgotado e mesmo se as pessoas quisessem comprar por meio de lojas onlines não conseguiriam. Convenhamos um completo descaso com o consumidor dessas cidades que compram em bancas de revista.

Note que existe uma diferença bastante clara em relação ao comportamento das editoras. Uma coisa é a empresa não distribuir os mangás em bancas de revista como faz a JBC em alguns títulos ou a NewPOP em todas as suas obras, outra bem diferente é a editora lançar em bancas de revistas e não conseguir, por problemas próprios, cumprir essa tarefa tão simples.

Note que eu falo de “problemas próprios”, pois Naruto Gold ainda não ter ido para as cidades de FASE 2 é algo interno da Panini. Muitos consumidores reclamam de que em suas cidades números de diversos mangás são pulados ou algumas obras não aparecem, mas isso é um problema ocasionado pela empresa de distribuição, a Dinap, e pouco ou nada a Panini e qualquer outra editora pode fazer. O caso de Naruto Gold é falta de organização clara, agravada por uma promessa não cumprida.

Está certo que, nitidamente, a mudança de distribuição setorizada, para distribuição nacional foi algo um tanto quanto repentino, provavelmente imposto pela Dinap, mas não era necessário fazer promessas e demorar tanto para normalizar a situação. Quantas pessoas não acreditaram na palavra da editora, esperaram o mangá chegar e agora não conseguem encontrar em lugar nenhum? A organização nesse caso, passou longe, longe…

***

Na mesma ocasião, a Panini fez outra promessa relacionada a Naruto. A primeira publicação do mangá ainda estava rolando nas cidades de FASE 2, à época no volume 67. A editora prometeu que o título chegaria mensalmente para encerrar-se logo e essa promessa também não foi cumprida. O volume 72 só começou a chegar nas bancas dessas cidades agora em março de 2017.

Agora, a única esperança é que com o fim desta primeira publicação nessas cidades, a editora finalmente lance o primeiro volume de Naruto Gold nessas cidades. Esse caso decerto fica para o rol das piores promessas não cumpridas pelas editoras…

***

-Leia também: Panini se pronuncia sobre críticas a Naruto Gold

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

13 Comments

  • Haja vista o post em si, o adendo do post de respostas da Beth às críticas feitas, e todos os comentários, só tenho uma coisa a dizer de tudo isto: “Panini sendo Panini”…¬¬

  • Rafael

    Detesto ser portador de más notícias, mas eles receberam nem receberão, porque Naruto Gold n°1 se encontra esgotados desde o lançamento do n°8, então…

  • Daí tu lê uma coisa dessas e fica pensando se acontece algo parecido com os gibis de super-heróis…

    • paulp

      Com heróis é beeeeeeem mais difícil, só que é algo bastante recorrente com os títulos da Vertigo que a Panini publica.

      • Interessante, eu bem que desconfiava disso, mas não sabia que as revistas Vertigo as vezes sofrem do mesmo mal dos mangás.

  • Eu sempre dei graças a deus por ter uma loja especializada na minha cidade. Eu sempre comprei na loja e nunca em uma banca, então nunca soube que bagunça que é a distribuição de mangá no país.
    O que mais me assusta nisso tudo é que é o mangá Naruto. O mangá que mais deu dinheiro para Panini. Como pode eles fazerem tanto descaso…?

  • Fabio Rattis

    Eles poderiam lançar tudo nas lojas Online (SARAIVA AMAZON), a maioria mais de 100reais eh frete free. eu parei de colecionar Akame ga Kill nao pela obra, e sim por ser dificil achar, olha q moro em SP, kkkkk e eu nao vou muito em banca, quando vou nao acho,

  • Ribeiro

    O mesmo aconteceu com Berserk, hoje só compro mangas se estiver disponível para venda on-line na amazon/saraiva, pois depender de banca com essa péssima distribuição é terrível.
    O único que compro em banca é Berserk e o vol.16 ate agora não chegou na banca a qual frequento.

    • Eu me pergunto se isso tem relação com o fato desse volume 14 estar esgotado em todos os lugares e até mesmo na editora…

  • pg

    Meu caso é diferente:Naruto Gold sempre veio certinho desde o 1,so que:

    Planetes:nunca veio o 1
    Vinland Saga:so comecou a aparecer aqui no ano passado a partir do 13(fase 1) e 8(fase 2).Ainda me falta os volumes 3,7,13,14, e 15 pra completar

    Berserk Relancamento:parou de aparecer depois do 3 e so voltou ano passado a partir do 12(fase 1) e 4(fase 2).Pelo menos nao estou perdendo nenhum numero.Ainda bem,ja que a disponibilidade dos numeros que a Panini faz é uma piada.Por sinal,o 75 e o 76 do meio-tanko ate agora nada aqui…

    Akame Ga Kill:so o 2 e o 3 apareceram e o resto nada de aparecer ate hoje.O mangá nem completou um ano direito e o volume 1 ja custa uma fortuna em quase todo lugar que procurar na internet(isso SE voce achar…).Incompetência tem limite,viu,Panini?

  • O mesmo aconteceu com Fate/stay Night #01 também publicado pela Panini, quando chegou aqui na minha cidade (que por sinal é capital!) começou pelo número 2 e até hoje o número 1 nem passou perto das bancas, eu tive que comprar no Mercado Livre o primeiro volume. Descaso e desorganização total da Panini com os leitores!

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading